Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Como surgiu, artistas mais premiados e mais: 10 curiosidades sobre o Grammy que você talvez não saiba!

A próxima edição do Grammy Awards – maior premiação musical da atualidade – está quase entre nós. Marcado para este domingo (14), o evento acontecerá, pela primeira vez na história, sem plateia por conta da pandemia do coronavírus. Ele incluirá trechos pré-gravados, além da cerimônia ao vivo, comandada por Trevor Noah. Além disso, também promete um red carpet diferente, com uma espiadinha nos bastidores e entrevistas também já registradas.

E com certeza viver primeiras vezes não é exclusivo de 2021. A premiação reúne várias curiosidades interessantes, além de muitos artistas recordistas, que tem sua carreira marcada pelo evento desde o seu início, lá em 1959. Pensando nisso, separamos aqui 10 fatos curiosos que você talvez não saiba sobre o Grammy, para fazer aquele esquenta para o próximo domingo – que esperamos trazer ainda mais novidades para a história.

+ VEJA OS INDICADOS AO GRAMMY 2021

Confira!

como surgiu e origem do nome

A primeira cerimônia do Grammy aconteceu no dia ‎4 de maio de 1959, quando um grupo de executivos de importantes gravadoras de Los Angeles – Columbia, RCA Victor, Decca, MGM e Capitol Records – fundou uma associação que seria um embrião da Recording Academy, responsável por selecionar os vencedores.

O nome do evento também surgiu nessa época. O prêmio que os vencedores levam para casa tem um formato de gramafone (um toca-discos antigo), o que inspirou a premiação se intitular como Grammy. Além disso, algo mais curioso ainda sobre o troféu, é que ele é banhado a ouro! Imagina a honra de ganhar um desse?

como são escolhidos os vencedores?

Os ganhadores do Grammy são escolhidos pelos membros da Recording Academy. Ela é uma associação que reúne músicos, produtores, engenheiros de som, compositores e técnicos envolvidos com o universo musical, e que está dividida em 12 grandes escritórios espalhados pelos Estados Unidos, em cidades como Washington, Nova York e Los Angeles.

Assim que termina uma festa do Grammy, começa a disputa da próxima edição. Membros da Recording Academy, gravadoras, produtores e músicos inscrevem concorrentes para o prêmio. Para ser elegível, a gravação precisa ter sido lançada em um prazo estipulado pela Academia. Os membros da associação elaboram a lista de indicados e após liberada para o público, votam apenas em um concorrente por categoria.

a artista mais nova a ser premiada tinha apenas 14 anos!

Poderosa! A artista mais nova a ser premiada no Grammy tinha apenas 14 anos quando isso aconteceu. LeAnn Rimes ganhou o Grammy de Melhor Artista Novo, bem como Melhor Performance Vocal Country Feminina pelo hit ‘Blue’, na edição de 1997.

No entanto, outra artista merece destaque. Billie Eilish fez história em 2020 ao ser a artista mais nova a levar a melhor nas quatro principais categorias, com apenas 18 anos, por conta do seu álbum de estreia, When We All Fall Sleep, Where Do We Go?.

quem ganhou mais grammys?

Georg Solti foi o artista que mais ganhou prêmios. Líder da Orquestra Sinfônica de Chicago por 22 anos, o maestro húngaro ganhou o Grammy 31 vezes. Na sequência, o produtor Quincy Jones e a cantora country Alisson Kraus tem 27 gramafones cada.

Em falando de cantores, Stevie Wonder lidera a lista com mais vitórias: 25 Grammys. Na sequência, Jay-Z tem 22 prêmios e Kanye West 21. Já as mulheres, também dominam a premiação com estilo. Alison Krauss, considerada a principal representante do gênero Country na premiação lidera a lista com 27 gramofones, Beyoncé vem na sequência com 24 vitórias.

beyoncé é a artista que mais recebeu indicações

Bey merece outra categoria para ela. Além de ser a segunda artista feminina mais premiada da história, acumula um alto número de indicações!

Contando com a próxima edição, a qual recebeu nove indicações, a artista possui 79 indicações ao Grammy no total e é a artista feminina mais indicada da história da premiação!

blue Ivy, filha de Beyoncé, está indicada ao grammy 2021 e pode ser a mais jovem a ser premiada

Blue Ivy, filha de Beyoncé com o rapper Jay-z, ambos bastante vencedores da premiação, recebeu uma indicação ao Grammy 2021! Isso porque ela canta trechos de “Brown Skin Girl”, música que está entre as indicadas da categoria “Melhor Vídeo Musical”. Os créditos estavam apenas para a sua mãe, mas a organização da premiação editou os créditos da indicação no seu site oficial para incluir a menina.

Blue Ivy tem apenas 8 anos e, se a canção levar o prêmio, ela pode se tornar a mais jovem a ser premiada no evento!

adele e taylor Swift são as mulheres que mais ganharam o prêmio principal

Duas artistas dividem uma conquista incrível no Grammy. Taylor Swift foi a primeira mulher a vencer duas vezes como artista principal, com os álbuns Fearless e 1989. Adele também venceu duas vezes, com os álbuns 21 e 25.

Além disso, ambas possuem 1o troféus no total! Icônicas, né?

uma artista se recusou a receber o prêmio!

Embora o Grammy seja considerado a maior premiação da indústria musical e o sonho de muitos artistas, parece que nem todo mundo almeja levar o troféu para casa. Sinéad O´Connor, ganhou a categoria de melhor álbum de música alternativa mas resolveu boicotar a premiação, alegando que o evento era puro comercialismo, eita!

primeira (e única) nomeação trans

Sophie foi a primeira artista transgênero a ser indicada ao Grammy, no ano de 2019. Em 2018, seu álbum Oil of Every Pearl’s Un-Insides, foi indicado ao prêmio na categoria de melhor disco de dance ou música eletrônica. Infelizmente, a artista veio a falecer em janeiro deste ano.

Ativista da causa trans, Sophie também era DJ e produtora, tendo trabalhado com Madonna, com quem coproduziu o single Bitch, I’m Madonna, de 2015, e com artistas como Charli XCX. Depois de Sophie, não houve outros artistas trans sendo nomeados na premiação.

grammy latino e o Brasil representando

Você sabia que a premiação tem uma versão exclusivamente latina? É o Latin Grammy Awards, que busca premiar a indústria musical latina-americana. A premiação foi criada em 13 de setembro 2000 pela Academia Latina de Artes e Ciência Discográficas (ALACD), dos Estados Unidos e já premiou artistas brasileiros, como Gilberto Gil, Roberto Carlos, Xuxa, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Aline Barros.

A organização do evento havia planejado um show limitado para 2021, abrindo mão de ter uma audiência e permitindo apenas apresentadores e performers no local. Os artistas indicados também não teriam sido permitidos no evento, provavelmente levando a uma situação semelhante ao Emmy de 2020, em que os artistas apareceram e aceitaram prêmios remotamente.

E aí, animadas para o Grammy 2021?

Mais notícias para você

Entretenimento

Cantor pode ter inspirado faixas do lançamento de Taylor Swift, que chegou nesta sexta-feira (19)

Entretenimento

Cantor aparece na faixa-título de "The Tortured Poets Department", novo projeto da cantora

Entretenimento

Cantora mandou alfinetava discreta durante marketing de "The Tortured Poets Department"

Entretenimento

Cantora lança o álbum "The Tortured Poets Department" nesta sexta-feira (19)