Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Violência contra a mulher: 5 séries para entender mais sobre o consentimento

Violência contra mulher: 5 filmes e séries que você precisa assistir para entender mais sobre o consentimento
Violência contra mulher: 5 filmes e séries que você precisa assistir para entender mais sobre o consentimento

Recentemente dois casos de violência contra a mulher explodiram na mídia e mobilizaram os mais diversos internautas. O primeiro foi a respeito da contratação do jogador Robinho, pelo Santos Futebol Clube, que trouxe à tona sua condenação por estupro em 2017. O caso reacendeu o debate sobre consentimento, já que a vítima se encontrava bêbada, sem condições de dizer sim para qualquer ato sexual.

Logo após a repercussão do caso Robinho, outra sentença fervilhou nas redes. Mariana Ferrer, outra jovem que alega ter sido estuprada na boate Café de Lá Musique, em Florianópolis, no ano de 2018, também disse e mostrou provas de que não estava em condições do consentimento, embora o sentenciado pelo promotor responsável pelo caso seja que não havia como o empresário saber, durante o ato sexual, que a jovem não estava em condições de ter a relação consensual.

+Não existe estupro culposo: entenda de uma vez a sentença do caso de Mariana Ferrer

A questão do consentimento é um problema que ainda atinge muitas mulheres. A cultura do estupro é algo que ainda traz à tona uma série de comportamentos sutis em nossa cultura que perpetuam a violência contra a mulher, e ajudam a propagar o poder que o homem acha que possui sobre o corpo da mulher, inibindo o poder de decisão dela.

Nas produções cinematográficas essa questão está sendo cada vez mais abordada e trazida aos mais diferentes tipos de público com o intuito de promover uma maior conscientização acerca do “sim” da mulher. Pensando nisso, a todateen separou 5 séries que falam mais sobre o consentimento, que você precisa assistir! Aproveita a época das férias.

the handmaid´s tale

Baseada na obra de Margaret Atwood, a série original HULU busca demonstrar a distopia que envolve a “República de Gilead” e toda a repressão que as mulheres sofrem nesse contexto, junto com a elevada misoginia do patriarcado. Em The Handmaid´s Tale (o conto da aia, em português) as mulheres, baseadas em um conceito religioso, não possuem voz e tornam-se completamente submissas a dar luz à filhos e fazer o que o estado e as famílias as quais pertencem bem entendem.

sinopse: Em um futuro próximo, as taxas de fertilidade caem em todo o mundo por conta da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos, o governo totalitário da República de Gileade, uma teonomia cristã, domina o que um dia foi um território dos Estados Unidos, em meio a uma guerra civil ainda em curso. A sociedade é organizada por líderes sedentos por poder ao longo de um regime novo, militarizado, hierárquico e fanático, com novas castas sociais, nas quais as mulheres são brutalmente subjugadas e, por lei, não têm permissão para trabalhar, possuir propriedades, controlar dinheiro ou até mesmo ler. 

i may destroy you

De modo bem verdadeiro e provocador, a série original da HBO tem como o consentimento sexual seu principal tema abordado. Arabella sai com os amigos para uma balada, mas ao acordar no dia seguinte, sem se lembrar de nada do que aconteceu, ela descobre que sofreu violência sexual. A ficção é bem fidedigna a casos reais que vemos na mídia, sendo um belo retrato de como as vontades das mulheres ainda são tratadas.

sinopse: A produção narra a experiência de uma mulher que se vê obrigada a repensar sua primeira experiência sexual. Arabella (Michaela Coel) é uma jovem londrina segura de si, com um grande grupo de amigos, um namorado na Itália e uma próspera carreira de escritora. Mas depois que alguém faz com que ela tome uma dose de Boa Noite, Cinderela, a moça se vê obrigada a reconstruir a própria vida. Ela busca em suas recordações da infância distinguir os fatos das versões que registrou em sua memória para sobreviver. 

euphoria

Com um ar carregado, realista e, o mais importante, jovem, Euphoria traz discussões extremamente necessárias e atuais, dando o que falar por tratar de diversos assuntos que envolvem o público de uma faixa etária mais baixa. Um deles é o consentimento. Em uma das cenas mais polêmicas da série a personagem Jules, uma jovem transexual nova na cidade, começa uma relação pela internet com um desconhecido. No primeiro encontro cara a cara, ela descobre que seu contato tratava-se de Cal Jacobs, um homem casado de 46 anos. Os dois vivem algumas cenas perturbadoras, que instalam o debate sobre o consentimento e o abuso sexual.

sinopse: Em Euphoria, Rue Bennett (Zendaya) é uma jovem de 17 anos que acaba de sair da clínica de reabilitação após ter uma overdose. Ela tenta agora se adaptar a uma vida “limpa” e volta a frequentar a escola. Mas, assim como ela, os demais alunos do ensino médio enfrentam seus próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, amizades, relacionamentos amorosos, conflitos familiares, redes sociais e violência.

big little lies

O sucesso mundial da série, também produzida pela HBO, iniciou internacionalmente uma discussão sobre o assédio e a violência doméstica, bem como sobre a negligência destes conflitos dentro das famílias e seus entornos. Uma das personagens da série escolhe ter o filho, fruto de um estupro, e lida com o trauma causado pelo desrespeito ao seu consentimento.

sinopse: a história acompanha três mulheres que moram na cidade de Monterey, na Califórnia, cujas vidas se conectam de uma maneira inesperada depois que seus filhos se envolvem em um caso de bullying e agressão de dentro da escola, o que acaba revelando segredos obscuros de cada família.

bom dia, verônica

Talvez a mais forte da lista, a série brasileira original Netflix exige que você tenha “estômago” para assistir. Ela aborda dois casos policias de violência contra a mulher paralelos mas que tratam de consentimento. Tanto pelo ato sexual, quanto por imagens divulgadas sem as devidas autorizações das vítimas. A voz silenciada da mulher é o ponto chave da série em todos os momentos retratados.

sinopse: Verônica Torres trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo e tem uma rotina bastante entediante. Após presenciar um suicídio, ela precisa lutar contra os traumas de seu passado e acaba tomando uma arriscada decisão: usar toda a sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas. A primeira é uma jovem que se vê enganada por um golpista na internet. Já a segunda, Janete, é a esposa submissa de Brandão, um policial de alta patente que a maltrata e leva uma vida dupla. 

Mais notícias para você

Celebs

O ator interpretava 'Fezco' na série. A família pediu privacidade e não confirmou a causa da morte

Entretenimento

Cantor expôs polêmica nos bastidores da série da HBO Max

Entretenimento

Cerimônia acontece no dia 10 de janeiro, mas os indicados já foram divulgados

Streaming

Os novos episódios de "The Handmaid's Tale" chegam no dia 14 de setembro