Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

Argila no cabelo pode ajudar a combater oleosidade e queda dos fios

Crédito: Shutterstock

Um produtinho de beleza que é queridinho há um bom tempo é a argila. Normalmente, ela é usada no rosto, como máscara facial mesmo, e possui várias finalidades diferentes dependendo da cor. Mas sabia que ela também pode fazer super bem para o cabelo? Vem entender!

Se você reparar nas prateleiras das lojas de cosméticos, pode ser que encontre alguns produtinhos com argila na fórmula. E qual o benefício? Segundo o hair stylist Luigi Moretto, a argila auxilia no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, ajuda a remover a poluição e as impurezas sem retirar as propriedades naturais do cabelo. Ou seja, promete dar aquela revigorada no cabelo, sabe?

“Pode ser utilizada uma vez por semana e o uso é simples: o produto deve ser aplicado nas raízes dos cabelos molhados com uma massagem que deve se entender por todo o comprimento dos fios seguida de enxágue abundante”, ensina o especialista.

Como fazer em casa?

Se você não tiver a argila pronta comprada, fica tranquila. O especialista conta que dá para usar a versão caseira do produto (aquela que a gente compra o pózinho e mistura com a água). Claro, são várias opções e tipos diferentes, mas Luigi destaca o potencial da argila branca nos fios.

“A argila branca apresenta uma composição rica em minerais e suas propriedades hidratantes e adstringentes e auxilia no tratamento da queda capilar e demais disfunções no couro cabeludo. Ela possui elementos eficientes na nutrição e hidratação, devolve a queratina perdida pelos fios danificados, principalmente nos fios que usam bastante química. Altamente nutritiva, ela é rica em silício, um dos minerais mais compatíveis com o organismo”, fala.

Para quem tem os fios mais oleosos, a verde é a mais indicada, assim como nos tratamentos para o rosto, pois ajuda no combate a oleosidade do couro cabeludo e ainda estimula o crescimento capilar. Já a versão amarela do produto, auxilia na limpeza do couro cabeludo e no crescimento dos fios, enquanto a cinza atua principalmente contra queda do cabelo.

Mas se liga, viu? Todas as versões caseiras precisam ser diluídas em água filtrada ou termal e misturadas em iguais partes e proporções da argila em pó com a água. “Antes de aplicar no couro cabeludo, o ideal é aplicar óleo vegetal para protegê-lo e também realizar a lavagem dos fios com shampoo neutro”, recomenda.

Inclusive para os fios mais oleosos, a dica do Luigi é misturar a argila com shampoo, e os mais ressecados, com creme. “Deixe então agir por 20 minutos, no máximo, e enxague em água morna sem esfregar. Como a versão é caseira, só é possível repetir o tratamento a cada 15 dias e não semanalmente como nas versões prontas para uso”, fala.

As misturas caseiras merecem ainda mais um alerta. “Como não são testadas pelos fabricantes como os produtos prontos, é preciso fazer um teste de alergia colocando a mistura da argila com água no antebraço e aguardar 5 minutos para avaliar se há reação de vermelhidão ou coceira”, finaliza.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.