Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Saúde feminina: 4 séries que abordam a endometriose

Especialista indica alguns episódios que mostram mulheres enfrentando a condição

Saúde feminina: 4 séries que abordam a endometriose
Saúde feminina: 4 séries que abordam a endometriose - Foto: Shutterstock

A endometriose afeta 8 milhões de mulheres no Brasil e 200 milhões no mundo todo, porém ainda é tabu fora dos consultórios médicos. A condição, que pode levar anos para diagnóstico, pode comprometer a qualidade de vida das mulheres, inclusive profissionalmente.

“A informação é fundamental para que mais mulheres saibam identificar os sinais da doença e busquem ajuda médica. Só assim conseguiremos diagnósticos precoces, um fator que impacta muito o tratamento e a qualidade de vida da mulher”, destaca o Dr. Patrick Bellelis, ginecologista especialista em endometriose.

Pensando nisso, Bellelis nos passou uma lista de episódios de séries de TV famosas que abordam essa temática. Assim, podemos ampliar a discussão e a conscientização em torno da doença:

Grey’s Anatomy: temporada 18, episódio 10 (Star+)

O episódio da 18ª temporada da principal série médica em exibição nas telas traz a paciente Francesca de volta ao hospital, com dores nas costas. Ela decidiu agendar uma consulta com um ginecologista e em pouco tempo a médica responsável deduziu que as dores eram um sintoma de endometriose. Durante o episódio, a condição é abordada de forma bem natural, mostrando como uma paciente com endometriose precisa ser ouvida e compreendida durante uma consulta.

The Good Doctor: temporada 2, episódio 3 (Globoplay)

Em uma história mais delicada, o Dr. Melendez realiza uma cirurgia para tratar a endometriose de uma paciente e recuperar sua fertilidade. A condição da mulher, contudo, é mais grave do que o normal, o que leva a equipe médica a realizar uma histerectomia para salvar a sua vida.

House: temporada 5, episódio 14 (Globoplay e Amazon Prime Video)

O episódio número 100 da série traz a história de uma médica que havia abandonado a carreira para viver melhor e sem estresse, porém, ela começa a passar mal durante um compromisso, com dores abdominais e na área dos rins. Seus lábios também ficam azuis. Após uma consulta com a equipe do Dr. House, ele identifica que se trata de um caso de endometriose ectópica.

Sob Pressão: temporada 5, episódio 3 (Globoplay)

Quem assiste a série ‘Sob Pressão’, da rede Globo, pôde acompanhar o drama de uma paciente que chega ao hospital com muitas dores e tem receio de falar sobre o desconforto que sente nas relações sexuais. Um dos maiores medos de Raíssa é não poder ter filhos e isso prejudicar a relação com o marido.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)