Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Vamos falar sobre vitiligo? A doença autoimune afeta milhares de pessoas no Brasil

Crédito: Shutterstock

Um dos assuntos em alta na internet nessa última semana é vitiligo. Isso se deve a Natália, primeira participante do Big Brother Brasil a ter a doença. Desde que foi anunciada, o tema chegou a ficar entre os mais buscados na web.

Para quem não sabe, o vitiligo é uma doença autoimune que ocorre após o desaparecimento de células chamadas melanócitos, responsáveis por produzir a melanina do corpo. Em decorrência disso, algumas partes da pele ficam mais claras que outras. Quem explica tudo isso para a gente é a Dra. Luciana Passoni, médica dermatologista.

Em conversa com a todateen, Luciana tira várias dúvidas comuns sobre a doença e conta as suas principais especificações. “O vitiligo é uma doença não contagiosa, não é transmissível e não é prejudicial à saúde física. As manchas causadas pela doença podem afetar a qualidade de vida do paciente e a sua autoestima”, explica

Quais são os primeiros sinais da doença? Ela começa a aparecer normalmente a partir de que idade?

É comum o aparecimento das manchas na infância, até mesmo nos primeiros meses de vida, ou na adolescência. Estima-se que 50% dos casos iniciam-se antes dos 20 anos e 25% antes dos 10 anos de idade.

Essas manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Fique sempre de olho no couro cabeludo, nos cílios e sobrancelhas, pois esses lugares também podem indicar o início do vitiligo.

O que fazer quando identificar esses sinais?

Assim que surgir manchas esbranquiçadas com ou sem sintomas (ardor, sensibilidade e coceira) nas crianças ou adolescentes, os pais e responsáveis devem procurar imediatamente um médico dermatologista de confiança para uma avaliação.

Quais são as opções de tratamento da doença? Como funciona esse processo?

O vitiligo não ter cura, mas tem tratamento. É de extrema importância fazer um tratamento sério e com um médico de confiança. Existem resultados muito positivos no tratamento.
Use sempre protetor solar para proteger a parte mais clara e evitar que mude ainda mais a cor do corpo em relação às manchas. Outras opções para tratamento incluem pomadas, laser, enxerto ou transplante de melanócitos.

Qual a gravidade da doença? Ela pode desencadear outros problemas?

A doença pode desencadear fatores emocionais ou problemas no sistema imunológico. Manter a criança e o adolescente num ambiente equilibrado e saudável é muito importante.

Isso, pois costuma causar sentimentos como: vergonha, ansiedade, tristeza, insegurança, desamparo, além de quadros como isolamento social e depressão, podendo chegar à idealização suicida. É muito importante que os pais e os responsáveis fiquem atentos no comportamento dos adolescentes.

Existe alguma forma de prevenção?

O vitiligo é uma condição genética e de origem autoimune caracterizada pela perda da coloração da pele em certas áreas do corpo. Por ser uma doença genética, somente pessoas com predisposição é que poderão desenvolvê-la, não há como prevenir o seu aparecimento.

Mais notícias para você

Beleza

Confira as melhores indicações para ter uma pele glow e perfeita até mesmo nas temperaturas mais altas

Beleza

Veja algumas dicas essenciais para cuidar da sua pele com o fim do carnaval

Beleza

Dermatologista explica sobre os hábitos que afetam a saúde da pele

Beleza

Separamos algumas dicas que podem melhorar ainda mais o seu skin care