Fale conosco

O que vc está procurando?

TodaTeen

Comportamento

3 dicas para manter a rotina de estudos nas férias!

Crédito: Unsplash

Julho é quase que sinônimo de férias, né? A época mais aguardada do ano pelos estudantes de plantão significa um período longe dos livros, apostilas, testes, simulados… e assim por diante.

No entanto, engana-se quem pensa que a melhor alternativa para o descanso é se desligar totalmente dos estudos e, se por acaso você está em ano de vestibular, provavelmente vai se identificar com o que iremos dizer agora: é importante conciliar o tempo dedicado ao lazer, sem abandonar a sua rotina!

Pedro Renno, professor de História da “Plataforma Professor Ferreto”, explica que é necessário reduzir a carga de estudo, uma vez que o mais importante é a qualidade do tempo dedicado, a produtividade e não o número de horas. “A motivação do aluno nasce de saber que o pouco que é estudado, é um avanço no aprendizado”, conta.

“É válido refazer alguns exercícios para testar como está o conhecimento sobre os conteúdos, assim é possível saber se você se lembra de grande parte ou já se esqueceu. Caso não acerte ou tenha muita dificuldade na resolução, revisar os conteúdos em questão é uma boa estratégia”, pontua o professor de Literatura Alencar Schueroff.

Enquanto isso, Michel Arthaud, professor de Química, conta que não é precisa ficar com “peso na consciência” com essa pausa, viu? “Esse período vai possibilitar um melhor rendimento na maratona final. Após o descanso merecido, devem ser feitas revisões dos conteúdos já vistos. Dê preferência a questões no estilo do vestibular que você irá prestar”, afirma.

Abaixo, a todateen também trouxe mais algumas dicas para você não largar mão dos estudos nas férias e se dar bem quanto retornar definitivamente.

Bora definir metas

Uma das soluções para manter fresquinho o que foi aprendido até aqui é definir metas de avanço. “Ter objetivos é importante em qualquer situação, tanto no período de férias quanto de aulas. Assim, os alunos vão percebendo sua evolução e suas dificuldades, e conseguem ter um controle para ser mais eficaz nos estudos”, afirma Renno.

Xô, procrastinação

Férias não pode ser confundida com procrastinação, tá? O recomendado é reduzir e ir com calma. Afinal, uma mente tranquila consegue ir mais longe. “É preciso estudar, mas também garantir algum tempo livre para fazer o que gosta. Assista a uma série, vá para as redes sociais, faça o que te dá prazer, mas não deixe de pontuar seus atuais objetivos e de estudar, mesmo que seja menos nas férias”, acrescenta.

Faça revisões frequentes

Revisar os conteúdos é uma boa forma de estudar, pois isso ajuda o aluno a relembrar os tópicos da disciplinas, tendo ele afinidade ou não com a matéria. “A revisão dos conteúdos estudados vale muito a penamas não se pode esquecer que isso não é pegar o conteúdo do zero, e sim relembrar aquilo que já foi visto anteriormente. Por isso, é preciso ter calma e não se desesperar. Indico que o aluno revise alguns conteúdos de cada disciplina todos os dias, ou, se não for possível, ao menos em dias alternados”, finaliza.

Combinação de Signos

Confira a combinação de signos para todos do zodíaco

Descubra quais signos combinam no amor, sexo, trabalho e amizade. Faça quantas combinações desejar e compartilhe!