Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Enem 2023: saiba como controlar a ansiedade antes da prova

Especialista veio nos trazer dicas para não perder a cabeça antes da prova

Enem 2023: saiba como controlar a ansiedade antes da prova
Enem 2023: saiba como controlar a ansiedade antes da prova - Foto: Shutterstock

Novembro está chegando, e com isso a temporada de vestibulares (e o Enem) já bate à porta! Os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio terão que enfrentar dois finais de semana de provas. Por se tratar de um período de escolhas do futuro, é normal sentir excesso de ansiedade, assim como tentar estudar em excesso para a prova.

De acordo com o Ministério da Educação, em 2022, 238.639 estudantes fizeram a prova impressa e 4.726 a digital.

“Muitos alunos, nesse momento, têm crises de ansiedade ou cansam a mente com estudos exaustivos, o que é um verdadeiro tiro no pé. Nesse intervalo de uma semana, o candidato pode até rever algumas fórmulas ou realizar pequenos estudos, mas o ideal é buscar descansar a mente e praticar uma caminhada ou algum outro exercício físico, pois o tempo de prova é longo e a cabeça deve estar preparada”, disse Augusto Jimenez, psicólogo e Diretor Nacional da Minds Idiomas.

A crise de ansiedade ao estudar ou para passar por provas é mais comum do que se imagina, mas o que pouca gente não sabe é que o problema pode ser amenizado com atividades simples que possam relaxar a mente, mesmo com a continuidade dos estudos. “Com a rotina de estudos dos candidatos ao Enem, o ideal nesse momento é descansar para fazer o segundo dia de prova sem nenhum desgaste”, conclui Jimenez.

Pensando nisso, Augusto Jimenez nos ajudou a listar cinco dicas para controlar a ansiedade antes do Enem:

Estipule um tempo diário para ficar nas redes sociais

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, 41% dos jovens brasileiros têm sintomas como tristeza, ansiedade ou depressão decorrente do uso das redes sociais em excesso diariamente. O estudo é do ICD- indicador de Confiança Digital promovido pela FGV. Estipule um horário para checar as suas redes, e utilize o seu tempo para ver filmes ou fazer algo que goste.

Coma corretamente

Alimentos como peixe, aveia, abacate dão energia para o dia a dia. A banana, castanha do Pará e o Grão de Bico têm a função de controlar a ansiedade. Se possível, faça uma comida com uma receita na internet que nunca fez. Fazer algo novo é bom para desestressar.

Faça um atividade física

Alongamento ou caminhada, por exemplo, ajudam o corpo a relaxar e a se recuperar. Relaxar o corpo após a prática de atividade física é tão importante quanto fazer exercícios. O relaxamento é necessário para que os músculos possam se reparar, reconstruir e fortalecer, e é um ótimo aliado contra a ansiedade.

Se for estudar, que seja por pouco tempo

Nada que se aproxime de uma carga horária exaustiva. Tente resolver questões ou apenas rever algumas fórmulas, por exemplo. A mente precisa descansar para conseguir enfrentar 5 horas de prova no próximo domingo.

Ouça músicas

Parece clichê, mas ouvir músicas acalma a mente e faz com que estejamos relaxados. A ansiedade é o grau de incerteza quanto ao futuro elevado. Ou seja, com a prática de esvaziar a mente é possível minimizar os efeitos da ansiedade, o que pode ser feito com meditação. Há vários aplicativos gratuitos que guiam os que querem aprender a meditar.

Mais notícias para você

Entretenimento

E se eu te falar que já sabemos as celebridades que não vão aparecer no Met Gala?

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita