Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Comunicação, posicionamentos e sentimentos; veja quais são os desejos da Geração Z

Crédito: Shutterstock

Usar as plataformas digitais para manter o contato com a família, amigos, colegas da escola ou do trabalho durante o distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, não foi fácil no começo, né? Mas, com os dias, nos levou a explorar novas formas de comunicação.

E foi exatamente nesse período que o Snapchat assumiu a importante e difícil tarefa de identificar quais são as principais tendências na cultura e, principalmente na forma de se comunicar da Geração Z, aqueles nascidos nos anos 2000 e que representam a primeira turma dos “nativos digitais”, ou seja, que não conhecem o mundo sem a internet.

“A Geração Z é muito autoconsciente. Eles realmente cresceram online com a explosão dos espaços digitais. Eles falam abertamente sobre como isso os impactou e seus relacionamentos com as gerações mais velhas”, explica Ioana Literat, especialista em tecnologia Gen Alpha e Gen Z e professora associada da Columbia University“.

Mas afinal, o que essa galera quer? A palavra da vez é reconexão!

Com dois anos de distanciamento, o reencontro é muito esperado pela maioria dos jovens entre e 24 anos. A realidade é que eles estão valorizando momentos e relacionamentos mais do que nunca. Só para se ter ideia, 4 em cada 5 entrevistados planejam passar mais tempo se conectando pessoalmente do que antes da pandemia.

“A Geração Z realmente valoriza a conexão. Relacionamentos importam, família importa e espiritualidade importa. Eles estão pensando “como posso ter uma vida com significado?’”, diz o pesquisador social e futurista Mark McCrindle. De acordo com a pesquisa, 4 em 5 entrevistados da Geração Z concordam que se conectar com amigos próximos é a maneira mais simples de se sentirem mais felizes.

Eles são quem eles são

Quando o assunto é mostrar sua identidade, os jovens da Geração Z estão priorizando seu verdadeiro eu, vulnerabilidades e aspectos relacionados. O relatório revela ainda que, 53% dos entrevistados acreditam que ser fiel a quem eles são se tornou ainda mais importante, apesar da pressão de estar à altura das expectativas. Por exemplo, de acordo com a pesquisa, eles são mais abertos do que as gerações anteriores para falar sobre discriminação contra comunidades LGBTQIA+ e segurança das mulheres/meninas.

Estudos recentes também mostram que as mudanças sociais durante a pandemia deixarão marcas na saúde mental de muitas crianças e jovens, principalmente pela interrupção de suas rotinas, educação e lazer. Diante dessas mudanças, milhões de jovens da Geração Z buscam ativamente construir espaços seguros, livres de pressões e expectativas. Isto especialmente porque quase metade dos entrevistados disseram que se conectam com suas comunidades ou pessoas próximas a eles para ajudá-los a lidar com o estresse.

Um jeito diferente de se comunicar

A maneira como nos comunicamos também sofreu mudanças e as gerações mais jovens geralmente moldam essas mudanças por meio da cultura online. O aspecto visual da comunicação, como Bitmojis, emojis, GIFs e vídeos curtos são fundamentais nessas mudanças recentes. Há uma grande mudança na adoção da comunicação visual porque, embora as mensagens de texto ajudem, elas não são suficientes para nos expressarmos verdadeiramente.

O relatório do Snapchat revela que 97% dos jovens entrevistados usam alguma forma de comunicação visual ao enviar mensagens para amigos para criar uma conexão mais pessoal. Essa tendência enfatiza a importância da comunicação criativa, expressiva e visual, pois permite interações de qualidade, levando a relacionamentos mais profundos. Além disso, 3 em cada 5 jovens usam a comunicação visual para ter uma conexão mais pessoal.

Avatares digitais como Bitmojis também não devem ser esquecidos. Uma das representações mais autênticas de si mesmo no mundo digital e na realidade aumentada veio para ficar. 2 em cada 3 entrevistados do Snap afirmam que os Bitmojis os ajudam a se expressar. Um Bitmoji é literalmente um emoji personalizado: qualquer pessoa pode criá-lo com todas as suas características físicas, estilo de roupa, penteado, acessórios e levá-lo em qualquer aventura (digital ou real) através do Snapchat.

Mais notícias para você

Comportamento

No último sábado, 11, rolou o tão aguardado festival João Rock, que ocupou espaço em Ribeirão Preto. Embora várias das atrações do line-up fossem...

Entretenimento

Carol & Vitoria foram reveladas com covers que respondiam a canções machistas. Não é a toa dizer que as irmãs entraram no cenário musical...

Comportamento

The Bold Type é uma série inspirada na vida da ex-editora-chefe da Cosmopolitan, Joanna Coles, e segue três jovens mulheres – Kat (Aisha Dee),...

Comportamento

Vergonhoso. É esse o significado de cringe, o termo da vez nas redes sociais – mas isso você já sabe. Mas por que uma...