Fale conosco

O que vc está procurando?

Especial

Enem 2023: aprenda a organizar seu tempo de prova

É necessário dividir as cinco horas de prova da melhor maneira para atingir a pontuação necessária

Enem 2023: estratégias para cada parte da prova
Enem 2023: estratégias para cada parte da prova - Foto: shutterstock

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – está chegando! Este ano, a prova ocorre nos dias 5 e 12 de novembro no Brasil inteiro. E se você é estudante e vai prestar o exame, é de extrema importância saber como organizar o seu tempo durante as cinco horas para conseguir acertar o máximo de questão possíveis.

Em geral, o objetivo da maioria dos estudantes que irão prestar o Enem é o mesmo: garantir uma vaga na faculdade. Para isso, é necessário ter a melhor estratégia de divisão de tempo para resolver as 145 questões, divididas entre os dois domingos.

Redação

No primeiro dia de exame, além das 90 questões, o candidato também terá que escrever a redação. Alguns professores acreditam que começar a prova pela redação é o ideal. Isso porque o estudante estaria com o raciocínio mais rápido e conseguirá desenvolver melhor o texto.

Por outro lado, outros profissionais acreditam que seja interessante revezar entre algumas questões e a redação. No entanto, não existe necessariamente uma regra para isso. Mas lembre-se: reserve, pelo menos, uma hora para o desenvolvimento da redação.

Demais questões

Normalmente, algumas questões demandam mais tempo e valem mais que as outras. De acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), algumas perguntas têm pontuação maior. Portanto, é importante começar com as perguntas mais fáceis, com o objetivo de acerta-las.

O profissonal Anderson Rodrigues, diretor pedagógico do colégio Oficina do Estudante tem algumas dicas para os estudantes. Segundo ele, é importante realizar três leituras da prova. Isso porque na primeira vez, o estudante pode resolver as questões mais fáceis. Na segunda, responder àquelas que ficou em dúvida e por último, as mais longas ou mais difíceis.

O Enem é longo e não é simples. Por isso, é importante manter a calma e fazer a prova com tranquilidade. Boa sorte!

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)