Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Moda

Moda com propósito: aprenda a se vestir de forma mais sustentável

Crédito: Shutterstock

Quem fica por dentro das questões ambientais referentes ao mundo da moda, já sabe que o assunto sustentabilidade não é de hoje. Alias, não só do nicho da moda, né? Mas de toda a indústria de consumo da qual vivemos. Poluição, aquecimento global, descarte rápido, entre outros, são temas que podemos relacionar com a moda sustentável.

Diante das urgentes necessidades que os problemas ambientais causados pelos nossos hábitos trazem, é uma boa repensar a forma como produzimos e consumimos todos os bens à nossa volta. Isso inclui as roupas! Mas é possível estar na moda de forma sustentável? A resposta é sim!

Crédito: Shutterstock

Recentemente, a National Geographic Brasil abordou esse tema no episódio do podcast “Nat Geo Podcast”. Apresentado por André Carvalhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade, o programa contou com a presença do estilista Dudu Bertholini e da especialista em moda sustentável e comunicadora socioambiental Giovanna Nader para um papo sobre a importância de uma indústria da moda mais sustentável.

Tendo isso como base, confira algumas questões apontadas pelas especialistas para estar na moda e ser consciente ao mesmo tempo:

Como está o seu guarda-roupas?

O primeiro passo para hábitos mais sustentáveis é olhar para como estão os nossos atualmente. É importante analisar tudo o que você tem e se perguntar o que realmente usa e o que pode ser doado ou reciclado. Nesse momento, podemos aplicar os 3Rs da economia circular: reduzir, reutilizar e reciclar.

Reutilizando peças

Para reutilizar peças, a criatividade pode ser aplicada sem limites. Elas podem ser transformadas com o auxílio de pessoas que trabalham com costura no seu bairro, por exemplo, e até mesmo usadas com outras finalidades que não seja a de se vestir. Doar, vender em brechós ou até mesmo trocar com pessoas que estejam no mesmo caminho de uma moda mais sustentável também são boas opções. Pela internet existem várias comunidades com pessoas que estão o mesmo hábito.

Reciclando

Para que a reciclagem ocorra, a matéria-prima das peças passam por um processo para que elas se transformem em novas. Nessa alternativa, existem lugares especializados e até mesmo marcas que recolhem roupas usadas para que esse processo seja aplicado. Também é possível reciclar sozinho, dando novas usabilidades às peças antigas, como transformá-las em panos para diferentes usos ou até mesmo decoração.

Reduzir e repensar o consumo

O ser humano produz muito mais do que realmente precisa. Para reduzir o consumo é preciso analisar o que realmente precisamos e o que temos em excesso. Além de observar atentamente o guarda-roupas, na hora de fazer compras, que tal procurar brechós e marcas locais para manter um consumo sustentável?

Mais notícias para você

Moda

Premiação aconteceu neste domingo (10) e tivemos chuva de looks belíssimos

Moda

O Met Gala de 2024 acontece no dia 6 de maio

Moda

Premiação tomou conta de Los Angeles nete domingo (4)

Moda

A premiação acontece neste domingo, 4 de fevereiro