Que roer as unhas não faz bem para a saúde você já sabe (o hábito pode colaborar para o desenvolvimento de doenças como a Hepatite A, H1N1, Esofagite Infecciosa e Gastrite). Porém, outra área também pode ser comprometida: os dentes! Eita!
De acordo com os profissionais da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, quem rói unha pode fraturar, lascar ou desgastar os dentes por conta do estresse causado pelo hábito. Se você usa aparelho ortodôntico, “o risco é ainda maior por conta do encurtamento das raízes, chamado de reabsorção radicular. Isso porque os aparelhos já expõe os dentes a uma pressão grande”, explica Alessandro Schwertner, dentista.
E tem mais…
Quem tem o hábito de roer unhas pode desenvolver feridas e lacerações dos tecidos gengivais, contaminação por bactérias levadas à boca e, da boca, à corrente sanguínea. Também entram na conta: desgaste do esmalte dos dentes, má oclusão (quando não é um encaixe perfeito entre as arcadas) e sensibilidade.
Segundo os profissionais, quem rói as unhas correm outros riscos relacionados à saúde bucal, como a abertura de feridas e lacerações dos tecidos gengivais, contaminação por bactérias levadas à boca e da boca à corrente sanguínea, desgaste do esmalte dos dentes causado pelo atrito com as unhas, má oclusão (quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas), sensibilidade, etc.
Como parar?
Os profissionais indicam:
- Usar um protetor bucal, que impede o hábito e evitar mais danos aos dentes;
- Aprender a repousar a língua para cima, com os dentes afastados e os lábios cerrados;
- Usar esmaltes de gosto amargo para que pouco a pouco as mãos deixem de ser levadas à boca;
- Manter as unhas cortadas, lixadas e esmaltadas.
LEIA TAMBÉM
- Garota da Alemanha não corta as unhas há 3 anos!
- Unhas de diva: 6 dúvidas respondidas
- Aparelho ortodôntico: saiba tudo sobre a versão transparente!