Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Talia Hibbert, autora de “Acorda pra vida, Chloe Brown”, fala sobre representatividade no gênero romance

Talia Hibbert, autora de "Acorda pra vida, Chloe Brown", fala sobre representatividade no gênero romance
Talia Hibbert, autora de "Acorda pra vida, Chloe Brown", fala sobre representatividade no gênero romance (Ed Chappell/Divulgação | Rawpixel)

Mais uma sensação do gênero romance, Acorda pra vida, Chloe Brown, acaba de chegar ao Brasil. Em uma linda edição, publicada pelo Grupo Companhia das Letras no selo Paralela, a obra da escritora Talia Hibbert é tudo o que o amamos no gênero romance: diversidade e finais felizes.

Talia, que é uma das mais importantes autoras de literatura pop own-voice atualmente – movimento literário que refere-se a trabalhos em que o autor e o protagonista compartilham de uma mesma identidade marginalizada – acredita na representação honesta de seus protagonistas e a série das irmãs Brown já conquistaram milhares de fãs ao redor do mundo.

+ Exclusiva: Jenna Evans Welch, autora de “Amor & Gelato”, fala sobre seu novo lançamento e dá conselho amoroso!

Em entrevista exclusiva à todateen, a autora falou um pouco mais sobre sua trajetória e contou sobre seu processo criativo.

Vem ver!

todateen: Talia, você sempre quis ser escritora?
Talia Hibbert: Sim! Ser escritora era o meu sonho de infância. (Eu também queria ser a Beyoncé por um tempo, mas acho que toda criança quer isso).

tt: se você tivesse que falar apenas um motivo para me explicar o porquê você escreve, qual seria?
TH: Escrever é como eu organizo meus pensamentos e sentimentos, me divirto e acesso as partes mais verdadeiras de minha identidade/de quem eu sou. Sinto-me mais como eu mesmo quando escrevo, e as histórias são a melhor maneira que conheço de me comunicar com outras pessoas.

+ Exclusiva: autora Sandhya Menon fala sobre a importância de representatividade no gênero jovem-adulto

tt: qual é o seu principal objetivo como escritora? Como você deseja impactar seus leitores?
TH: Como leitora, adoro poder sempre contar com romances para me deixar feliz e esperançosa. Eu quero que meus próprios livros façam a mesma coisa. Espero que meus leitores possam tratar meus romances como pequenos estímulos para energizá-los quando as coisas ficarem difíceis.

tt: de onde veio a inspiração para a série das irmãs Brown?
TH: Toda a série começou com a Chloe. Eu queria escrever uma comédia romântica sobre uma mulher com dor crônica, porque eu também tenho dor crônica, e pensei que o assunto tinha um potencial cômico inexplorado. Então eu sonhei com Chloe e desenvolvi a família Brown a partir daí.

Talia Hibbert, autora de "Acorda pra vida, Chloe Brown", fala sobre representatividade no gênero romance
Talia Hibbert, autora de “Acorda pra vida, Chloe Brown”, fala sobre representatividade no gênero romance (Divulgação)

tt: qual foi sua parte favorita de escrever Acorda pra vida, Chloe Brown?
TH: O livro se passa durante o outono, que é minha estação favorita. Eu adorei infundir o frescor aconchegante e as cores quentes de um outono inglês na história, desde os lanches que Chloe comeu até a cor do cabelo do Red.

tt: na sua opinião, qual a importância de dar vida a personagens representativos, especificamente no universo da rom-com?
TH: O romance nos mostra quem é digno de amor, então, toda vez que escrevemos personagens marginalizados que vivem felizes para sempre, estamos reescrevendo a narrativa dominante sobre quem merece cuidado, bondade e afeto. Quero que os leitores se vejam sendo adorados.Talia Hibbert

tt: qual foi a cena mais difícil de escrever em Acorda pra vida, Chloe Brown? E qual foi a mais divertida?
TH: A cena mais difícil para mim foi perto do fim, quando as questões que os dois personagens estavam ignorando finalmente vieram à tona. Eles tiveram que reconhecer suas próprias feridas e continuar tentando de qualquer maneira, o que foi muito emocionante de escrever. A cena mais divertida foi Chloe sendo presa em uma árvore. Foi um momento tão bobo e alegre, e eu realmente gostei de escrever as brincadeiras entre ela e Red.

tt: você aborda tópicos e questões sociais realmente importantes para suas histórias. Como você se sentiu escrevendo e dando vida a Red e Chloe?
TH: Como o romance é sobre as pessoas superando as coisas que as magoaram ou as impediram, é muito mais político do que as pessoas presumem. Portanto, incorporar questões sociais sempre parece natural, porque questões sociais desempenham um papel na vida de todos (para melhor ou para pior).

+ Como é o processo de criação de capas de livros?

tt: o que você mais gosta na Chloe?
TH: Ela tem limites muito fortes. Possivelmente forte demais, já que ela tem que trabalhar para deixar as pessoas entrarem, mas eu amo o quão firme ela é sobre o que ela quer e o que ela não quer.

tt: você está trabalhando em algum projeto novo? Pode dar um spoiler para nós?
TH:
Sim! Estou escrevendo uma nova série de comédias românticas ambientadas no mesmo mundo que as Irmãs Brown. É chamado Skybriar, e cada livro é baseado em um dos meus romances favoritos de Austen (Orgulho e Preconceito, Emma e Persuasão). Também estou escrevendo meu primeiro romance para jovens adultos, então fique atento a isso!


O livro Acorda pra vida, Chloe Brown pode ser adquirido na Amazon aqui.

Mais notícias para você

Entretenimento

Em conversa com a todateen, Ana Xisdê comenta sobre a participação feminina e importância de novas aberturas!

Entretenimento

Como a gente já comentou por aqui, nesta semana tá rolando o VCT Game Changers, o principal campeonato feminino de Valorant no Brasil. O...

Entretenimento

Como já falamos por aqui, Larissa Luz foi responsável por abrir o line-up na 1ª edição do Festival Turá neste sábado, 2, no Parque...

Comportamento

Muito além de ser reconhecida por sua voz doce e marcante, Agnes Nunes é sinônimo de muita potência. Aos 20 anos, ela é uma...