Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Dia da Terra: conheça hábitos sustentáveis para ter dentro de casa

Dia da Terra: conheça hábitos sustentáveis para ter dentro de casa
Dia da Terra: conheça hábitos sustentáveis para ter dentro de casa (Rawpixel)

Talvez você não saiba, mas nesta quinta-feira (22), comemoramos o Dia da Terra. A data foi criada para representar a luta em defesa do meio ambiente e promover uma maior consciência e reflexão acerca da importância de falarmos sobre temas ambientais. É um ótimo dia para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta, além de ser um momento de cobrança para medidas mais eficientes de preservação da natureza.

No último ano, o Brasil passou por graves retrocessos no que diz respeito à proteção ambiental. Incêndios catastróficos ocorreram no Pantanal, afetando cerca de 30% da área do bioma, a biodiversidade e as comunidades locais. Em vários outros, houve uma aceleração da perda da vegetação nativa, principalmente para a expansão de cultivos e de pastagens plantadas.

+ Entrevista: Alice Pataxó fala sobre carreira na comunicação, feminismo indígena e muito mais!

E, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2020, o desmatamento na Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de floresta derrubados. O número de focos de incêndio de 1º de janeiro a 22 de outubro de 2020 foi de 89.604, ultrapassando todos os dados do ano anterior.

Com a quarentena ainda vigente no país, pode ser um ótimo momento para aproveitar o tempo em casa e dar maior foco à essas questões. Implementar atitudes sustentáveis no seu dia a dia é possível e super válido para ajudar o planeta. Pensando nisso, a todateen conversou com alguns profissionais que entendem do assunto e, junto a eles, reuniu algumas dicas para te ajudar a começar! Confira.

importância do dia da terra

Pedro Martins, líder de Inovação e Sustentabilidade da Liv Up, falou mais sobre o dia ser importante para pensarmos sobre o futuro ambiental.  “É um momento para pensarmos em medidas mais eficientes de sustentabilidade e de preservação da natureza, buscando colocar em prática mudanças de comportamento para um planeta melhor para as próximas gerações, seja no âmbito individual, seja no âmbito coletivo“.

A data, no entanto, não deve ser vista como uma ação isolada e de um único dia, mas como um ponto de partida para transformações diárias. É fundamental o trabalho contínuo de ações sustentáveis e também sociais durante todo o ano para, assim, conseguirmos manter o planeta, seus recursos, biomas e espécies preservados e saudáveis“, complementa.

pequenas atitudes mudam o mundo!

Às vezes, olhando os grandes problemas que a natureza enfrenta, pode ser difícil pensar que nós, seres tão pequenos comparados a isso, podemos fazer alguma coisa. Mas a verdade é que as atitudes começam desde aí e mínimos hábitos podem ajudar a mudar o mundo.

Mudanças coletivas só começam a partir da mudança de alguns hábitos, por algumas pessoas. Cada pequena atitude, quando tomada por mais pessoas, ganha uma proporção maior e assim vamos mudando. As mudanças acontecem de dentro para fora, do micro para o macro, então acredito que esse seja o real caminho de uma construção sólida de uma mudança real no mundo”, afirma Pedro.

Claro que organizações, empresas e o próprio Estado possuem uma função e deveres fundamentais nesse processo, principalmente no sentido de acelerar e fornecer as condições necessárias para que essas mudanças aconteçam para um maior número de pessoas. No entanto, não podemos depender de terceiros para fazer a mudança que queremos ver no mundo, então tomar iniciativa – e até cobrar organizações maiores – é uma excelente forma de acelerar a regeneração do planeta”, complementa.

como começar a ter ações mais sustentáveis mesmo dentro de casa?

De acordo com o especialista, o primeiro passo é ter ações mais conscientes, especialmente no que diz respeito ao consumo (seja de alimentos, roupas, outros produtos, água, energia elétrica, etc.).  “Busque saber um pouco mais sobre os locais onde você compra, qual a origem dos produtos, quais negócios buscam promover e desenvolver colaboração, qual impacto eles estão gerando no mundo – e consequentemente, qual impacto você está promovendo no mundo“.

Pedro elenca algumas dicas de hábitos que podem ser tomados facilmente no período de quarentena em casa, mas que as pessoas ainda não se atentam no dia a dia:

  • Comprar de empresas que de fato se importem e sejam conscientes de suas responsabilidades social e ambiental, gerando impacto na vida das pessoas que a cercam, reduzindo desperdícios e cuidado do planeta.
  • Sempre que possível, optar por alimentos orgânicos e de cadeias curtas de fornecimento (como na Liv Up ou em feiras direto do produtor).
  • Se topar fazer uma hortinha na sua casa, por menor que seja, é melhor ainda! Temperos são ótimos para começar.
  • Optar por restaurantes de delivery que tenham embalagens compostáveis.
  • Separar e descartar corretamente o lixo. Lave e separe as embalagens que sejam recicláveis e procure saber como funciona a coleta seletiva de seu bairro
  • Se possível, monte sua própria composteira para o lixo orgânico, como cascas de frutas e legumes! Assim, você reduz a quantidade de resíduo gerada e ainda produz adubo para suas plantas. Ao contrário do que se pensa, é possível ter uma dentro de apartamento, e não gera cheiro nenhum.
  • Optar por empresas que incentivem a cadeia de reciclagem, por meio de parcerias com o selo EuReciclo que compensa 100% das embalagens produzidas pela empresa!

ideias de consumo consciente

Especialistas da Maria Tangerina, empresa de acessórios e bolsas veganas, ainda atentam para o consumo consciente, como forma de conhecer a origem e destino dos produtos que você leva para casa. “De onde vem aquele tecido? Quem produz os seus acessórios? Entendemos que o consumo sempre fez e continuará fazendo parte da vida das pessoas, por isso fazemos uma comunicação transparente sobre todas as nossas decisões e processos. Você pode comprar uma bolsa, mas consumir consciente é ter conhecimento do impacto daquele produto no mundo“.

Valéria Michel, diretora de sustentabilidade Brasil e Cone Sul da Tetra Park, dá um exemplo de como começar a pensar mais nesse consumo. Ela traz o conceito da “água em caixinha”, como forma de consumo reciclável, que pode ser utilizada em quaisquer líquidos que você for consumir, já evitando produtos que demoram a se decompor, geralmente vistos nesses tipos de produtos.

A caixinha cartonada mais conhecida no consumo de leite e sucos pode também ser adaptada a outros produtos. Ela é totalmente reciclável, composta majoritariamente de materiais renováveis, o que envolve papel proveniente de florestas e plástico produzido a partir da cana-de-açúcar”, explica Valéria. “Passar a oferecer água em nosso portfólio foi uma forma de expandir essa oferta de embalagens sustentáveis a mais pessoas, por exemplo“.

Ela afirma que essa forma de consumo nada impacta no sabor do produto, já que se trata de uma embalagem longa vida, e que o consumidor terá certeza de que está optando por uma embalagem mais sustentável (totalmente reciclável e feita a partir de materiais renováveis). É uma ótima dica também para outras empresas pensarem.

É importante para poder celebrar e motivar soluções sustentáveis para o planeta. Com água em caixinha, garantimos a qualidade e a segurança do produto e ainda protegemos os alimentos, as pessoas e o planeta. O Dia da Terra é uma ótima oportunidade para mudar um hábito ou repensar suas formas de consumo e reciclagem“, diz a especialista.

Mais notícias para você

Entretenimento

"Hit Me Hard and Soft" terá estratégia especial para combater as mudanças climáticas

Beleza

A marca brasileira de maquiagens vegana cresce em portfólio e reforça seu compromisso com meio ambiente

Entretenimento

Essa data super importante é comemorada nesta segunda-feira, 5 de junho

Comportamento

Vamos combinar que as redes sociais possuem uma grande capacidade de moldar o comportamento das pessoas, né? Pensando nisso, diversos influenciadores digitais usam a...