Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

10 mitos e verdades sobre o cabelo cacheado

Crédito: Shutterstock

Por anos, a sociedade ditou a regra que de cabelo bonito era liso, né? Isso foi crucial para que várias mulheres se jogassem em processos de alisamentos em uma tentativa de se aproximar do tal “padrão de beleza”.

Com sorte, nos últimos tempos a essa falsa ideia vem sendo desmistificada (ainda bem!). E assim, os cabelos cacheados e crespos foram ganhando cada vez mais espaço e visibilidade e para te deixar craque quando o assunto é cuidar dos seus belíssimos caracóis, Bianca Hulmann, especialista em cabelos naturais elencou 10 mitos e verdades sobre os cuidados com os seus cachinhos. Confira:

Afinal, o cabelo cacheado demora mais para crescer? Mito!

Todos os cabelos crescem igual, o tamanho pode variar de 1 a 1,5 cm por mês dependendo de cada pessoa. “Muitas mulheres pensam que o cabelo crescia mais rápido quando era alisado, isso porque o cabelo cacheado tem o fator encolhimento, ou seja, os fios continuam crescendo igual”, explica.

Está proibido lavar o cabelo todos os dias e só pode cortar reto? Mito!

Está liberado lavar todos os dias e cortar de outras maneiras. Basta ter uma rotina de cuidados, com produtos de boa qualidade e fazer uso do método low-poo. Sobre os cortes, Bianca explica que cortar reto tende a deixar o cabelo em forma de pirâmide, o que não é muito usual. “Para obter um volume distribuído o cabelo cacheado deve ser cortado em camadas”, ensina.

É verdade que o cabelo cacheado só pode ser cortado a seco? Depende!

Cada caso é um caso, e o cabeleireiro que irá analisar individualmente cada cabelo e decidir se irá cortar seco ou molhado. O corte a seco é muito indicado principalmente para quem tem mais de uma textura dos fios, mas não é regra.

O cabelo cacheado vem sendo assumido cada vez mais? Verdade!

Cada vez mais as meninas e mulheres estão assumindo sua beleza natural dos cabelos cacheados. “Muitos podem achar que é a transição capilar é uma nova tendência, mas não é isso. É aceitação e libertação. Por muito tempo o cabelo cacheado era tratado como um cabelo desarrumado.” justifica Bianca.

O cabelo cacheado dá mais trabalho que o liso para o manter saudável? Mito!

Independentemente da curvatura, todos os cabelos precisam de cuidado, então esse é mais um mito que foi espalhado. O cabelo cacheado, por não passar por um processo de escova e chapinha, pode ter frizz, mas isso não significa que o cabelo não está saudável, Definitivamente o cabelo cacheado não dá mais trabalho e ainda oferece a liberdade de não precisar ser refém de chapinhas.

Usar toalha comum causa frizz? Verdade!

Causa mais frizz pelo atrito do tecido com os fios. O ideal é usar uma toalha de algodão ou até mesmo papel toalha de limpeza, que também pode ser reciclado e usado novamente.

Dormir com touca ou fronha de cetim ajuda no dia seguinte? Verdade!

Essa dica começou a se popularizar recentemente e ajuda muito. Durante a noite costumamos nos mexer muito, esse atrito do cabelo com a fronha comum causa muito frizz, então o ideal é prender o cabelo com um coque alto e usar a touca ou fronha de cetim. Se usar os dois o resultado é ainda melhor.

Só se deve pentear o cabelo cacheado molhado? Verdade!

“Essa é uma verdade muito importante de destacar. O ideal é sempre pentear o cabelo no banho com condicionador ou máscara, começando pelas pontas, meio e depois a raiz. Nunca o penteie seco, pois poderá quebrar os fios”, explica.

Chapinha e escova podem modificar os cachos permanentemente? Verdade!

Mesmo que o cabelo seja 100% natural pode ocorrer um alisamento mecânico pelo calor da escova e chapinha. É preciso ter muito cuidado, principalmente ao escovar os cabelos em salões que utilizam a mesma escova em cabelos com química.

Cabelos cacheados são mais ressecados? Verdade!

Quanto menor a curvatura, maior o ressecamento. Isso porque o couro cabelo produz a oleosidade, mas ela não consegue chegar ao comprimento e pontas como no cabelo liso. Por isso muita nutrição e hidratação é fundamental para todas as cacheadas.

Mais notícias para você

Beleza

Você sabe qual é a curvatura do seu cabelo? Se não sabe se é crespo, ondulado ou cacheado, fique tranquila! A gente te salva

Beleza

Conheça as necessidades do seu cabelo e nunca mais erre na hora do haircare

Beleza

Especialista elenca práticas úteis e eficazes para quem precisa de ajuda na finalização capilar

Beleza

Tratamento é eficaz para remoção de pelos, mas muitas pessoas confundem mitos com a verdade