Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

3 dicas para manter a rotina de estudos nas férias!

Crédito: Unsplash

Julho é quase que sinônimo de férias, né? A época mais aguardada do ano pelos estudantes de plantão significa um período longe dos livros, apostilas, testes, simulados… e assim por diante.

No entanto, engana-se quem pensa que a melhor alternativa para o descanso é se desligar totalmente dos estudos e, se por acaso você está em ano de vestibular, provavelmente vai se identificar com o que iremos dizer agora: é importante conciliar o tempo dedicado ao lazer, sem abandonar a sua rotina!

Pedro Renno, professor de História da “Plataforma Professor Ferreto”, explica que é necessário reduzir a carga de estudo, uma vez que o mais importante é a qualidade do tempo dedicado, a produtividade e não o número de horas. “A motivação do aluno nasce de saber que o pouco que é estudado, é um avanço no aprendizado”, conta.

“É válido refazer alguns exercícios para testar como está o conhecimento sobre os conteúdos, assim é possível saber se você se lembra de grande parte ou já se esqueceu. Caso não acerte ou tenha muita dificuldade na resolução, revisar os conteúdos em questão é uma boa estratégia”, pontua o professor de Literatura Alencar Schueroff.

Enquanto isso, Michel Arthaud, professor de Química, conta que não é precisa ficar com “peso na consciência” com essa pausa, viu? “Esse período vai possibilitar um melhor rendimento na maratona final. Após o descanso merecido, devem ser feitas revisões dos conteúdos já vistos. Dê preferência a questões no estilo do vestibular que você irá prestar”, afirma.

Abaixo, a todateen também trouxe mais algumas dicas para você não largar mão dos estudos nas férias e se dar bem quanto retornar definitivamente.

Bora definir metas

Uma das soluções para manter fresquinho o que foi aprendido até aqui é definir metas de avanço. “Ter objetivos é importante em qualquer situação, tanto no período de férias quanto de aulas. Assim, os alunos vão percebendo sua evolução e suas dificuldades, e conseguem ter um controle para ser mais eficaz nos estudos”, afirma Renno.

Xô, procrastinação

Férias não pode ser confundida com procrastinação, tá? O recomendado é reduzir e ir com calma. Afinal, uma mente tranquila consegue ir mais longe. “É preciso estudar, mas também garantir algum tempo livre para fazer o que gosta. Assista a uma série, vá para as redes sociais, faça o que te dá prazer, mas não deixe de pontuar seus atuais objetivos e de estudar, mesmo que seja menos nas férias”, acrescenta.

Faça revisões frequentes

Revisar os conteúdos é uma boa forma de estudar, pois isso ajuda o aluno a relembrar os tópicos da disciplinas, tendo ele afinidade ou não com a matéria. “A revisão dos conteúdos estudados vale muito a penamas não se pode esquecer que isso não é pegar o conteúdo do zero, e sim relembrar aquilo que já foi visto anteriormente. Por isso, é preciso ter calma e não se desesperar. Indico que o aluno revise alguns conteúdos de cada disciplina todos os dias, ou, se não for possível, ao menos em dias alternados”, finaliza.

Mais notícias para você

Beleza

Não esqueça de cuidar do seu cabelo nas férias de verão

Beleza

A organização é indispensável na hora de arrumar sua mala para viagem

Comportamento

Ficar em casa nas férias pode ser super relaxante, mas, as vezes, esse relaxamento leva a gente ao tédio. Esse é o momento em...

Comportamento

Se inspire e escolha a melhor legenda para suas fotos