Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Afinal, como corrigir as olheiras? Explicamos a forma correta de tratar cada tipo

Crédito: Shutterstock

Um detalhe no rosto super comum são as olheiras. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), elas se caracterizam pelo escurecimento da região em torno dos olhos, podendo se formar em qualquer fase da vida de mulheres e homens, até em crianças. Por outro lado, apesar de ser algo natural, é um aspecto que pode incomodar.

Os corretivos são indispensáveis para algumas pessoas, justamente porque prometem cobrir as famosas olheiras. Inclusive, a gente já contou por aqui sobre uma tendência viral no TikTok que ensina a cobrir as olheiras com blush. A questão é que livrar-se delas não se resume em apenas escondê-las com maquiagem ou ter uma boa noite de sono, isso porque existem muitos motivos para elas existirem no rosto, e cada uma exige um tratamento diferente.

Já vamos esclarecendo que não existe um tratamento que elimine definitivamente o problema, mas há soluções para prevenir e minimizar os círculos escuros debaixo dos olhos. A dermatologista Renata Vasconcellos, membro titular da SBD, destaca a importância de consultar um médico dermatologista para saber qual é o seu tipo de olheira e assim estabelecer o tratamento adequado para amenizar os efeitos do fenômeno.

Para te deixar por dentro do assunto e já dar uma base sobre essas questões, Renata explica os quatro tipos de olheiras e como tratá-las. Vem conferir!

Profunda ou estrutural: é um tipo de olheira com forte componente genético e conhecido pela perda de volume na região. A olheira estrutural é caracterizada por um aspecto mais profundo, levando a um efeito de escurecimento, como uma sombra, que pode se acentuar ao longo dos anos.

“Para tratar o problema, o ideal é repor esse volume com aplicação de ácido hialurônico. Ele tem a capacidade de suavizar o efeito “fundo” da região”, destacou.

Pigmentada: definida por pigmentação acastanhada abaixo dos olhos pelo acúmulo de melanina na pele da região. De acordo com a dermatologista, há vários motivos para a formação desse fenômeno. “Tem como causas a exposição solar, características étnicas, hereditariedade e hiperpigmentação pós-inflamatória”.

O tratamento indicado para esse tipo de olheira consiste na proteção solar, e associação de clareadores e tecnologias como laser e luz intensa pulsada.

Vascular: acontece pelo aumento ou vasodilatação de vasos sanguíneos na região, resultando em uma coloração arroxeada ou azulada. O tratamento pode ser feito com peelings, luz intensa pulsada, clareadores e dermocosméticos com ativos como cafeína e ácido tioglicólico. A especialista alerta que o cansaço e estresse podem intensificar essa olheira.

Mista: causada pela combinação dos outros tipos de olheiras. “É a mais comum e os cuidados envolvem a junção de tecnologias e múltiplas abordagens individualizadas de acordo com a maior necessidade de cada caso”, afirmou Renata.

Mais notícias para você

Beleza

Guia indispensável para montar sua necessaire de maquiagem com os produtos básicos que não podem faltar

Beleza

Confira as melhores indicações para ter uma pele glow e perfeita até mesmo nas temperaturas mais altas

Beleza

Veja algumas dicas essenciais para cuidar da sua pele com o fim do carnaval

Beleza

Confira essa listinha de produtos indispensáveis no verão