Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

De olho na graduação! Afinal, os testes vocacionais realmente funcionam?

Crédito: Shutterstock

Essa é para aquelas que já estão no ensino médio, a beira do vestibular e sem saber como responder a perguntinha nada básica: o que você vai querer cursar na faculdade? Eita!

Como já falamos por aqui, sabemos o quanto esse período pode parecer caótico e desesperador, principalmente com uma infinidade de opções pela frente, né? Mas antes de transformar tudo isso em um trauma é bom lembrar o seguinte: todas as graduações são permeadas por três áreas: exatas, biológicas e humanas. Ou seja, entender quais cursos são contemplados por cada uma é o primeiro passo para a sua escolha.

Na sequência, os famosos testes vocacionais entram em cena. E foi pensando nisso, que a todateen bateu um papo com a Grazielle Barbosa Valença Villar, psicóloga e docente de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia do Centro Universitário Senac, que explica o que são e se, de fato, possuem eficácia. Vem ver!

Afinal, o que é um teste vocacional?

Os testes vocacionais têm a finalidade de orientar profissionalmente os jovens para uma escolha coerente com suas aptidões, mas principalmente com vistas à maior eficiência do processo produtivo, direcionando as pessoas para diferentes profissões pelas suas capacidades.

E eles realmente funcionam?

Funcionam sim, principalmente quando os testes vocacionais são aplicados por psicólogos no intuito de fazer com que as pessoas se compreendam mais satisfatoriamente. A avaliação necessita do acompanhamento de um profissional capacitado para que a pessoa saiba como o teste deve ser feito e o que os resultados significam.

É possível que eu faça um teste vocacional e saia com mais dúvidas do que antes?

É possível sim. Não há um caminho linear, mas um caminho com muitas trilhas. As dúvidas são muitas e, infelizmente, nossa sociedade, pela sua complexidade e pelas dificuldades que apresenta para que o trabalho profissional seja algo prazeroso, torna este momento difícil.

Escolher não é fácil. Você tem à sua frente um conjunto enorme de possibilidades e só pode escolher uma. A dúvida pode lhe parecer maior por serem muitos os elementos a considerar, deixando-o mais “aflito”.

Outro elemento importante da escolha é que, diante das dúvidas ou de um conflito, precisamos nos posicionar por um dos objetos. Devemos ter muito claro que estamos escolhendo ficar com um deles e perder todos os outros. Escolher é, assim, obter e perder algo. 

Posso considerar que o teste vocacional é a única ferramenta para decisão da carreira?

Não, o teste vocacional deve ser aplicado simultaneamente com outras avaliações. Por exemplo, os testes vocacionais devem ser em conjunto com uma entrevista psicológica, avaliações e orientação profissional. Todas essas fases são essenciais para entender o resultado que deve ser altamente satisfatório e relevante. Por essa razão, é necessário ter cautela com aqueles testes vocacionais oferecidos pela internet. Diversas vezes, eles podem ser vantajosos caso a pessoa já tenha alguma noção de si mesmo, como desejos e atributos pessoais. Entretanto, não devem ser utilizados como única ferramenta de orientação.

E como os testes tratam das mudanças, como por exemplo, as profissões do futuro, aquelas que ainda nem existem?

A nossa vida é movimento e os critérios usados hoje podem ser diferentes dos de amanhã. Uma escolha bem feita é, com certeza, uma boa escolha para o momento atual. Poderá não ser para o amanhã. Vive-se a escolha que se fez e se constrói o projeto de amanhã considerando a escolha feita hoje, para que ela sempre faça parte de nosso cotidiano. A escolha pode ser refeita, retomada e modificada.

Poderia sugerir alguns sites de confiança para realizar o teste vocacional?

Testes vocacionais disponíveis na web não são confiáveis, porque a maioria deles só pode ser aplicado por psicólogos, esses testes precisam ser padronizados e aprovados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia (CRP). O único site que indico é o nace, criado pelos profissionais que possuem vastos conhecimentos de orientação profissional.

Mais notícias para você

Beleza

As características da rosácea podem se confundir com a acne, no entanto, as condições possuem causas e tratamentos distintos

Entretenimento

Para que você tenha uma experiência incrível no Rock in Rio, separamos as principais dúvidas sobre o ingresso digital! Confira

Comportamento

Ficar de olho nos acontecimentos políticos do país são super importantes, não somente para responder às questões de atualidade nos vestibulares, mas por um...

Comportamento

Se você está no ensino médio, provavelmente já deve ter se questionado sobre o que cursar na faculdade, né? Entre uma pesquisa e outra,...