Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Cacheado, crespo ou ondulado? Vem entender quais são as diferenças!

Crédito: Shutterstock

Cada cabelo é diferente e isso vale para textura, formato, cor e outros aspectos dos fios. Entender essas características pode transformar a rotina de cuidado dos fios e até dá uma facilitada na hora de comprar produtinhos.

Um fator super importante é observar a curvatura e a definição dos fios, já que existem categorias bem específicas nessa diferenciação. Os cabelos cacheados, crespos e ondulados são sempre divididos em letras A, B e C, que levam em conta o formato das curvas. Além disso, esse tipo também interfere em questões como o ressecamento e a oleosidade, tanto dos fios quanto do couro cabeludo.

O hairstylist do RIRO Salon, Bruno Ximendes, comenta sobre tais características únicas e o jeitinho certo de cuidar. Já de primeira, ele reforça a importância dessa atenção maior sobre a estrutura capilar.

“Hoje, muitas mulheres estão assumindo o visual natural e deixando o alisamento de lado. Por isso, é importante colocar esse assunto em pauta, para que a mulher conheça o seu cabelo e, assim, possa tratá-lo da forma adequada no seu dia a dia”, diz.

Vem conferir!

1 – Cabelos ondulados

Os fios ondulados seguem a curvatura número 2 e são caracterizados pela raiz lisa e pelos fios em forma de ondas bem definidas. “Os cabelos ondulados possuem fios em formato de S e que, geralmente, são grossos e volumosos. Podem apresentar muito frizz também e, por isso, o uso de finalizadores é muito importante nesse tipo de cabelo”, explica.

“Quem tem o cabelo ondulado pode optar por usar um creme ativador de cachos e finalizar com o difusor, para que as curvas fiquem com mais movimento e diminua o frizz”, completa.

2 – Cabelos cacheados

Os cabelos cacheados têm a forma em espiral e possuem um encaracolado bem definido. Na maioria das vezes, são cabelos mais ressecados, porque a oleosidade do couro cabeludo tem dificuldade em chegar até as pontas dos fios. Justamente por isso, esse tipo requer uma atenção maior voltada aos tratamentos de hidratação e nutrição, para manter os fios fortes e sedosos.

“Dentro dessa tipificação, ainda existem categorias que devem ser elencadas quando falamos de classificação de cabelos. São elas: 3A, 3B E 3C, seguindo uma ordem de curvatura, desde a mais aberta até a mais fechada”, ressalta.

3 – Cabelos crespos

“Assim como os cabelos cacheados, os crespos também possuem uma subdivisão conforme a curvatura dos fios, variando entre 4A, 4B E 4C”, esclarece. Os cabelos crespos são finos, frágeis e embaraçam com mais facilidade, e, por terem uma curvatura bem fechada, necessitam de uma boa e cuidadosa hidratação.

“Quando for lavar o cabelo, tente penteá-lo antes de aplicar o shampoo e evite passar o produto nas pontas, para não deixá-lo opaco e mais ressecado. Outra dica é colocar a umectação com óleos vegetais no seu cronograma capilar, para ajudar a hidratar e a nutrir profundamente os fios”, finaliza.

Mais notícias para você

Beleza

Nos juntamos com a Melu para trazer as melhores makes para o Lollapalooza

Beleza

Depois da moda clean girl, chegou a hora de mostrar seu lado mais rebelde

Beleza

Confira as melhores indicações para ter uma pele glow e perfeita até mesmo nas temperaturas mais altas

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva