Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Argila no cabelo pode ajudar a combater oleosidade e queda dos fios

Crédito: Shutterstock

Um produtinho de beleza que é queridinho há um bom tempo é a argila. Normalmente, ela é usada no rosto, como máscara facial mesmo, e possui várias finalidades diferentes dependendo da cor. Mas sabia que ela também pode fazer super bem para o cabelo? Vem entender!

Se você reparar nas prateleiras das lojas de cosméticos, pode ser que encontre alguns produtinhos com argila na fórmula. E qual o benefício? Segundo o hair stylist Luigi Moretto, a argila auxilia no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, ajuda a remover a poluição e as impurezas sem retirar as propriedades naturais do cabelo. Ou seja, promete dar aquela revigorada no cabelo, sabe?

“Pode ser utilizada uma vez por semana e o uso é simples: o produto deve ser aplicado nas raízes dos cabelos molhados com uma massagem que deve se entender por todo o comprimento dos fios seguida de enxágue abundante”, ensina o especialista.

Como fazer em casa?

Se você não tiver a argila pronta comprada, fica tranquila. O especialista conta que dá para usar a versão caseira do produto (aquela que a gente compra o pózinho e mistura com a água). Claro, são várias opções e tipos diferentes, mas Luigi destaca o potencial da argila branca nos fios.

“A argila branca apresenta uma composição rica em minerais e suas propriedades hidratantes e adstringentes e auxilia no tratamento da queda capilar e demais disfunções no couro cabeludo. Ela possui elementos eficientes na nutrição e hidratação, devolve a queratina perdida pelos fios danificados, principalmente nos fios que usam bastante química. Altamente nutritiva, ela é rica em silício, um dos minerais mais compatíveis com o organismo”, fala.

Para quem tem os fios mais oleosos, a verde é a mais indicada, assim como nos tratamentos para o rosto, pois ajuda no combate a oleosidade do couro cabeludo e ainda estimula o crescimento capilar. Já a versão amarela do produto, auxilia na limpeza do couro cabeludo e no crescimento dos fios, enquanto a cinza atua principalmente contra queda do cabelo.

Mas se liga, viu? Todas as versões caseiras precisam ser diluídas em água filtrada ou termal e misturadas em iguais partes e proporções da argila em pó com a água. “Antes de aplicar no couro cabeludo, o ideal é aplicar óleo vegetal para protegê-lo e também realizar a lavagem dos fios com shampoo neutro”, recomenda.

Inclusive para os fios mais oleosos, a dica do Luigi é misturar a argila com shampoo, e os mais ressecados, com creme. “Deixe então agir por 20 minutos, no máximo, e enxague em água morna sem esfregar. Como a versão é caseira, só é possível repetir o tratamento a cada 15 dias e não semanalmente como nas versões prontas para uso”, fala.

As misturas caseiras merecem ainda mais um alerta. “Como não são testadas pelos fabricantes como os produtos prontos, é preciso fazer um teste de alergia colocando a mistura da argila com água no antebraço e aguardar 5 minutos para avaliar se há reação de vermelhidão ou coceira”, finaliza.

Mais notícias para você

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva

Beleza

Cronograma capilar é um item indispensável para o verão