Nem precisamos dizer que a pele dos lábios é super delicada e sensível, né? Além disso, também conta com uma camadinha de queratina mais fina do que a facial, sendo mais propensa ao temido ressecamento.
E, por estar em constante atrito devido a fala e os alimentos ácidos e quentes, que favorecem a perda de água, a região precisa ser hidratada com frequência, conforme indica a dermatologista Dra. Flávia Ravelli.
Com a chegada do verão e das altas temperaturas, a boca necessita de proteção extra tanto quanto a pele do rosto. “A exposição aos raios solares, à água salgada e o uso excessivo de ar-condicionado contribuem com o ressecamento, e até para a formação de fissuras. Além disso, os raios ultravioletas podem aumentar o risco de cânceres na região, bem como o envelhecimento precoce. Utilizar, diariamente, produtos com protetor solar específicos para o cuidado da pele dos lábios ajuda a prevenir esses danos”, explica.
E qual é o melhor tipo de produto?
Segundo Flávia, quando o uso for apenas para a hidratação dos lábios, a proteção solar não se faz tão necessária. Nestes casos, é melhor dar preferência a produtos com ativos reparadores e hidratantes em sua fórmula, como o dexpantenol (vitamina B5), a manteiga de karité e a vitamina E.
“Já para os momentos em que houver exposição aos raios solares, como na prática de exercícios ao ar livre, na praia ou piscina, produtos com alta fotoproteção – no mínimo, FPS 30 -, são fundamentais”, alerta.
Com relação à rotina de uso, ela ainda recomenda que o ideal é aplicar o hidratante labial antes mesmo de sair de casa, preferencialmente 15 minutos antes da exposição, e sempre levar um na bolsa, miga.
“Quando estiver ao ar livre, reaplique a cada duas horas ou sempre que a barreira física sumir, como após um mergulho na água. Eu sempre indico também a aplicação de reparadores antes de dormir, desta forma, os lábios estarão hidratados ao acordar. A pele labial íntegra ainda previne a entrada de microorganismos patogênicos e de substâncias irritativas”, conclui.