Como é a sua relação com a menstruação? A de Luisa Moraleida lhe fez publicar nas redes sociais uma foto utilizando o sangue menstrual como máscara facial. Com o objetivo de trazer um debate ao influenciar as mulheres a rever como encaram o ciclo e desconstruir o errôneo “nojo” em relação à menstruação, a digital influencer postou uma foto sua em um momento de skincare em conjunto com uma legenda inspiradora. Entretanto, ficamos com a dúvida: não faz mal colocar o sangue menstrual no rosto?
Ver essa foto no Instagram
“Antigamente nós nos juntávamos em tendas vermelhas para reverenciar o momento sagrado da menstruação. as anciãs passavam seus conhecimentos para as mais novas e todas compartilhavam segredos, rituais e ensinamentos antigos. Essa tradição foi sendo abandonada ao longo do tempo devido à formação de uma sociedade desequilibrada e ansiosa e por consequência, uma desconexão com o próprio corpo – e com a própria vida. Hoje estamos em um processo de resgate dessa ancestralidade por honra ao trajeto de onde viemos e em esperança de trilhar um outro caminho – de volta para nós mesmas. Receber a lua é um processo maravilhoso de morrer e renascer a cada quatro semanas. Tudo na simples e natural potência de transmutação de células e tecidos poderosíssimos, tão fortes que seriam capazes de carregar uma outra vida!”, escreveu Moraleida.
Em seu texto, a influencer frisa a relação do ciclo menstrual com as fases da lua e chama a atenção para que as mulheres deixem de tratar o sangue menstrual como tabu, afinal, ali não há “sujeira” como muitas pessoas acreditam.
“Perceba em seu corpo e mente como essa identificação com os arquétipos se repete no período cíclico. Conectar-se com seu sangue e ressignificar o que nos foi ensinado sobre ele (sujo, nojento, trabalhoso, doloroso, pecaminoso) é uma forma linda de se reconhecer. Conhece-te a ti mesma. Torna-te quem tu és. Comece de dentro pra fora. Seu sangue é só seu, seu sangue é você. Aprender a vê-lo com amor é uma resistência amorosa e uma revolução pacífica”, finaliza.
Apesar de muitas pessoas concordarem com a manifestação de Moraleida sobre a necessidade de ressignificar a menstruação, tem quem fique com a dúvida: afinal, é saudável usar o sangue como máscara facial? A todateen foi atrás dessa resposta!
Assim como Luisa afirma em seu texto, o sangue menstrual está longe de ser “sujo”. A Dra. Kate Koetz, da clínica For All Group de São Paulo, explica que na verdade a menstruação é apenas a descamação da “pele” do útero, estéril, sem toxinas ou secreção. Segundo a Dra., como não existe ali nenhuma substância tóxica, usar este sangue não lhe fará mal, mas ao mesmo tempo não existe comprovação científica de que ela de fato tenha benefícios para o rosto.
Fica a lição de que menstruação não pode ser tabu, e viva a natureza lunar que acompanha as mulheres <3
Y’all keep fangirling over Peter Kavinsky. I’ll be over here stanning my new feminist icon, Kitty Covey. #ToAllTheBoysIveLovedBefore pic.twitter.com/JqNVl5pFfb
— Amy March Energy 2020 (@jessica_toomer) August 22, 2018