Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Já pensou em virar podcaster? Confira 6 dicas para criar seu próprio pograma

Crédito: Shutterstock

Nos últimos tempos, um formato de produzir conteúdo ganhou bastante destaque: os podcasts! Segundo dados do Spotify, em 2021, foram mais de 1,2 milhão de novas produções publicadas na plataforma. Inclusive, uma novidade do streaming é um recurso com vídeo para esse nicho.

Vários programas já conseguiram se consolidar com o público, como o “PodDelas” ou o recente sucesso “A Mulher da Casa Abandonada”. São diversas temáticas e assuntos abordados, ou seja, há podcasts para todos os gostos.

Por mais que seja desafiador, criar um programa é mais fácil do que parece. Afinal, vamos concordar que produzir um conteúdo em formato de áudio é muito mais simples do que manipular recursos de vídeo, né? E ainda por cima, cabe no bolso!

Se você tem vontade de começar seu próprio podcast, a gente vem aqui te incentivar! É hora de pegar aquela ideia e botar a mão na massa. Com algumas dicas do Spotify, você vai virar uma expert no assunto.

Escolha o tópico e o formato do podcast

Sobre o que é seu podcast e qual será a estrutura de cada episódio? Essas são as perguntas iniciais a serem respondidas ao iniciar um podcast. Escolha um tópico pelo qual você é apaixonado, isso facilitará que permaneça motivado enquanto cria o seu programa. Também tornará mais fácil encontrar novas ideias para os episódios.

Em seguida, defina o seu público-alvo. Isso o ajudará a escolher um formato para tornar seu projeto único. Por exemplo, um podcast de gastronomia pode ser direcionado para diferentes audiências, como pais que precisam de receitas rápidas para toda a família, cozinheiros de primeira viagem, veganos e outros.

Prepare seu episódio piloto

O roteiro do seu podcast deve ajudar a criar um primeiro episódio envolvente, que define o tom do que seus ouvintes podem esperar. Recomendamos incluir:

  • Introdução: apresentação de si mesmo e de seu podcast.
  • Corte de música: você pode adicionar música da biblioteca Anchor para fazer a transição entre os trechos.
  • Blocos de entrevistas: se você pretende incluir entrevistas em seu programa, há algumas maneiras para fazer.
  • Encerramento: esses trechos aparecem no final dos episódios, você pode usá-los para dar crédito à sua equipe e mencionar suas redes sociais.

Prepare-se para gravar

Comece escolhendo um ambiente amigável, idealmente em um lugar confortável onde o ruído ao seu redor possa ser reduzido. Tente minimizar qualquer som que possa interferir sua gravação. Ao gravar seu episódio, tente manter o microfone o mais próximo possível, caso contrário você poderá soar distante e menos envolvido com seus ouvintes.

Vamos editar!

Você pode criar uma edição de alta qualidade em cinco etapas rápidas:

  • Importe seus arquivos de áudio para a Anchor.
  • Edite seus arquivos para obter os trechos que você deseja com o editor Anchor.
  • Adicione música de fundo com o recurso de música de fundo inteligente da Anchor. Isto permite que você controle o volume da música em relação aos fragmentos do seu áudio.
  • Adicione transições entre os cortes com o recurso de ‘Transições do Anchor’.
  • Salve seu áudio editado. Agora está tudo pronto para publicar!

Publique seu podcast

Escolha um título curto (30 caracteres ou menos) que corresponda ao tema e ao formato do programa. Além disso, é necessário adicionar uma descrição que também deve ser curta e refletir o tom do seu programa que não ultrapasse 100 palavras.

A capa deve ser atraente para os ouvintes. Você pode usar o criador de capas da Anchor que lhe permite criar em segundos. Basta escolher uma imagem do catálogo, estilizar o texto e pronto.

É possível que leve de algumas horas a alguns dias para que seu programa apareça em todos os aplicativos de podcast para os quais você escolher distribuí-lo. Uma vez que seu episódio ou trailer esteja disponível, compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe a notícia.

Escolha a frequência de publicação

A consistência do conteúdo é um fator essencial para o sucesso de um podcast. Escolha o número de episódios que deseja publicar e sua frequência, pode ser semanal ou quinzenal. Desta forma, o público pode antecipar o próximo episódio e você pode ver um crescimento constante ao longo do tempo. A frequência mais comum é semanal.

Se sua programação permitir, uma pesquisa revela que podcasts que lançam episódios todos os dias ou várias vezes por semana experimentam um crescimento mais rápido do que outros. Muitos criadores também lançam seus programas em temporadas. As temporadas podem variar entre 6 e 20 episódios, o que geralmente permite fazer uma pausa antes de lançar a próxima.

Agora que você tem algumas dicas, está pronto para começar. Vá até a Anchor para ter acesso a todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar e distribuir o seu podcast. A Anchor é uma plataforma de hospedagem de podcast Spotify 100% gratuita. Não há períodos de experiência ou taxas de hospedagem. Depois de criar sua conta com a Anchor, você pode começar a usá-la imediatamente para distribuir seu podcast para o mundo.

Gostou das dicas? Bora botar a mão na massa!

Mais notícias para você

Entretenimento

Você pode "prever" o seu futuro através do Oráculo do Spotify

Curiosidades

O evento, que acontece nesta terça-feira (05), contará com a participação de Ludmilla, Jão e Marina Sena

Entretenimento

Retrospectiva personalizada chegou para os usuários nesta quarta-feira (29)

Entretenimento

Plataforma divulgou nessa quarta-feira (28) o tão esperado Spotify Wrapped