Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

3 receitas caseiras para não desidratar pele e cabelos no tempo seco

Crédito: Shutterstock

Não é novidade para ninguém que o clima mais seco faz com que a camada mais externa das células da nossa pele encolha, prejudicando a ação de proteínas que criam a barreira cutânea, responsável por não permitir a entrada de agentes externos por ali e no couro cabeludo.

Pensando nisso, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada explica que quando tal barreira é quebrada a pele fica mais seca e sujeita a descamação, que afeta principalmente áreas como as bochechas e mãos, dando aquele aspecto (bem ruim) de descuido durante o inverno.

Vale dizer ainda que a queda dessa proteção natural também aumenta o risco de sensibilidade, irritação e processos inflamatórios que podem ser mais graves. Por isso, fica o alerta. “Hábitos errados no inverno também podem piorar a qualidade da pele e do couro cabeludo, mas dá para evitar”, conta Jamar.

via GIPHY

Atenção aos cuidados, amiga!

  • Cuidados com os banhos demorados e muito quentes: a água em alta temperatura retira a oleosidade e favorece o aparecimento da dermatite seborreica, inflamação da pele caraterizada por descamação (no couro cabeludo, a popular caspa, por exemplo).
  • Bucha não: Esfregar em excesso a pele do corpo com buchas também agride demais os tecidos e resseca ainda mais.

Para minimizar os efeitos dos dias frios, o farmacêutico revela três receitinhas interessantes para fazer em casa e ainda deixa a dica: “Em todos as receitas pode ainda acrescer algumas gotas (de 10 a 20 gotas) de óleo de copaíba, rosa mosqueta, calêndula e semente de uva, que além de hidratar possuem propriedades antioxidantes de proteção e inibição de agentes externos como fungos e bactérias”, afirma.

Creme caseiro para pele ressecada

– 1 xícara de coco ralado
– 1 colher de aveia
– 1 copo de leite morno

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca. Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água.

Máscara para cabelo seco

– 1 abacate
– 2 colheres de chá de suco de limão (para cabelos loiros)
– 2 colheres de chá de vinagre de maçã (para cabelos escuros)
– 1 litro de água

Esmague bem o abacate e aplique-o nos cabelos e no couro cabeludo, massageando vigorosamente durante 5 minutos. Coloque uma touca plástica para aquecer. Lave com shampoo não alcalino. Adicione as 2 colheres de chá de suco de limão (cabelos loiros) ou as 2 colheres de chá de vinagre de maçã (cabelos escuros) a 1 litro de água para a lavagem final. Seque bem com a toalha.

Para se livrar das caspas

– 1 colher (sopa) de sálvia
– 1 (sopa) de alecrim
– 1 xícara de água fervente

Misture tudo, deixar esfriar e aplique no couro cabeludo. Faça este tratamento antes de passar o xampu.

Mais notícias para você

Beleza

Saiba como montar sua maquiagem parar durar nesse tempinho de muito frio

Beleza

Vem ver as cores e estilos de maquiagem que mais combinam com esse friozinho do inverno

Beleza

Por estar constantemente exposta ao ambiente, a pele está mais suscetível aos efeitos do estresse do que qualquer outro órgão!

Moda

Entre as peças clássicas de inverno, os coletes acabam sendo subestimados, mas são mega estilosos. Por isso, trouxemos algumas inspirações!