Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland foram os atores que deram vida ao Homem-Aranha nos cinemas. Já o dia 10 de agosto marca nada menos que o aniversário de Peter Parker. Criado em 1962, o personagem foi o primeiro a vestir o manto do herói nos quadrinhos. Um dos mais queridinhos pelo público, interpretar o Homem-Aranha mudou completamente a vida dos atores.
Por outro lado, para alcançar a oportunidade de assumir o uniforme azul e vermelho, eles tiveram que vencer uma forte concorrência. Como qualquer franquia, sempre há vários atores na disputa pelo papel mais cobiçado. E com o Homem-Aranha não seria diferente, né?
Com três versões no cinema, Peter Parker é um papel mega disputado e vários rostinhos conhecidos já entraram nessa competição. Timothée Chalamet, Jake Gyllenhaal e até Leonardo DiCaprio estão na lista. Confira alguns atores que passaram perto de interpretar o Homem-Aranha nos cinemas:
Timothée Chalamet
Talvez você não se surpreenda, mas o protagonista de “Duna”, era um forte candidato na lista para interpretar Peter Parker. Claro, antes que o papel acabasse nas mãos de Tom Holland. Jovem, bonito e carismático… É fácil entender por que os produtores considerariam ele para o papel, né?
Em 2015, Timothée foi um dos atores que fez o teste para “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”. Porém, ele confessou que estragou a oportunidade. “Li duas vezes e saí suando em pânico total”, disse em entrevista ao The Hollywood Reporter, em 2018.
Leonardo DiCaprio
Hoje em dia, o ator é um pouco velho para interpretar o Homem-Aranha, mas já foi uma opção anteriormente. Leo estava na lista para interpretar o herói na primeira trilogia do lançador de teias no cinema, dirigida por Sam Raimi. Embora o papel tenha acabado nas mãos de Tobey Maguire, ele entrou para a concorrência.
Por outro lado, ele não foi muito longe no processo seletivo. “Havia um roteiro. Eu sei que ele estava semi-sério sobre fazer isso em algum momento, mas não me lembro de mais nenhuma conversa sobre isso. Tivemos algumas conversas. Acho que tinha um roteiro que eu li, mas não me lembro. Isso foi há 20 anos!”, contou a Empire Magazine.
Asa Butterfield
O protagonista de “Sex Education” já teve várias tentativas para participar de uma grande franquia. Além de protagonizar o longa “Ender’s Game”, que acabou desapontando nas bilheterias, o ator também concorreu pelo papel do Teioso. Na época, ele era uma das principais opções entre os atores para interpretar o Homem-Aranha, mas acabou não conseguindo.
Ao contrário de outros atores, a situação realmente o deixou devastado. “De vez em quando há uma parte [que você realmente quer] e é um roteiro que você ama, e você meio que coloca seu coração e alma nele, e não consegue”, confessou ao Collider.
Jake Gyllenhaal
Quando “Homem-Aranha 2” estava prestes a começar as filmagens, Tobey Maguire estava machucado e os cineastas não queriam atrasar as gravações. Caso o ator não se recuperasse a tempo, Jake assumiria o papel. Dá para acreditar?
Apesar da situação inusitada, Jake Gyllenhaal ele acabou incluído no universo do herói de qualquer forma. Em “Homem-Aranha: Longe de Casa”, ele interpretou o vilão Mysterio.
Tom Cruise
Sim, até Tom Cruise já foi considerado para o papel. No auge da década de 1980, o ator era um dos principais nomes no cinema. Com isso, ele foi o principal nome na lista de uma primeira tentativa de adaptar Homem-Aranha para as telonas. A produção seria realizada pela Cannon Films e dirigida por Tobe Hopper, mas nunca chegou a acontecer.
James Franco
Mais um ator rejeitado que acabou nos filmes do mesmo jeito… James Franco! Na trilogia de Sam Raimi, ele ganhou o papel de Harry Osborn. Por outro lado, originalmente, o ator fez testes para Peter Parker. Em entrevista ao The Paly Voice, ele confessou que ficou um pouco desapontado por não conseguir o papel de protagonista.
“Primeiro fiz o teste para o papel de Peter Parker, que correu bem. Descobri que não consegui e me decepcionei. Mas então Sam Raimi, o diretor, me ligou, e nos demos tão bem, e ele me perguntou [se eu queria] o papel de Harry. Ninguém mais fez o teste para o papel”.
Heath Ledger
Outro ator que foi considerado para a versão do Teioso dirigida por Sam Raimi foi Heath Ledger. De acordo com a produtora da Sony, Amy Pascal, o estúdio conversou bastante com Ledger para ele aceitar o papel, mas acabou não rolando.
No fim das contas, o ator entrou para o mundo dos quadrinhos, mas de um universo diferente. Heath fez história dando vida ao Coringa, em “O Cavaleiro das Trevas”, de Christopher Nolan. O papel foi tão icônico, que o ator ganhou um Oscar por ele após sua morte prematura.