Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Entretenimento

Falta um dia! Aprenda a tirar seu título de eleitor pela web

Crédito: Shutterstock

Como você já deve saber, 2022 é marcado por ser um ano eleitoral no Brasil. E você, com 16 anos ou mais, poderá escolher quais serão os futuros governadores, senadores, deputados federais, estaduais e presidente do país. Para isso, é preciso regularizar ou emitir o título de eleitor, que pode ser feito de forma online.

E atenção! O prazo para a solicitação ou regularização do documento termina nesta quarta-feira (4), ou seja, só vai poder votar nas eleições de outubro quem tiver tudo certinho com a documentação.

Pensando nisso e na importância dessa ação no sentido democrático, a gente vem te contar um passo a passo sobre como fazer isso de um jeito super simples. Vale lembrar que quem ainda não fez 16 anos, mas vai completar até o mês de outubro, também pode tirar o título. Ou seja, só pode votar quem tiver essa idade ou mais.

Para começar você vai precisar ter em mãos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral)

Com isso garantido, é só seguir no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Logo na primeira página, você vai informar o estado no qual reside e, na janela seguinte, após selecionar “título de eleitor”, marque a opção “não tenho”. Depois, seus dados pessoais vão ser solicitados como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

Quando tiver com tudo preenchido corretamente, é só clicar em enviar. Um cartório eleitoral vai receber as informações e fica responsável por aprovar ou não a solicitação. Fazendo um adendo por aqui, a solicitação não garante o título, então é importante se certificar de que as imagens estão legíveis para evitar que seja recusada.Você pode acompanhar a situação do requerimento pelo próprio site.

Mais notícias para você

Comportamento

Faltando dois meses para as eleições, o Spotify lançou o “Play no Voto”, um espaço dedicado a podcasts relacionados ao tema. O recurso serve...

Comportamento

Muito além de ser uma plataforma de streaming que reúne aqueles hits que nós tanto adoramos, o Spotify chega como um movimento mega necessário,...

Comportamento

O último domingo (15) foi palco para as eleições municipais 2020. O que chamou a atenção esse ano foi que uma grande quantidade de...

Comportamento

Neste próximo domingo (15) ocorre em todo o Brasil as eleições municipais, em que serão eleitos prefeitos(as), seus respectivos vices e vereadores(as). De acordo com a...