Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Acne Positivity: conheça o movimento e algumas influenciadoras adeptas

Acne Positivity: conheça o movimento e algumas influenciadoras adeptas
Acne Positivity: conheça o movimento e algumas influenciadoras adeptas (Instagram// Rawpixel)

acne é temida por muita gente, principalmente no período da adolescência, em que estamos formando a imagem que temos sobre nós mesmas. Passando por várias trocas de hormônios, às vezes nosso exterior sofre algumas modificações e pode ser difícil aceitar e entender todas elas. As manchinhas indesejadas se enquadram nisso.

Pela internet, um movimento chamado Acne Positivity surgiu para mudar isso. Se você ainda não ouviu falar dele, foi inspirado no Body Positivity e, ao invés de promover a aceitação de corpos, promove a aceitação da acne e de suas cicatrizes.

Todas as dermatoses e condições de pele devem ser aceitas e integradas. Cada vez mais as pessoas devem praticar a autoaceitação, pois existem características individuais que cada um carrega, e não devem ser comparadas com o outro“, diz a dermatologista Carolina Marçon, Coordenadora de Dermatologia da Care Plus Clinic, pertencente ao grupo Care Plus.

No entanto, antes de tudo, ela explica que é importante conhecer a acne e todos os tratamentos disponíveis, já que ela pode ultrapassar o problema apenas da autoestima e entrar no campo de cuidados com a saúde.

Ao mesmo tempo, a acne é um tipo de doença de pele que possui tratamentos efetivos, por isso é importante aceitar, mas também tratar, quando existe a necessidade individual, principalmente para as pessoas que tem a acne como impeditivo de qualidade de vida, acarretando problemas de autoestima”.

Em entrevista exclusiva à todateen, Carolina Marçon respondeu questões essenciais que você precisa saber.

o que é acne?

É uma condição geneticamente determinada, um tipo de doença de pele inflamatória, que tende a acontecer a partir da puberdade por conta das alterações hormonais.

É causada por uma junção de fatores: obstrução dos poros, que faz com que haja um acúmulo de sebo dentro da glândula sebácea. Pessoas que apresentam excesso de oleosidade, devido ao estímulo hormonal, são mais propensas a ter acne. Esse acúmulo de sebo dentro da glândula sebácea, que é a glândula que produz a camada natural de hidratação, leva a proliferação de algumas bactérias, entre elas a Propionibacterium Acnes, que vive na nossa pele e, mediante as circunstâncias de acúmulo de secreção, ela prolifera, causando o estímulo do sistema imunológico, que vai gerar a inflamação e dar esse aspecto da acne.

por que ela acontece?

Alguns fatores podem colaborar no aparecimento da acne, como o stress, que altera as funções hormonais, e alguns alimentos que podem estimular a secreção sebácea e a inflamação, como açúcar, farinha, leite e derivados, doces em geral, fast food e outros com alto índice glicêmico. Esses alimentos promovem um pico de glicose no sange, causando o aumento da produção de insulina, e a insulina tem essa propriedade de aumentar a secreção sebácea e inflamação.

Alimentos industrializados, que também são inflamatórios, podem colaborar no aparecimento da acne. Nas mulheres, algumas condições hormonais do ciclo menstrual também podem ocasionar a acne.

principais cuidados com a acne

A pele acneica precisa de alguns cuidados especiais, como uma alimentação anti-inflamatória, rica em frutas e verduras, folhas verdes, e evitar alimentos industrializados e com alto índice glicêmico, como doces, açúcar, farinha, leite e derivados.

Em relação aos cuidados com a pele, é de extrema importância a etapa de limpeza, com um sabonete específico, que possa controlar a oleosidade, deixando a pele mais fininha para não obstruir. E também procurar produtos adequados para a pele oleosa, como protetor solar e maquiagem, que tenha a composição favorável para a pele acneica.

Alguns casos mais leves podem ser tratados somente com substâncias tópicas, que tem esse potencial anti-inflamatório, ação queratolítica (afinamento da pele) e no controle da oleosidade. Nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicação sistêmica, como retinóides, anti-androgênicoa e antibióticos.

dicas da dermato para o movimento Acne Positivity

A acne é uma condição de pele que tem tratamento, e eles são geralmente resolutivos. Para os casos de cicatrizes causadas pela acne, é importante a aceitação, entendendo que cada caso é individual e não deve ser comparado. Além do mais, aquela fase fez parte da história da pessoa, do seu crescimento e amadurecimento. Caso seja um problema que incomoda demais, que está interferindo na qualidade de vida, é importante buscar informação e um tratamento com um profissional de confiança. 

Veja algumas influenciadoras do movimento que você não pode deixar de conhecer!

lou

juno vecchi

keren paiva

the acne aesthetic

mônica santos

skin care with anja

LEIA MAIS:

+ “Maskne” invade o rosto nesta pandemia: saiba o que é e como evitar
+ Skin Positivity: Júlia Vecchi e Preta Araújo te inspiram a mudar sua relação com a acne
Dermatologista tira todas as suas dúvidas sobre skincare

Mais notícias para você

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Beleza

A marca brasileira de maquiagens vegana cresce em portfólio e reforça seu compromisso com meio ambiente

Beleza

Nos juntamos com a Melu para trazer as melhores makes para o Lollapalooza

Beleza

Depois da moda clean girl, chegou a hora de mostrar seu lado mais rebelde