Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Entretenimento

Saúde feminina: 4 séries que abordam a endometriose

Especialista indica alguns episódios que mostram mulheres enfrentando a condição

Saúde feminina: 4 séries que abordam a endometriose
Saúde feminina: 4 séries que abordam a endometriose - Foto: Shutterstock

A endometriose afeta 8 milhões de mulheres no Brasil e 200 milhões no mundo todo, porém ainda é tabu fora dos consultórios médicos. A condição, que pode levar anos para diagnóstico, pode comprometer a qualidade de vida das mulheres, inclusive profissionalmente.

“A informação é fundamental para que mais mulheres saibam identificar os sinais da doença e busquem ajuda médica. Só assim conseguiremos diagnósticos precoces, um fator que impacta muito o tratamento e a qualidade de vida da mulher”, destaca o Dr. Patrick Bellelis, ginecologista especialista em endometriose.

Pensando nisso, Bellelis nos passou uma lista de episódios de séries de TV famosas que abordam essa temática. Assim, podemos ampliar a discussão e a conscientização em torno da doença:

Grey’s Anatomy: temporada 18, episódio 10 (Star+)

O episódio da 18ª temporada da principal série médica em exibição nas telas traz a paciente Francesca de volta ao hospital, com dores nas costas. Ela decidiu agendar uma consulta com um ginecologista e em pouco tempo a médica responsável deduziu que as dores eram um sintoma de endometriose. Durante o episódio, a condição é abordada de forma bem natural, mostrando como uma paciente com endometriose precisa ser ouvida e compreendida durante uma consulta.

The Good Doctor: temporada 2, episódio 3 (Globoplay)

Em uma história mais delicada, o Dr. Melendez realiza uma cirurgia para tratar a endometriose de uma paciente e recuperar sua fertilidade. A condição da mulher, contudo, é mais grave do que o normal, o que leva a equipe médica a realizar uma histerectomia para salvar a sua vida.

House: temporada 5, episódio 14 (Globoplay e Amazon Prime Video)

O episódio número 100 da série traz a história de uma médica que havia abandonado a carreira para viver melhor e sem estresse, porém, ela começa a passar mal durante um compromisso, com dores abdominais e na área dos rins. Seus lábios também ficam azuis. Após uma consulta com a equipe do Dr. House, ele identifica que se trata de um caso de endometriose ectópica.

Sob Pressão: temporada 5, episódio 3 (Globoplay)

Quem assiste a série ‘Sob Pressão’, da rede Globo, pôde acompanhar o drama de uma paciente que chega ao hospital com muitas dores e tem receio de falar sobre o desconforto que sente nas relações sexuais. Um dos maiores medos de Raíssa é não poder ter filhos e isso prejudicar a relação com o marido.

Mais notícias para você

Entretenimento

Expusemos as contas secretas das suas celebridades favoritas

Beleza

Te explicamos todos os detalhes da progressiva sem formol

Entretenimento

Empresária teria apoio total do namorado, que é a mais nova estrela de Hollywood

Entretenimento

Cantor estaria banido de comprar carros da marca por tempo indeterminado