Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Muitos shows por aí? 4 dicas para não se endividar na hora de comprar ingresso

Conversamos com uma especialista e trouxemos dicas para você não terminar o ano atolada nas dívidas

Muitos shows por aí? 4 dicas para não se endividar na hora de comprar ingresso
Muitos shows por aí? 4 dicas para não se endividar na hora de comprar ingresso - Foto: Unsplash

Em 2023 teremos muitos mais muitos shows mesmo no Brasil. E não é que criaram um movimento “Stop Coming to Brazil”? Pois é! Muitos fãs estão pedindo (como forma de brincadeira) para que os artistas parem de vir para o Brasil, já que não têm mais dinheiro para comprar ingressos.

Aliás, a empresa de análise de crédito Serasa entrou na brincadeira, publicando: “Peço que parem de mandar para os artistas internacionais ‘Come to Brazil’”.

E, claro, tudo não se passa de uma grande brincadeira. Porém, é fato que precisamos tomar cuidado para não gastar mais do que temos em ingressos para shows. Ninguém quer ficar endividado, né?

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, 77,9% da população se endividou em 2022. E um dos culpados tem nome: o cartão de crédito, que causou cerca de 86,6% das dívidas. 

Por isso, para te ajudar a não entrar nessa estatística, a gerente da Serasa, Clara Aguiar, nos passou umas dicas para você não se endividar com essa onda de shows e festivais super bombados aqui no Brasil. Confira:

Tenha planejamento financeiro

Saber o quanto você receberá e o quanto você irá gastar mensalmente é a chave. Dessa forma, você poderá calcular quanto você pode gastar no ingresso. Aliás, isso é ótimo também se você precisar se deslocar para o local do evento — o que traria despesas como passagens e acomodação.

Comprar por impulso

Não se deixe levar pelas propagandas super coloridas e o sentimento de FOMO — a famosa “Fear of Missing Out” (medo de ficar de fora, em tradução livre). Antes de comprar o seu ingresso, pare para pensar se você realmente precisa ir no show e, claro, se suas finanças permitem que você compre o ingresso de maneira confortável.

Meia-entrada

Se puder, compre meia entrada! Se você é estudante, idoso ou uma pessoa com deficiência, você tem direito a esse benefício. Entretanto, é sempre bom confirmar com antecedência quais são os documentos necessários para comprovar essa vantagem — como carteirinha ou a própria identidade.

Compre com antecedência

Sempre tente comprar o seu ingresso o mais rápido possível. Ou seja, logo no primeiro lote. Além de te poupar uma grana, já que será mais barato, isso te ajuda a se organizar. E, claro né, te poupa aquele nervosismo de ter que ir atrás do ingresso em cima da hora.

Cuidado com o golpe do ingresso!

Agora, alerta real: na hora de comprar ingresso pela internet, tome muito cuidado para não acabar adquirindo um ingresso falso. Para te ajudar a não cair nesses golpes, o Serasa separou algumas coisas que você deve prestar atenção:

  • Preste atenção a detalhes como a tipografia, cores e tamanho dos elementos gráficos que compõem o ingresso;
  • Compre o ingresso somente por meio do site oficial do evento;
  • Verifique se o site tem o certificado de segurança, representado por um ícone em forma de cadeado, ao lado do endereço da barra de navegação;
  • Se for comprar o ingresso de terceiros, certifique se é uma pessoa conhecida e com referências;
  • Caso a oferta do ingresso esteja abaixo do valor que foi pago pelo vendedor, desconfie;
  • Exija a transferência do ingresso pelo site do evento. Na maior parte dos sites oficiais, quem compra o ingresso pode transferir para outro nome, mas a operação precisa ser feita antes do download,
  • Pedir informações que fogem da finalidade da compra do ingresso, também pode ser uma tentativa de golpe. 

Esse texto foi publicado originalmente por Alto Astral, parceiro de Todateen pela Astral Digital.

Mais notícias para você

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana