Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Beleza

Férias! Confira truques para proteger a pele, lábios e cabelos em viagens de avião

Crédito: Shutterstock

Finalmente, férias! Esse momento de descanso da escola, faculdade, trabalho e atividades rotineiras que a gente tanto espera, chegou para alegrar. E se tem uma coisa que nós amamos é viajar, né? Com diversos destinos para escolher, dá para optar por uma roadtrip ou ir de avião em passeios mais longos. Mas sabia que o ar mais frio e seco das aeronaves podem maltratar a sua pele?

Quem explica isso é a Dra. Paola Pomerantzeff. Segundo a dermatologista, a água contida na camada exterior, na epiderme, evapora para o ar ambiente e pode agravar as condições de quem já tem infecções na pele. O primeiro sinal de alarme é uma coceira leve.

“O próprio ar bombeado para dentro da aeronave causa ressecamento, pois chega a temperaturas bem baixas – algo em torno dos 10°C – além da falta de umidade do ambiente. Tudo isso faz com que ocorra uma evaporação mais rápida da água presente na pele. Como consequência, vem o ressecamento e a constante sensação de pele desidratada quando voamos”, explica.

Se você tá pretendendo viajar de avião e, ainda por cima, vai fazer trajetos mais longos, vem conferir algumas dicas de cuidados. Inclusive, não estamos falando só da pele, né? Cabelo e lábios também entram no jogo!

Pele

Muitas gente não sabe, mas é essencial hidratar muito a pele para as viagens de avião. O item de beleza mais importante em viagens como essa, sem dúvidas, é o creme hidratante. “Aplique sempre que sentir a pele ressecada ou, se preferir seguir uma ordem, passe uma camada generosa do creme no rosto antes de embarcar, antes de dormir e quando sua chegada ao local de desembarque estiver se aproximando”, aconselha Paola.

Quanto aos ativos, a especialista recomenda fórmulas que contenham ácido hialurônico, e vitamina C e E, pois estes possuem ação antioxidante. Além do hidratante, principalmente em viagens longas (maiores de 6 horas), outra solução para manter o rosto intacto é borrifar água termal em alguns momentos do voo. Segundo a especialista, ela ajuda a proteger a pele dos efeitos do ar seco e promove sensação refrescante no rosto.

Lábios

Região sensível, né? Os lábios precisam de generosas camadas de hidratante, protetor labial ou lip balm. Esses produtinhos devem ser reaplicados a cada hora ou toda vez que sentir o lábio mais seco. Inclusive, não esquece de repassar logo depois de comer. Caso use batons, prefira aqueles com ingredientes hidratantes e que ajudam a afastar as rachaduras, evitando ao máximo também os batons de textura mate dentro do avião.

O melhor é investir em protetor labial. “O uso do protetor labial é fundamental, em particular para os pacientes que apresentam lábio inferior mais protuso. É demonstrado que o uso regular de batons com fotoprotetores reduz a frequência de câncer labial. Esses batons devem preencher critérios como proteção de amplo espectro e fotoestabilidade”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano.

Cabelos

É uma tristeza, mas o ressecamento também afeta e muito os fios. A baixa umidade e o fato de estar o tempo todo com a cabeça encostada no banco colaboram para embaraçar os fios. Se preferir prender, faça um coque alto, para não atrapalhar o cochilo. Caso contrário, tenha em mãos um leave-in hidratante ou a própria água termal. Ter uma escova compacta na mochila também é super recomendado, já que desembaraça os fios e não ocupa muito espaço.

Dicas extras de sucesso

  • Quando chegar no seu destino, não esqueça do protetor solar! Lembre-se: exposição solar é importante para a produção de vitamina D, mas não pode haver exageros.
  • O ideal é se expor ao sol antes das 9h e após as 16h, mas sem abrir mão da proteção solar com filtros físicos, mesmo na sombra.
  • Use filtro com FPS a partir de 50 e reaplique o produto a cada duas horas, inclusive um específico para os lábios.
  • Pessoas com pele clara devem ter cuidado extra, em relação à proteção, mas quem tem pele negra também não podem deixar de usar o filtro solar

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!