Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Por que tratamentos caseiros podem ser prejudiciais para a pele?

Crédito: Shutterstock

Quem nunca ouviu falar daquela receita com limão para clarear manchas ou mel para hidratar o rosto? O que não falta na internet são receitas fazer se fazer em casa, mas já te vamos te alertando que isso pode ser bem perigoso, viu?

Com a chegada do verão, a preocupação estética parece martelar até demais a cabeça de muita gente. Segundo o Google, as palavras relacionadas ao cuidado com a pele são muito mais buscadas em dezembro e janeiro do que nos meses de inverno. Além disso, também cresce o número de pessoas que recorrem aos “milagrosos” tratamentos caseiros.

As aspas devem ser bem reforçadas nesse quesito, já que especialistas alertam uma cautela necessária antes de seguir essas receitas que prometem resultados super rápidos e eficientes. Então é hora de abrir o olho e não cair em historinha, entendeu?

Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Paula Mota Vasconcelos, as receitas de tratamentos caseiros de pele à base de mel não têm eficácia nem segurança comprovada. “Trata-se de um produto que possui de fato propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes quando ingerido. No entanto, pode desequilibrar o pH cutâneo, e aumentar os riscos de afecções maiores, como rosácea, dermatite e alergias, ou ainda proliferação de fungos”, explica a especialista.

Limão, café e outros grãos podem machucar a pele…

Outro grande vilão das receitas caseiras é o limão. Segundo Paula, muitas receitas colocam o limão como um clareador milagroso, mas, na maioria das vezes, ele produz um efeito contrário ao que é prometido. “Muitas pessoas o utilizam esperando se livrar de manchas. No entanto, o limão possui uma substância fotossensível chamada furocumarina que, quando exposta ao sol, provoca uma queimadura na pele, manchando-a ainda mais”, alerta a fisioterapeuta.

Por outro lado, a especialista esclarece que há sim produtos em casa que podem ser usados na pele de fez em quando, como o café. A versão triturada dos grãos é uma opção de esfoliante, mas ela é indispensável a consulta com um profissional, de qualquer forma.

Passar grânulos irregulares, como café e açúcar, podem arranhar a pele se utilizados de forma errada. Além disso, Paula também lembra que nem sempre a esfoliação é recomendada para todo tipo de pele. E outra coisa né gente, buscar tratamentos que vão trazer resultados em curto prazo e a qualquer custo pode ser um perigo. Não existe milagre!

“Estética não é matemática, portanto, para conseguir os melhores resultados, além de ter a orientação de profissionais qualificados, são necessários uma dieta adequada e atividades físicas. No caso do verão, dicas que valem para todas as pessoas são buscar a utilização de um bom sabonete líquido para ajudar na hidratação e um creme de qualidade que proteja a barreira da pele. Essas são apenas algumas das formas de evitar danos causados por sol, mar e areia”, finaliza.

Mais notícias para você

Beleza

Confira as melhores indicações para ter uma pele glow e perfeita até mesmo nas temperaturas mais altas

Beleza

Veja algumas dicas essenciais para cuidar da sua pele com o fim do carnaval

Beleza

Confira essa listinha de produtos indispensáveis no verão

Beleza

Dermatologista explica sobre os hábitos que afetam a saúde da pele