Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Cuidados com a pele antes e depois da Páscoa

Crédito: Shutterstock

Que atire a primeira pedra quem nunca fez aquela tradicional promessinha dizendo que não iria exagerar no chocolate durante a Páscoa e quando foi ver: lá se foi mais um ovo, uma barra… e assim por diante, né?

Na segunda-feira, a realidade bate na porta especialmente para aquelas que são mais propensas à acne. O que fazer agora? Será mesmo que o ovos são vilões nessa história?

Pensando em tudo isso, a todateen foi conversar com a Dra. Renata Vasconcellos, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e a farmacêutica Dra. Iluska Torezani, que explicam todos os cuidados que devemos ter nesse período e desmistificam os mitos. Vem ver!

Antes de mais nada, a pergunta que não quer calar: todos os chocolates causam ou ajudam na proliferação de espinhas. A resposta é sim, mas não pelo cacau, seu principal ingrediente, viu?

“Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate rico em açúcar leva a um aumento na produção de glândulas sebáceas. O que acorre é que a glicose chega ao sangue mais rápido devido a esse alto índice, estimulando um pico de insulina, que leva o açúcar para dentro da célula aceleradamente, o que pode agravar a acne em quem tem predisposição para o quadro”, explica Renata.

De fato, essa é a época do ano em que mais consumimos chocolates e itens similares. O recomendado, para aproveitar o momento, sem descuidar da pele é consumo moderado. “Dê preferência àqueles com 70% de cacau e baixo teor de açúcar. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele, com higienização, tônicos, protetor solar e hidratante indica para o seu tipo de pele”, indica Iluska.

E será que existe alguma diferença entre o chocolate branco e preto?

Iluska explica que, “devido à maior quantidade de gordura, açúcar e leite, o chocolate brande pode sim causar mais espinhas do que o preto. Aliás, pessoas sensíveis à lactose podem sentir essa diferença de forma ainda mais intensificada”.

Quanto aos alimentos indicados na redução de espinhas, elas indicam uma dietinha saudável, rica em alimentos com baixo índice glicêmico e pouca gordura, com grãos integrais como arroz, macarrão, farinha, quinoa e aveia. Além de sardinha, atum, salmão, linhaça e chia. Carnes magras como peixe, frango, lagarto, patinho e lombo suíno também se encaixam.

Anota aí que elas prepararam uma listinha dos principais cuidados após o domingão, viu?

  • É sempre bom ter o acompanhamento com um médico dermatologista que indique uma rotina de cuidados específica, o famoso skincare;
  • Capriche na limpeza de pele;
  • Ingerir muita água;
  • Reduza o consumo de açúcar e gordura nas demais refeições;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Não esprema espinhas e cravos;
  • Não esqueça de remover toda a maquiagem;

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Beleza

Degustar ao invés de comer toda caixa de chocolates é a saída se você quer seu pós-Páscoa com menos espinhas

Comportamento

Separamos todas as informações bem mastigadinhas para você entender melhor como surgiu o feriado

Comportamento

Você ama uma receitinha do TikTok? Separamos algumas de Páscoa com muito chocolate para você provar e aprovar!