Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Clareamento das axilas é tendência no TikTok; entenda os perigos

Crédito: Shutterstock

Após a trend do glow up para melhorar o brilho e a uniformidade da pele do rosto, o foco da vez no TikTok são as axilas. Sim, a tendência do momento consiste em algumas técnicas para torná-la mais bonita, especialmente clareando as tradicionais manchas.

No entanto, para alcançar esse tão sonhado objetivo, há quem esteja apostando em receitas que podem não fazer efeito no clareamento ou até mesmo piorar a situação, colocando a pele da região em risco, com o uso de limão, bicabornato de sódio e ácidos, substâncias que podem gerar uma irritação e, consequentemente, uma resposta inflamatória na região, que é justamente o que leva ao escurecimento das axilas.

“A inflamação estimula a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, em um processo conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória, resultando nas manchas”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff.

Para clarear axilas manchadas ou evitar o surgimento de manchas, existe um caminho a ser seguido, mas não é preciso recorrer a medidas malucas que podem colocar a saúde da sua pele em risco. É possível, por exemplo, investir em medidas que vão impedir o escurecimento dessa região.

Segundo a Dra. Paola, a prevenção pode ser feita evitando fatores que vão irritar a pele da região e causar seu escurecimento, como o atrito. “O atrito frequente leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode ocorrer em qualquer pessoa, porém, aquelas que possuem síndrome metabólica (pré-diabetes ou diabetes) ou pele mais escura, são mais afetadas”, explica a médica, que recomenda o uso de roupas arejadas.

É importante também diminuir a frequência de procedimentos agressivos como a depilação com cera, que, durante a retirada dos pelos, também remove cerca de 36% da pele. “Como resposta a essa agressão, ocorre um processo inflamatório com aumento na produção de melanina e consequente formação de manchas”, conta.

O mesmo acontece com as lâminas, que provocam um microtrauma ao retirar a camada natural de oleosidade que protege a pele. Mas a cera quente oferece um risco maior, pois, além da tração, a pele também sofre com a alteração térmica”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.

Por fim, vale ressaltar a importância de pesquisar e procurar especialistas antes de adotar qualquer técnica que vemos na internet para o clareamento das axilas. “Devemos ficar muito atentos a modismos da internet. O melhor a fazer é não seguir conselhos de skinfluencers. Sempre procure um dermatologista, já que apenas ele poderá indicar uma rotina honesta de cuidados com a pele e que realmente seja adequada para você”, finaliza o Dr. Daniel Cassiano.

Mais notícias para você

Moda

A estampa floral pode ser uma aliada da moda no outono

Moda

Te contamos tudo sobre a mais nova tendência de moda do TikTok

Entretenimento

Você provavelmente conhece o rostinho por trás da trend viral do TikTok

Curiosidades

A empresa ByteDance precisa vender o TikTok para alguma empresa do país ou ele será proibido no EUA