Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Exatas, biológicas ou humanas: como saber o que eu realmente gosto?

Crédito: Unsplash

Se você está no ensino médio, provavelmente já deve ter se questionado sobre o que cursar na faculdade, né? Entre uma pesquisa e outra, a dúvida é: como vou saber o que eu realmente gosto diante de tantas opções?

Respira, amiga! Antes de mais nada, é bom lembrar que todas as graduações permeiam três áreas: exatas, biológicas e humanas, por isso, antes de fazer qualquer escolha, é importante entender quais são essas classificações, tá?

Pensando em facilitar esse processo, a todateen conversou com o Lupercio Aparecido Rizzo, coordenador dos cursos de Gestão em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística, do Centro Universitário Senac, que explica o quanto as áreas estão interligadas, as fronteiras mais tênues e as atividades humanas requerendo um pouco de cada segmento do conhecimento, mas ressalta a importância de olharmos com mais carinho e cuidado para nossas aptidões.

“O caminho é o autoconhecimento, a busca por vivências diversas e não ter barreiras para experimentar e conhecer coisas novas. Não ter pré-julgamentos é fundamental. Conversar com pessoas de diferentes profissões e caminhos permite aumentar as possibilidades de boas escolhas. A resposta, por fim, é simples, e é uma pergunta também: o que te deixa feliz?”, explica.

Também aproveitamos o momento para perguntar quais são as principais características que marcam as pessoas que escolhem as determinadas áreas. Vem ver!

“As pessoas de exatas em geral são ligadas aos números, estatísticas, cálculos e estratégias, se dão bem com sistemas e raciocínios analíticos. Pessoas que têm afinidade com humanas tendem à subjetividade, gostam da complexidade do pensamento e não se preocupam com respostas definitivas. Por outro lado, pessoas ligadas a parte biológica são afeitas a compreensão do corpo, do funcionamento dos organismos vivos, da natureza e da medicina”, afirma e deixa um alerta de que as características não são estanques nem separadas por uma linha como um muro, viu?

E quando a gente inicia o curso e percebe que errou na escolha? O que fazer? Insistir ou desistir? “As respostas vêm com o tempo, não se identificar com uma ou outra disciplina não significa que não irá gostar do curso todo. Da mesma forma que não gostar de um curso não indica que a pessoa não terá aptidão para uma área. Insistir ou desistir é uma resposta pessoal que depende de muitos fatores que vão além do gostar. Agora, uma coisa é certa, todos os cursos agregam conhecimento para a vida e nem sempre somos felizes no primeiro momento. Insistir e persistir são ações fundamentais para vencer na vida”, conta.

Por fim, é importante considerar a opinião dos nossos pais na hora de escolher a profissão?
“O importante é considerar todas as profissões e aumentar as referências, pois cada ser humano tem um caminho para ser feliz. Sem contar que possivelmente as escolhas dos pais tenham sido feitas em outro contexto. O mundo do trabalho muda muito rapidamente”, finaliza.

E aí, te ajudamos?

Mais notícias para você

Comportamento

Professores dão dicas para facilitar a vida dos alunos nessa época de retomada dos estudos

Comportamento

Essa é para aquelas que já estão no ensino médio, a beira do vestibular e sem saber como responder a perguntinha nada básica: o...

Comportamento

Ficar de olho nos acontecimentos políticos do país são super importantes, não somente para responder às questões de atualidade nos vestibulares, mas por um...

Comportamento

Na última semana, Megan Thee Stallion anunciou que está pertinho de conseguir seu diploma de Gestão em Saúde pela Universidade do Sul do Texas....