Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Pode ir na academia enquanto menstruada? A gente te explica

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Pode ir na academia enquanto menstruada? A gente te explica
Pode ir na academia enquanto menstruada? A gente te explica - Foto: Shutterstock

Você já deixou de se exercitar por estar menstruada? Acho que essa é uma situação que várias pessoas que menstruam já passaram, né? Mas e se eu falar que não deveria ser um desafio ir para a academia durante esse período? Você acredita? Pois é!

De acordo com a ginecologista e diretora clínica da femtech Plenapausa, Natacha Machado, os exercícios durante a menstruação podem trazer uma série de benefícios. “Por conta da liberação de endorfina, atividades físicas durante a menstruação podem trazer melhoria de humor e emocional, além do alívio dos sintomas de cólicas e dores lombares. O aumento do fluxo sanguíneo durante o exercício também pode ajudar a melhorar o inchaço e a retenção de líquidos comuns nesse período”, afirma.

No entanto, é importante que as mulheres estejam cientes dos desafios associados aos exercícios durante o período menstrual. Isso inclui a potencial fadiga devido às flutuações hormonais e a necessidade de adotar medidas higiênicas adicionais para evitar infecções. Vale ressaltar que a decisão de se exercitar durante a menstruação deve ser individual, levando em consideração o conforto e a saúde de cada mulher.

Para Raíssa Asmann Kist, co-fundadora da Herself, a menstruação não deve ser um impeditivo para as mulheres desfrutarem das atividades rotineiras. “A forma como a realização de exercícios é feita durante a menstruação varia para cada pessoa. Praticar atividades físicas durante este período é saudável, desde que você se sinta confortável. A menstruação não deve te proibir de continuar a fazer coisas rotineiras, principalmente, as que geram inúmeros benefícios à saúde”, destaca Raíssa.

Mas e aí, como se exercitar de forma mais confortável quando você estiver menstruada? A gente te ajuda:

Escute o seu corpo

O primeiro passo é sempre prestar atenção ao seu corpo. Durante o período menstrual, algumas mulheres podem sentir cansaço, cólicas ou inchaço. É crucial respeitar esses sinais e ajustar a intensidade do exercício, caso sinta necessidade. Se sentir que precisa de mais descanso, permita-se uma pausa ou opte por atividades mais leves, como yoga ou caminhadas.
 

Escolha o tipo de exercício adequado

Nem todos os exercícios são iguais. Durante a menstruação, pode ser útil optar por atividades que se adaptem melhor ao seu estado físico e emocional. Exercícios de baixo impacto, como natação, ciclismo ou alongamento, costumam ser mais gentis para o corpo durante esse período.

Mantenha-se hidratada

Manter-se hidratada é sempre fundamental. No entanto, durante a menstruação, essa necessidade se revela ainda mais central, já que é um momento em que o corpo pode perder mais líquidos. Beba água antes, durante e após o exercício para evitar a desidratação.

Use roupas adequadas

Escolha roupas confortáveis e que absorvam o suor para evitar desconfortos. Roupas esportivas específicas para o período menstrual, como shorts ou calcinhas absorventes, podem ser uma ótima opção.

Tenha um kit de emergência

Carregue um kit de emergência na sua bolsa de academia ou mochila, incluindo absorventes, calcinhas absorventes e lenços umedecidos. Isso vai garantir que você esteja preparada para qualquer imprevisto.

Não pule o aquecimento e o resfriamento

Independentemente de estar menstruada ou não, nunca pule o aquecimento e o resfriamento. Alongue-se e aqueça os músculos antes do exercício para evitar lesões. E, após o treino, faça um resfriamento para ajudar na recuperação.

Mais notícias para você

Comportamento

Descubra os diferentes significados para um sonho em que você foi traída

Celebs

Zendaya retornará ao Met Gala após um hiato de 5 anos

Curiosidades

William Shakespeare foi o responsável por inventar palavras que usamos no nosso dia a dia

Entretenimento

Te contamos tudo sobre a exposição de Harry Potter que está chegando em São Paulo