Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

“Red: Crescer é uma Fera” traz tabus da puberdade e nós tiramos suas dúvidas sobre a menstruação

Crédito: Shutterstock

No último dia 11 de março, “Red: Crescer é uma Fera”, da Pixar Studios, chegou ao Disney+ apostando em uma proposta super legal e importante: quebrar os tabus da puberdade feminina! 

Na trama, Meilin Lee, dublada por Rosalie Chiang, é uma aluna super confiante, que facilmente se destaca entre os demais. No entanto, em uma noite, ela vai para a cama e acorda no dia seguinte como uma panda vermelho gigante.

É ali que a personagem principal experimenta os “desafios” da adolescência, como o aparecimento de pelos, dismorfia corporal, vergonha dos sentimentos sexuais e é claro, as emoções cada vez mais intensificadas. Quem nunca, né?

Em entrevista à ABC Audio, Domee Shi, diretora da produção, compartilhou qual seria a lição que desejaria que público aprendesse com o a história. “Inicialmente, a primeira faísca da ideia foi: ‘Oh, não seria tão engraçado e fofo se essa adolescente incontrolavelmente virasse um panda-vermelho gigante?”, contou.

Para Shi, a narrativa traz uma “metáfora para as grandes mudanças pelas quais passamos na vida”, e foi pensando nisso que a todateen bateu um papo com a Mariana Betioli, especialista em saúde íntima e CEO da Inciclo, que fala sobre a falsa ideia de que a menstruação é algo sujo, nojento… além de sanar as principais dúvidas sobre o assunto. Vem ler, amiga.

Quais são os primeiros sinais que o corpo dá quando estamos prestes a ficar menstruada?

Alguns dias antes da menstruação, algumas meninas percebem os seios mais doloridos e inchados, o humor alterado e espinhas. Mas no geral, as meninas acabam sendo pegas de surpresa porque essas alterações podem ser muito sutis. 

Menstruar dói?

Menstruar não é para doer. Sentir uma cólica leve é normal, mas se é uma dor intensa, é importante consultar um médico.

Existe uma forma de adiar ou adiantar a primeira menstruação?

Nós menstruamos quando um óvulo amadurece, sai do ovário e não é fecundado. Esse processo de ovulação acontece quando o corpo da menina está se transformando e os hormônios liberados estimulam esse amadurecimento dos óvulos. É natural e não há o que a menina possa fazer para adiantar ou atrasar. Somente com o uso de hormônios sintéticos é que poderíamos estimular ou adiar a menstruação.

Sempre rola uma dúvida sobre menstruação precoce, certo? Ela faz mal?

O normal é menstruar entre 9 e 15 anos de idade. Menstruar até os 8 anos é considerado precoce e a família deve procurar o pediatra para fazer uma avaliação para descobrir o que causou essa menstruação precoce. Há situações em que algumas doenças podem causar essa menstruação precoce, aí o importante é tratá-la. Em alguns casos, é recomendado fazer um tratamento hormonal para adiar a menstruação.

Por que o sangue sai com cor mais escura (marrom) às vezes?

O sangue mais escuro é só um sangue mais “velho”, um sangue que demorou um pouco mais para sair do corpo e oxidou, por isso mudou de cor. É normal que venha nessa cor no começo ou no finalzinho da menstruação. Se durante todo os dias de sangramento, o sangue está marrom, é importante investigar pois pode estar ligada a alterações hormonais ou IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Quais são as principais opções de absorventes disponíveis no mercado?

Antigamente só existia a opção de absorvente descartável interno e externo. Hoje, temos várias outras opções mais saudáveis, confortáveis e sustentáveis como é o caso do coletor ou disco menstrual, calcinha absorvente e absorvente reutilizável.

Com que frequência devo trocar o absorvente? Posso ficar com um o dia todo?

O absorvente comum mantém o sangue em contato com a vulva e com o passar das horas esse sangue começa a apodrecer e entrar em processo de decomposição. Isso é muito prejudicial para nossa saúde íntima pois pode causar infecções e alergia. O ideal é não passar de 8 horas com o absorvente externo e nunca mais de 4-6 horas com o interno. Com o coletor, disco menstrual, calcinha absorvente e absorvente reutilizável é possível ficar até 12 horas com segurança.

Posso começar a usar coletor menstrual ou absorvente interno já nas primeiras menstruações?

Pode sim! Mesmo meninas virgens podem usar produtos de uso interno. O hímen é uma membrana que já tem um buraquinho no meio (que é justamente por onde sai a menstruação), então é só estar relaxada e colocar o coletor ou absorvente interno no seu tempo. 

É possível ficar com o absorvente interno dentro da vagina?

O absorvente interno e o coletor ficam dentro da vagina e não tem como se perderem lá dentro. A vagina tem de 7 a 10 cm, não é um túnel comprido como muita gente pensa. Ela tem fim e com a ponta dos dedos, qualquer pessoa consegue alcançar o fundinho do canal vaginal, por isso não tem como não conseguir tirar o coletor menstrual ou absorvente.

Qual é o melhor caminho para quebrar esse tabu que a menstruação é algo sujo e nojento?

Falar sobre menstruação e oferecer informação de qualidade de forma clara e direta é o melhor caminho para que as pessoas aprendam mais sobre ela e percebam que é um processo natural do corpo feminino e não tem nada de nojento.

A ideia de que a menstruação é suja vem muito da questão do cheiro ruim que sentimos quando usamos absorventes. Aquele cheiro é o odor do sangue apodrecendo no absorvente, a menstruação quando sai do nosso corpo não tem cheiro algum, quando usamos o coletor menstrual, percebemos que não tem cheiro e aí fica mais fácil fazer as pazes com a menstruação.

Eu ainda não menstruei, como posso preparar um kitzinho para levar aos locais e estar sempre prevenida?

É ótimo ter um kit com tudo que você precisa antes mesmo de menstruar. Eu indico ter todos os produtos de higiene menstrual para que você possa experimentar e ver qual quer usar. Muitas meninas têm pavor de menstruar num lugar público e não saber o que fazer, por isso é bom ter sempre por perto uma nécessaire para quando a menstruação vier. A calcinha absorvente é uma solução ótima porque pode ser usada todos os dias, então, caso a menstruação venha, a menina não precisa se preocupar porque já vai estar protegida usando a calcinha absorvente.

Mais notícias para você

Entretenimento

Série spin-off de "Detetives do Prédio Azul" traz Berenice como personagem principal

Entretenimento

A todateen conversou com Rudy Mancuso, ator principal e diretor do novo filme da Prime Video (que tem tudo a ver com o Brasil)

Entretenimento

A todateen conversou com a dupla para saber tudo sobre os bastidores do filme com temática brasileira

Entretenimento

Nova série brasileira da MAX chega nesta quinta-feira (4) e nós aproveitamos para conversar com o elenco