Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Fragrâncias são as vilãs do skincare?

Crédito: Shutterstock

Observar os rótulos de produtos de beleza e ler ingrediente por ingrediente é um hábito que tá sendo bastante aderido nos últimos tempos. Afinal, temos que ter muito cuidado com o que passamos na pele, já que várias substâncias podem causar irritações em rostos mais sensíveis.

Um componente que é recorde nesse aspecto é a fragrância. Muitas vezes é usada apenas para disfarçar o cheio de outros ingredientes presentes nos produtos e também assina o aroma característico de muitos. Porém, em altas concentrações, acaba gerando fortes alergias. Quem diria que um cheirinho podia incomodar tanto, né?

Crédito: Shutterstock

Mas calma, não é como se a substância só trouxesse malefícios, muito pelo contrário. Conversando com a TodaTeen, o dermatologista Heberth Sobral explica a função da fragrância na composição dos cosméticos.

“A principal substância da fragrância é o óleo essencial. Além do aroma agradável, ele ajuda a potencializar o efeito do cosmético e faz com que haja melhor penetração daquele ativo”, explica.

Mas então, quais são os malefícios?

O que acontece é que o óleo essencial puro, ou em altas concentrações, pode causar alergias e irritações na pele. Em peles mais jovens, pode até desencadear um quadro chamado dermatite atópica. “Tem que ter muito cuidado ao utilizar esses óleos essenciais, mas também não precisa isentar o uso da fragrância”, comenta.

Crédito: Shutterstock

Vai muito de pessoa para pessoa, visto que cada pele é diferente. Quem tem o rosto e o corpo mais sensível e com quadro de alergia mais grave, é recomendado manter distância total de fragrâncias. Já no caso de quem não tem esse mesmo histórico, tudo bem usar cosméticos que possuam óleos essenciais na composição, claro, em concentrações adequadas.

Veja o que fazer…

“Evite recorrer à criação de cosméticos em farmácias de manipulação duvidosas ou para uso doméstico, dê atenção aos rótulos e nunca use os óleos essenciais de maneira isolada ou altas concentrações”, aconselha.

Outra dica é, na hora de adquirir os produtos, procurar marcas confiáveis, ou seja, que tenham uma responsabilidade ambiental e um cuidado com a pele. Lembrando que, caso haja alguma reação atípica, você deve procurar um dermatologista sem pensar duas vezes!

Mais notícias para você

Moda

A estampa floral pode ser uma aliada da moda no outono

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Beleza

A marca brasileira de maquiagens vegana cresce em portfólio e reforça seu compromisso com meio ambiente

Beleza

Nos juntamos com a Melu para trazer as melhores makes para o Lollapalooza