Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

De olho na graduação! Afinal, os testes vocacionais realmente funcionam?

Crédito: Shutterstock

Essa é para aquelas que já estão no ensino médio, a beira do vestibular e sem saber como responder a perguntinha nada básica: o que você vai querer cursar na faculdade? Eita!

Como já falamos por aqui, sabemos o quanto esse período pode parecer caótico e desesperador, principalmente com uma infinidade de opções pela frente, né? Mas antes de transformar tudo isso em um trauma é bom lembrar o seguinte: todas as graduações são permeadas por três áreas: exatas, biológicas e humanas. Ou seja, entender quais cursos são contemplados por cada uma é o primeiro passo para a sua escolha.

Na sequência, os famosos testes vocacionais entram em cena. E foi pensando nisso, que a todateen bateu um papo com a Grazielle Barbosa Valença Villar, psicóloga e docente de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia do Centro Universitário Senac, que explica o que são e se, de fato, possuem eficácia. Vem ver!

Afinal, o que é um teste vocacional?

Os testes vocacionais têm a finalidade de orientar profissionalmente os jovens para uma escolha coerente com suas aptidões, mas principalmente com vistas à maior eficiência do processo produtivo, direcionando as pessoas para diferentes profissões pelas suas capacidades.

E eles realmente funcionam?

Funcionam sim, principalmente quando os testes vocacionais são aplicados por psicólogos no intuito de fazer com que as pessoas se compreendam mais satisfatoriamente. A avaliação necessita do acompanhamento de um profissional capacitado para que a pessoa saiba como o teste deve ser feito e o que os resultados significam.

É possível que eu faça um teste vocacional e saia com mais dúvidas do que antes?

É possível sim. Não há um caminho linear, mas um caminho com muitas trilhas. As dúvidas são muitas e, infelizmente, nossa sociedade, pela sua complexidade e pelas dificuldades que apresenta para que o trabalho profissional seja algo prazeroso, torna este momento difícil.

Escolher não é fácil. Você tem à sua frente um conjunto enorme de possibilidades e só pode escolher uma. A dúvida pode lhe parecer maior por serem muitos os elementos a considerar, deixando-o mais “aflito”.

Outro elemento importante da escolha é que, diante das dúvidas ou de um conflito, precisamos nos posicionar por um dos objetos. Devemos ter muito claro que estamos escolhendo ficar com um deles e perder todos os outros. Escolher é, assim, obter e perder algo. 

Posso considerar que o teste vocacional é a única ferramenta para decisão da carreira?

Não, o teste vocacional deve ser aplicado simultaneamente com outras avaliações. Por exemplo, os testes vocacionais devem ser em conjunto com uma entrevista psicológica, avaliações e orientação profissional. Todas essas fases são essenciais para entender o resultado que deve ser altamente satisfatório e relevante. Por essa razão, é necessário ter cautela com aqueles testes vocacionais oferecidos pela internet. Diversas vezes, eles podem ser vantajosos caso a pessoa já tenha alguma noção de si mesmo, como desejos e atributos pessoais. Entretanto, não devem ser utilizados como única ferramenta de orientação.

E como os testes tratam das mudanças, como por exemplo, as profissões do futuro, aquelas que ainda nem existem?

A nossa vida é movimento e os critérios usados hoje podem ser diferentes dos de amanhã. Uma escolha bem feita é, com certeza, uma boa escolha para o momento atual. Poderá não ser para o amanhã. Vive-se a escolha que se fez e se constrói o projeto de amanhã considerando a escolha feita hoje, para que ela sempre faça parte de nosso cotidiano. A escolha pode ser refeita, retomada e modificada.

Poderia sugerir alguns sites de confiança para realizar o teste vocacional?

Testes vocacionais disponíveis na web não são confiáveis, porque a maioria deles só pode ser aplicado por psicólogos, esses testes precisam ser padronizados e aprovados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia (CRP). O único site que indico é o nace, criado pelos profissionais que possuem vastos conhecimentos de orientação profissional.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.