Se tem uma tendência que, apesar das inúmeras críticas, segue em alta no mundo da beleza e da estética é o volume nos lábios. As técnicas vão desde a aplicação de um batom além do contorno ao uso do preenchimento. Mas, será que todas as práticas são funcionais? Há efeitos que, ao longo prazo, podem prejudicar a saúde?
Pensando nisso, a dermatologista Daniela de Almeida Figueiras, membro da Doctoralia, responde as principais dúvidas sobre o assunto. Se liga!
Esfoliação
Assim como os produtos para esfoliação do corpo e do rosto, o esfoliante labial tem uma função bem semelhante: remover as células mortas, impulsionando a circulação sanguínea e promovendo hidratação.
“Além do esfoliante deixar os lábios mais propensos a absorver os nutrientes e componentes rejuvenescedores existentes em produtos como hidratantes e protetores labiais, fazer a esfoliação de uma a duas vezes por semana pode contribuir para dar mais viço e saúde aos lábios”, afirma.
Dilatador dos lábios
Após a descoberta de que várias modelos utilizavam uma ferramenta para o aumento dos lábios, que faziam movimentos de sucção, muitas mulheres recorrem ao “sugador de lábios” para dar o efeito “bocão”. No entanto, apesar do efeito imediato de aumento dos lábios após o uso, a longo prazo pode traumatizar a região devido às micro agressões do uso contínuo que a ferramenta pode trazer. Cuidado, viu?
Preenchimento Labial
O preenchimento labial é um procedimento estético realizado com a ajuda de uma agulha para a colocação de uma substância absorvível chamada ácido hialurônico. O produto tem uma ação temporária e necessita de aplicações periódicas, mas a dermatologista alerta sobre as contraindicações, “o preenchimento labial não é indicado quando se tem infecção local ativa ou algum outro procedimento permanente aplicado anteriormente nos lábios.”
Gloss com ácido hialurônico
O gloss com ácido hialurônico é um produto manipulado especificamente para o aumento da boca de forma temporária sem agredir os lábios. Além do produto preencher e dar mais volume, ele também fornece hidratação e melhora a estruturação de colágeno nos lábios. Isso porque o ácido hialurônico é capaz de atrair moléculas de água e dessa forma, seu efeito preenchedor melhora a textura, o aspecto das linhas finas e dos vincos.
“O gloss pode ajudar na hidratação e, dependendo da luz que incide sobre os lábios, ele também traz aspecto de mais volume”, finaliza.