Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Adolescente é eleita coordenadora estadual dos objetivos do milênio da ONU

A estudante de 16 anos, Gabrielle Brandão foi escolhida pela ONU para cuidar da qualidade de vida e do respeito do meio ambiente. A fofa começou seu trabalho há um tempo e tem muita história pra contar. A tt falou com a Gabi e esse papo com certeza você vai se inspirar!

 

gabi

Pelo que vi no seu site e algumas notícias na internet, você sempre foi engajada nas causas ambientais e tem até um Instituto que leva seu nome! De onde surgiu esse interesse?

Na verdade, eu nunca tive uma inspiração ou alguém que me dissesse algo sobre o meio ambiente e a necessidade de um desenvolvimento sustentável. Porém, aos meus 10 anos de idade, tive a oportunidade de apresentar um programa infantil pela internet, o qual resolvi, inesperadamente, trocar por um programa ambiental. Comecei então a falar sobre notícias ecológicas, entrevistar autoridades no assunto e dar a minha opinião sobre acontecimentos.

Por ser tão novinha e já tão engajada e ativa nestes trabalhos de conscientização, você deve surpreender muita gente, né? Como que é trabalhar que nem gente grande na sua idade?

Realmente. Agora nem tanto, pois já estou com 16 anos. Mas, aos 13, ninguém acreditava na minha idade, até porque eu sempre tive uma aparência mais velha. Mas eu não sei dizer exatamente como é. Pois essa sempre foi a minha realidade, não sei como é ser criança sem tratar com adultos. Mas, de certa forma é bem intrigante debater com pessoas formadas e entendidas do ramo ambiental. Até porque eu não sou técnica, mas, incrivelmente eu sempre me saí bem nas discussões. Creio essa seja a minha missão.

Você pode contar um pouquinho sobre os projetos com os quais está envolvida?
Eu terminei recentemente de escrever um livro. Não se trata de meio ambiente, mas sim, do lado social, da aceitação à diversidade cultural, preconceito e estigma. Além disso, ministro palestras para adolescentes, falando de todo o processo do lixo, desde sua extração até o descarte e a proliferação de doenças. Sou colunista na revista Prefeitos do Brasil e, tenho um programete na Rádio Interativa FM.

Você foi eleita à coordenadora estadual dos objetivos do milênio da ONU, uau! O que você vai fazer estando nesta função?
No V Encontro Lúdico dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo, fui eleita delegada titular representando a regional Avaré. Neste evento fui conhecida pela coordenadoria nacional da ODM (Objetivos do Milênio) da ONU, e a seu convite, como já atuo pelo Instituto Ambiental Gabrielle Brandão, como ativista na conscientização e educação ambiental, irei atuar por esta instituição também em minha macro região, na busca da realização dos oito objetivos instituídos pela ONU.

Quais vão ser suas responsabilidades com esses cargos? O que você vai ter que fazer?
Atuando pelo CONDECA, não eu, mas nós jovens, crianças e adolescentes por mim representados, apresentaremos solicitações, propostas, projetos ao estado maior, na busca da melhor qualidade de vida e do cumprimento do estatuto. Continuarei fazendo o que já faço a mais de seis anos, conscientizando e educando quanto as questões sustentáveis no meio ambiente.

Quais são seus próximos planos? Pensa em vestibular? Pretende continuar envolvida com causas ambientais nos próximos anos?
Eu sou extremamente maluca, e não é mentira. Eu tenho muitas ideias, muitas vontades, sonhos. Eu sou bem sensível quanto a isso. Vou prestar vestibular para Engenharia Florestal e, futuramente para Artes Cênicas. Por mais que um dia eu mude de área, será somente profissional. Meu instinto “Gabrielle” nunca deixará de ser o de difundir a necessidade da preservação ambiental. Repito que, para cuidar do meio ambiente, não precisamos parar de viver nossa vida.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você