Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Vestibular: saiba como estudar exatas sem pirar nesse começo de ano

Professores dão dicas para facilitar a vida dos alunos nessa época de retomada dos estudos

Vestibular: saiba como estudar exatas sem pirar nesse começo de ano
Vestibular: saiba como estudar exatas sem pirar nesse começo de ano - Foto: Shutterstock

As férias escolares já acabaram e chegou a hora de voltar à rotina de estudos. Apesar da “preguiça”, muitos alunos já estão apreensivos com as provas de vestibular que acontecerão no decorrer do ano.

E é comum que seja ainda mais difícil retomar o ritmo nas matérias com fama de “as mais difíceis” — que, em geral, são as disciplinas de Exatas — Física, Química e Matemática. De acordo com a última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, 43,2% dos alunos brasileiros tiveram pontuação baixa nas disciplinas da área, sendo a Matemática a responsável pelo pior desempenho.

No entanto, embora as disciplinas de Exatas sejam costumeiramente vistas como “vilãs” por muitos estudantes, elas estão longe de ser um “bicho de sete cabeças” no vestibular.

Os professores Daniel Ferretto (Matemática), Michel Arthaud (Química) e André Coelho (Física), que dão aulas na plataforma Professor Ferretto listaram algumas dicas para os alunos estudarem ciências exatas “sem pirar”:

Matemática

“Conhecer bem a parte conceitual e entender a teoria é fundamental para conseguir entender o que está sendo cobrado, inclusive em questões que envolvem contas. Estudar os temas básicos e depois passar para os mais complexos, é uma boa tática. Além disso, é importante fazer simulados com a mesma quantidade de questões e tempo definido. Isso te auxiliará na aprendizagem”, recomenda Daniel Ferretto, professor de Matemática.

Química

“Identifique o que é mais importante na questão, pois a interpretação ajuda a ir bem em 70% da prova. Outro ponto muito importante, mesmo que tenhamos dificuldade para entender, é rever os nossos erros. As pessoas não gostam de errar, porém, é o ponto que mostra onde é necessário focar mais. Pratique a resolução de questões do Enem de anos anteriores, pois assim é possível se habituar com o modelo das perguntas, características dos exercícios, revisar e treinar os conteúdos”, diz Michel.

Física

“Ter uma boa noção dos assuntos de Física básica e Matemática básica é fundamental para que os alunos consigam interpretar bem as questões e desenvolver bem as contas. Sempre que o aluno aprende Física de forma contextualizada e aplicada ao cotidiano, os resultados são muito melhores. Além de trazer a Física para o cotidiano, é um ponto fundamental no aprendizado efetivo da matéria”, comenta André Coelho, professor de Física.

E como driblar a preguiça?

Voltar ao ritmo dos estudos após o período de férias pode ser desafiador, principalmente para os estudantes que passaram todo o recesso escolar sem realizar leituras e revisões, em momentos intercalados ao lazer. E agora que o vestibular está vindo? O que fazer?

“Uma boa forma de deixar a preguiça e a procrastinação de lado é, já no início das aulas, definir um cronograma para a preparação, com metas diárias, semanais e mensais. Dessa forma, o aluno terá o controle do seu tempo livre e do tempo dedicado à preparação para as provas. Além disso, ele poderá focar mais nas prioridades e metas particulares”, recomenda o professor Michel Arthaud, de Química.

Mais notícias para você

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)

Horóscopo

Veja seu horóscopo para esta sexta-feira (26/04)

Comportamento

Com essas dicas, sua roda de amigos irá aumentar!