Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Redação do Enem: dicas nota 1000 para garantir o notão na prova

Professora lista macetes que você não pode deixar de conhecer antes de realizar a prova

Redação nota 1000: saiba o que fazer para se garantir no Enem
Redação nota 1000: saiba o que fazer para se garantir no Enem - Foto: Shutterstock

A prova de redação no Enem é muito mais do que uma simples tarefa de escrita, ela desempenha um papel crucial na pontuação dos estudantes que estão prestando o exame mais aguardado do ano. É por isso que a preparação adequada para a redação é essencial para qualquer candidato.

A Redação geralmente aborda temas sociais relevantes e contemporâneos, estimulando os candidatos a refletirem sobre questões importantes que afetam a sociedade. “A redação representa uma grande parte da nota total do Enem, correspondendo a 20% do valor. Isso significa que o desempenho nessa prova pode ter um impacto significativo na pontuação final”, comenta Tanay Gonçalves, professora da Plataforma Professor Ferretto.

Na construção da redação não basta ter somente o domínio dos temas solicitados, mas também de outros fatores. “Para desenvolver uma redação bem construída e ter uma boa nota, é preciso não apenas compreender o tema, mas também ter boa escrita e estrutura”, resume a docente.

Pensando nisso, Tanay listou 4 dicas essenciais para ajudar os estudantes:

Leia e compreenda a proposta

A proposta de redação estabelece o tema e os parâmetros específicos que o candidato deve seguir. Entender bem essa primeira parte é um passo essencial para garantir que a redação siga o caminho certo e aborde adequadamente o tema proposto, ajudando a selecionar as evidências, exemplos e dados apropriados para sustentar os argumentos.

“Uma redação que atende integralmente aos requisitos têm maior probabilidade de receber uma pontuação mais alta. Os avaliadores consideram a aderência à proposta ao avaliar o desempenho dos candidatos”, explica a professora.

Estruture o Texto adequadamente

Siga uma estrutura clara para sua redação, como a dissertação-argumentativa, que inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso ajuda a organizar as ideias de maneira lógica, proporcionando clareza ao seu texto e facilitando a compreensão do leitor.

“As avaliações com boa estrutura costumam receber pontuações mais altas. Isso ocorre porque uma estrutura adequada demonstra habilidades de organização e comunicação, que são valorizadas no exame”, complementa Tanay.

Cuidado com a ortografia e gramática

A ortografia e gramática corretas facilitam a comunicação eficaz. Afinal, com isso, o texto será mais compreensível e agradável de ler para o avaliador, o que pode favorecer a pontuação. Demonstrar habilidade na língua portuguesa é uma competência valorizada em muitos contextos acadêmicos e profissionais.

“Quando a redação está livre de erros, os avaliadores podem se concentrar no conteúdo do texto e na qualidade dos seus argumentos, em vez de se distraírem com problemas de linguagem”, acrescenta a docente.

Faça um rascunho, revise e edite

Por fim, vamos falar do rascunho. Ele ajuda a criar um esqueleto inicial do texto, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento posterior. Durante a revisão, o candidato pode identificar áreas em que a lógica do argumento pode ser reforçada, onde precisa adicionar exemplos, dados ou evidências, e onde é necessário ajustar a estrutura do texto para torná-lo mais eficaz. A edição é o estágio final, em que é preciso repassar os detalhes — como ortografia, gramática, pontuação e estilo.

“Esse passo a passo é importante para garantir que a redação seja bem estruturada, argumentativa, clara, coesa e livre de erros. Isso não apenas ajuda a comunicar as ideias de maneira eficaz, mas também impressiona os avaliadores do Enem. Uma redação bem revisada e editada tem uma probabilidade muito maior de receber uma pontuação mais alta e causar uma impressão positiva”, finaliza Tanay.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)