Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Vem descobrir o que a aparência das unhas revelam sobre a saúde do seu corpo

Crédito: Shutterstock

Quando a nossa saúde está em desequilíbrio, o corpo começa a sinalizar de alguma forma. Desde faltas de vitaminas ou até uma infecção mais séria, a aparência das unhas pode indicar algumas dessas razões. Por isso, é importante sempre ficar ligada em qualquer mudança, viu?.

Separamos aqui informações da dermatologista Dra. Adriana Vilarinho para te orientar com isso tudo. Vale lembrar que é impossível fazer qualquer diagnóstico por conta própria, então se acabar se identificando com algum desses tópicos, não deixe de procurar um dermatologista. Vem ver!

Claras

As unhas claras em excesso podem indicar deficiências nutricionais ou até problemas hormonais. Pode ser falta de proteína, ferro ou até mesmo indicar a presença de uma anemia.

Esbranquiçadas

A cor branca nas unhas pode ser sinal de doenças hepáticas, doenças renais, cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes, infecção fúngica ou até uma alteração genética e indício de doenças como vitiligo e hanseníase.

Amareladas

Normalmente unhas amareladas podem estar relacionadas a reação de algum medicamento ou uma infecção fúngica. Em casos mais graves, pode indicar doenças pulmonares, hepáticas, psoríase e diabetes.

Com manchas brancas

É bem comum aparecerem machinhas brancas nas unhas, o que pode acontecer por conta das variações hormonais ao longo do ciclo menstrual. Não indicam qualquer problema de saúde, mas podem surgir com o uso de alguns antibióticos ou doenças como vitiligo ou hanseníase, por exemplo.

Rachadas

Essa é para as viciadas em pintar as unhas! Rachaduras podem ser um alerta para diminuir o uso de esmaltes, acetonas e produtos químicos. Além disso, também pode ser um sinal de carência de vitaminas, ferro, ácido fólico, desnutrição e doenças endócrinas ou problemas na tireoide.

Quebradiças

Sabe quando a unha não para de descamar e quebra com facilidade? Pois é. Isso pode ser uma indicação de problemas como anemia, dermatose ou até mesmo na tireoide.

Lembrando de novo, se você observou alguma dessas alterações, já marca uma visita na dermato, ok? E para ajudar a manter a aparência e saúde das unhas, a Dra. Adriana Vilarinho ainda deixou algumas dicas simples para seguir no dia a dia.

  • Cortar sempre em formato quadrado para evitar que elas encravem, principalmente a dos pés;
  • Não retirar toda a cutícula, já que ela é uma proteção que impede a infecção por fungos e bactérias;
  • Nunca compartilhar alicate, lixa, palito e tesoura com outra pessoa;
  • Incluir no prato alimentos que auxiliem no fortalecimento das unhas, como proteínas;
  • Após o banho, enxugar muito bem as unhas das mãos e dos pés, para prevenir as micoses;
  • Usar luvas quando manusear produtos de limpeza ou tóxicos;
  • Não roer, esse hábito favorece infecções;
  • Preferir produtos antialérgicos e, quando possível, recomendado por um dermatologista

Mais notícias para você

Beleza

Mantenha as unhas bem cortadas para evitar o hábito de roê-las

Beleza

Te contamos quais esmaltes estão em alta durante o outono

Moda

Alerta tendência! Confira as unhas mais ousada que estão conquistando os amantes de Nail Art

Entretenimento

Trouxemos ficas para deixar suas unhas mais hidratadas do que nunca