Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

7 coisas para fazer nas férias da escola e seguir se preparando para o Enem

O tempo é de relaxar, mas não dá para jogar os estudos para o ar, né?

7 coisas para fazer nas férias da escola e seguir se preparando para o Enem
7 coisas para fazer nas férias da escola e seguir se preparando para o Enem - Foto: Shutterstock

Férias são sinônimo de cachoeira, televisão, mar, maratona de séries, videogame ou, simplesmente, longas sonecas. No entanto, quem está se preparando para passar em algum vestibular concorrido sabe que desse tanto de coisas boas também fazem parte leituras atrasadas, revisão de matérias e simulados. Então resta a dúvida: como aproveitar os dias de descanso sem peso na consciência?

Para o educador Paulo Jubilut, fundador da Aprova Total, o segredo é fazer pausas inteligentes e aproveitar o momento para se cuidar. “A sensação de cansaço é normal, já o esgotamento e a ansiedade pedem atenção. Com a aproximação de provas importantes, como o Enem, o aluno precisa olhar com carinho para o psicológico”, alerta o professor.

Pensando nisso, preparamos dicas para o estudante curtir com equilíbrio!

Pratique hobbies

Seja ler, jogar videogames, tocar instrumentos ou cozinhar, ter um passatempo faz bem à saúde, tanto física quanto mental. Inclusive, não se trata apenas de eleger coisas que gosta de fazer, mas de investir no desenvolvimento de habilidades. É algo que até pode ajudar nos estudos.

Uma pesquisa feita pela Samsung mostrou que a Geração Z utiliza aplicativos como TikTok, Instagram e YouTube para aprender novos hobbies. Entre 1500 entrevistados de 18 a 25 anos, 72% se interessam por algo novo após assistir a algum vídeo nas redes sociais. A fotografia (29%) foi escolhida como o passatempo número 1, seguida de meditação (16%) e tricô (13%).

Aprimorar o repertório cultural

É comum ter uma lista salva no celular com livros, filmes, séries e documentários que gostaria de ler ou assistir, mas não conseguir cumpri-la por falta de tempo. A hora é agora!

A melhor maneira de colocar essa lista em dia é escolher conteúdos para aprender e se divertir ao mesmo tempo. Uma dica é ver o que deixou passar das leituras obrigatórias dos vestibulares, ou o que caiu no Enem do ano passado, e buscar obras cinematográficas inspiradas nelas, ou com temas próximos — é um jeito de não ficar totalmente para trás e relaxar um pouco.

Passar mais tempo com pessoas queridas

Estudar para o vestibular, muitas vezes, é solitário. O aluno fica muito tempo na escola ou em casa assistindo às aulas do cursinho e resolvendo os exercícios. Nessa rotina, momentos especiais, como jantares em família, um aniversário, um café com os avós, ou o cinema com os amigos, ficam de fora.

Com a chegada das férias é possível moderar a intensidade dos estudos e aproveitar de outras maneiras o tempo que (teoricamente) sobra. Manter os laços é fundamental. E buscar apoio nas pessoas próximas pode dar um fôlego a mais.

Acompanhar discussões de atualidades

Por mais que a pausa seja para colocar o pé no freio, os fatos não param de chegar. Então, não dá para ficar totalmente desligado do que está passando nos noticiários. É importante continuar acessando os sites jornalísticos. Uma dica é escutar os podcasts que fazem resumos dos acontecimentos importantes da semana.

Praticar atividade física

No dia a dia, geralmente os exercícios ficam em segundo, terceiro, às vezes quarto lugar na lista de prioridades. Isso é preocupante, pois um corpo que não se mexe costuma ter mais dores, sinais de estresse e cansaço. Ao se manter mais ativo, muita coisa melhora: a concentração durante as provas, os reflexos e a memória.

Uma pesquisa referência na área, desenvolvida pelas universidades de Radboud, na Holanda, e de Edimburgo, na Grã-Bretanha, afirma que se exercitar ajuda a reter conhecimento. A orientação dos pesquisadores é fazer alguma atividade exatamente depois de quatro horas de estudos. Uma dica é intercalar esses períodos com uma caminhada rápida no quarteirão.

Que tal meditar?

A tensão pré-vestibular é uma realidade. Para aliviar a angústia e a ansiedade nesse momento entre um pouco de férias e as provas que se aproximam, que tal meditar?

As práticas meditativas são variadas, e podem durar poucos minutos ou horas. Então é necessário avaliar qual delas ajudaria você. O Mindfulness, por exemplo, é uma técnica cujo objetivo é colocar o foco no presente, sem preocupações com o passado ou o futuro. Nesse caso, usa-se muito a meditação guiada, com imagens mentais, sons, cheiros e texturas de situações que contribuam para relaxar. Experimente!

Reflita sobre a sua rotina de estudos

Para completar as sugestões anteriores, tem mais uma coisa que o vestibulando deve fazer nas férias: avaliar sua rotina de estudos. Se o esforço ainda não trouxe resultados, pode ser só uma questão de tempo, mas talvez a rota precise de alguns ajustes.

É importante analisar: como está dividindo seu dia? Está fazendo pausas necessárias entre as tarefas de uma disciplina e outra para respirar e retomar a concentração? Faz resumos, anota as dúvidas e lê as resoluções com atenção? Para encontrar novos caminhos, vale conversar com os colegas que estão vivendo o mesmo momento.

Mais notícias para você

Comportamento

A todateen se juntou com o Jubilut para reunir as melhores dicas de estudo para você arrasar na preparação para o Enem

Horóscopo

Segunda-feira é o dia oficial de começar a semana, sendo assim, confira seu horóscopo diário e se prepare

Celebs

Hugh Jackman lembrou como foi o teste para o filme X-Men, em 2000, para interpretar Wolverine pela primeira vez

Horóscopo

Descubra a previsão do seu signo no horóscopo diário