Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Beleza

3 receitas caseiras para não desidratar pele e cabelos no tempo seco

Crédito: Shutterstock

Não é novidade para ninguém que o clima mais seco faz com que a camada mais externa das células da nossa pele encolha, prejudicando a ação de proteínas que criam a barreira cutânea, responsável por não permitir a entrada de agentes externos por ali e no couro cabeludo.

Pensando nisso, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada explica que quando tal barreira é quebrada a pele fica mais seca e sujeita a descamação, que afeta principalmente áreas como as bochechas e mãos, dando aquele aspecto (bem ruim) de descuido durante o inverno.

Vale dizer ainda que a queda dessa proteção natural também aumenta o risco de sensibilidade, irritação e processos inflamatórios que podem ser mais graves. Por isso, fica o alerta. “Hábitos errados no inverno também podem piorar a qualidade da pele e do couro cabeludo, mas dá para evitar”, conta Jamar.

via GIPHY

Atenção aos cuidados, amiga!

  • Cuidados com os banhos demorados e muito quentes: a água em alta temperatura retira a oleosidade e favorece o aparecimento da dermatite seborreica, inflamação da pele caraterizada por descamação (no couro cabeludo, a popular caspa, por exemplo).
  • Bucha não: Esfregar em excesso a pele do corpo com buchas também agride demais os tecidos e resseca ainda mais.

Para minimizar os efeitos dos dias frios, o farmacêutico revela três receitinhas interessantes para fazer em casa e ainda deixa a dica: “Em todos as receitas pode ainda acrescer algumas gotas (de 10 a 20 gotas) de óleo de copaíba, rosa mosqueta, calêndula e semente de uva, que além de hidratar possuem propriedades antioxidantes de proteção e inibição de agentes externos como fungos e bactérias”, afirma.

Creme caseiro para pele ressecada

– 1 xícara de coco ralado
– 1 colher de aveia
– 1 copo de leite morno

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca. Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água.

Máscara para cabelo seco

– 1 abacate
– 2 colheres de chá de suco de limão (para cabelos loiros)
– 2 colheres de chá de vinagre de maçã (para cabelos escuros)
– 1 litro de água

Esmague bem o abacate e aplique-o nos cabelos e no couro cabeludo, massageando vigorosamente durante 5 minutos. Coloque uma touca plástica para aquecer. Lave com shampoo não alcalino. Adicione as 2 colheres de chá de suco de limão (cabelos loiros) ou as 2 colheres de chá de vinagre de maçã (cabelos escuros) a 1 litro de água para a lavagem final. Seque bem com a toalha.

Para se livrar das caspas

– 1 colher (sopa) de sálvia
– 1 (sopa) de alecrim
– 1 xícara de água fervente

Misture tudo, deixar esfriar e aplique no couro cabeludo. Faça este tratamento antes de passar o xampu.

Mais notícias para você

Beleza

Saiba como montar sua maquiagem parar durar nesse tempinho de muito frio

Beleza

Vem ver as cores e estilos de maquiagem que mais combinam com esse friozinho do inverno

Moda

Consultora de moda Camila Cavalcante conta quais serão os tons que farão sucesso no outono/inverno e como usar

Beleza

Por estar constantemente exposta ao ambiente, a pele está mais suscetível aos efeitos do estresse do que qualquer outro órgão!