Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Enem: 3 temas que podem ser cobrados na prova de Ciências Humanas

Levantamos algumas questões atuais que podem aparecer no Enem 2023

Enem: 3 temas que podem ser cobrados na prova de Ciências Humanas
Enem: 3 temas que podem ser cobrados na prova de Ciências Humanas - Foto: Shutterstock

Nos últimos anos, uma das principais particularidades das questões do Enem é fazer com que os estudantes lidem com questões interdisciplinares. Aliás, muitas vezes eles mencionam assuntos da atualidade que permeiam questões de caráter social. Ficar por dentro dos debates atuais pode ser a chave para estimular a análise em áreas relacionadas. Por isso, independentemente da matéria, a preparação para o Enem não deve ser limitada aos conteúdos disciplinares.

A prova de Ciências Humanas é composta por quatro disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia. De acordo com o editor de Ciências Humanas da Conquista Solução Educacional, Carlos Eduardo Zlatic, o conhecimento disciplinar sobre esses temas não é o suficiente. Pensando nisso, o especialista levantou algumas questões da atualidade que podem ser abordadas no exame.

Exclusão social e meio ambiente

As ameaças aos biomas brasileiros, principalmente a Amazônia, são uma preocupação global nas últimas décadas. Queimadas e desmatamentos têm efeitos imediatos como a crise hídrica, que gera racionamento do abastecimento de água, e as calamidades causadas pelo excesso de chuvas, ainda mais graves quando atingem os centros urbanos. “A Geografia merece destaque ao trabalhar com o conceito de antropoceno, uma nova era geológica caracterizada pelos impactos da ação humana na natureza e os efeitos nocivos para todo o planeta, como a poluição por plástico, o aquecimento global, as catástrofes naturais, entre outros”, aponta Zlatic, que indica, além dos geógrafos, estudar filósofos como Hans Jonas e Ailton Krenak.

Democracia, cidadania e representatividade

O especialista ressalta que, nos últimos anos, muito tem sido questionado a respeito do funcionamento da democracia no Brasil, o que perpassa a representatividade de grupos minoritários, mas também o consenso para o funcionamento democrático. “O tema da democracia é alvo de constante atenção. Seria impossível compreender esse tema sem a História e a Filosofia”, salienta. Zlatic recomenda Maquiavel e Hannah Arendt como nomes fundamentais para ajudar a entender melhor os regimes políticos.

Violência no Brasil

Segundo o Atlas da Violência de 2023, o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. “Esse levantamento traz ainda um dado que requer atenção: o aumento da violência contra a população idosa no Brasil, na ordem de 38%”, revela Carlos, ressaltando que bons conhecimentos de Geografia e de Sociologia podem auxiliar na compreensão desse tema.

Mais notícias para você

Entretenimento

E se eu te falar que já sabemos as celebridades que não vão aparecer no Met Gala?

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita