Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

Perdendo mais cabelo que o normal? Entenda como diminuir a queda excessiva no inverno

É galera, o inverno chegou chegando. Como a gente sabe, a temperatura mais baixa pode trazer vários impactos e mudanças no corpo. Uma delas é acentuar a queda de cabelo, um problema que já incomoda muita gente. Vale destacar que o normal é que uma pessoa saudável perder cerca de 70 a 100 fios de cabelo ao dia, mas isso tende a aumentar durante a estação mais fria do ano.

A razão disso pode ser explicada pela mudança na rotina de cuidados e também pelo próprio ciclo dos fios. “Hábitos como a diminuição do número de lavagens, banhos mais quentes e longos, e a maior frequência no uso de ferramentas de calor, como o secador, podem causar caspa, irritação e ressecamento do couro cabeludo, o que contribui para a queda dos fios”, afirma o médico tricologista João Gabriel Nunes.

O especialista também explica que a perda capilar nesta época está relacionada a fatores naturais. “No inverno, os dias são mais curtos, o que provoca uma menor exposição solar. Essa falta diminui a vitamina D, importante para a fotobioestimulação dos folículos capilares”, conta.

Mas calma! Se você já está sentindo esses impactos ou quer prevenir a queda, listamos alguns cuidados que vão te ajudar a evitar esse problema. Bora manter os fios saudáveis durante a estação, né? Vem conferir!

Lave os fios com frequência

Força e coragem para entrar de baixo da água é obrigatório! Mesmo no frio, é super importante manter a região higienizada. O cabelo deve ser lavado com frequência, evitando o excesso de oleosidade no couro cabeludo, que pode agravar a queda dos fios.

Diminua o uso de ferramentas de calor

O uso de secador, chapinha, ou qualquer ferramenta de calor, pode deixar os fios mais frágeis e quebradiços, sendo mais suscetíveis à queda. É importante diminuir e moderar este uso. Procure secar ao natural ou aplicar protetor térmico nos fios antes das ferramentas de calor, mas nunca durma com o cabelo úmido.

Cuidados com o uso de acessórios

Usar toucas, chapéus ou boinas por muito tempo pode abafar o couro cabeludo, estimulando ainda mais as glândulas sebáceas. Essas regiões são responsáveis por produzir sebo na região, ou seja, a oleosidade.

Mais vitaminas

Segundo o especialista, o uso de complexo vitamínico capilar pode ajudar a manter o nível de vitaminas, desde que seja recomendada por um médico profissional. Isso porque vários nutrientes do corpo acabam diminuindo no inverno, como é o caso da vitamina D.

Beba bastante água (sempre)!

A ingestão de água é recomendada em qualquer estação para preservar os fios, porém é ainda mais importante no inverno para combater a queda. Inclusive, também é importante procurar um especialista se notar a perda diária acima dos 100 fios por um período longo. “A queda pode estar sendo ocasionada por outros fatores que precisam ser investigados e tratados corretamente”, explica o tricologista.

Mais notícias para você

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva

Beleza

Cronograma capilar é um item indispensável para o verão