Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Xô, candidíase: o que é, como prevenir e quais são os tratamentos?

Xô, candidíase: o que é e quais são os tratamentos?
Xô, candidíase: o que é e quais são os tratamentos?

Não tem jeito. Segundo uma pesquisa de 2020, do Ibope em parceria com a farmacêutica Bayer, pelo menos 52% das brasileiras já tiveram a candidíase, fazendo com que a doença atinja 3 em cada 4 mulheres. Com números tão alarmantes, é necessário que a gente tenha cada vez mais acesso à informação – lembrando que, apesar de comum, a condição pode ser facilmente evitada com hábitos do dia a dia.

Pensando nisso, a todateen compilou as principais informações que vocês precisam saber sobre candidíase.

+ Você sabe o que é pobreza menstrual? Conheça o projeto “Fluxo Sem Tabu”

Confira!

o que é candidíase, afinal?

A candidíase acontece quando o fungo Candida albicans se multiplica na região íntima, geralmente ocorrendo quando o sistema imunológico está mais debilitado ou após o uso prolongado de remédios que afetem a flora vaginal, como antibióticos, por exemplo.

Os principais sintomas são ardor, coceira, inchaço na região genital, corrimento esbranquiçado, aftas na boca e dor ao engolir alimentos. Lembrando que os homens também podem contrair candidíase, e o principal sintoma para eles é a ocorrência de uma vermelhidão e uma espécie de nata na ponta do pênis.

Além disso, fatores como uso de absorventes descartáveis, alimentação inadequada, estresse, sono desregulado também influenciam no aparecimento da infecção.

o que fazer?

Vale ressaltar sempre que, para um tratamento adequado, é necessário que você consulte um médico especializado e de confiança. No entanto, adotando algumas práticas no dia a dia podem ajudar a tratar e evitar a doença. Em entrevista, a obstetriz e fundadora da marca de coletores menstruais Inciclo, Mariana Betioli, indica:

“É importante manter a vagina arejada. Pra fazer isso, devemos evitar usar roupas apertadas, como calças jeans e se possível, preferir sempre calcinhas de algodão. O ideal, inclusive é dormir sem roupa íntima para deixar a vulva ‘respirar’”.

Além disso, manter a região íntima limpa é algo fundamental para ajudar no tratamento da candidíase. Só que há um porém: a limpeza não deve ser feita na parte interna. Deve-se lavar somente a vulva, que é a área externa.

Xô, candidíase: o que é e quais são os tratamentos? (Divulgação/Rawpixel)

Xô, candidíase: o que é e quais são os tratamentos? (Divulgação/Rawpixel)

Em estudo feito pela Inciclo, foi analisado que 60,7% das mulheres que usaram coletores menstruais, ao invés de absorventes descartáveis, relataram eliminação da infecção ou uma menor incidência da candidíase.

“Quando usamos absorventes externos, a região íntima fica abafada por muito tempo e em contato com o sangue em decomposição, aumentando o risco de infecções”, conta Mariana. “Bactérias e fungos adoram locais quentes e úmidos. São os melhores lugares para proliferação”.

Lembrando que os coletores são feitos com silicone hipoalergênico, um material sem corante e substâncias químicas, que evita irritações e dermatites na vulva. A vagina mantém seu pH equilibrado e sua umidade natural, deixando de acumular bactérias e fungos, ao contrário dos absorventes.

+ Coletor menstrual: qual idade certa para começar a usar?

De acordo com a obstetriz, a alimentação ainda pode ser uma grande aliada. “A cândida se alimenta de açúcar e carboidratos simples, então reduzir o consumo de farinha branca e doces certamente vai fazer diferença no tratamento.”, destaca.

Relembrando que a secreção vaginal é, – além de comum –, saudável e natural, sendo algo que toda vagina produz. Mas o sinal de alerta precisa ser ligado se essa secreção vier junto de sintomas como coceira, vermelhidão, mau odor, secreção esverdeada, amarela ou branca, dor ao urinar, entre outros. Nesses casos, pode indicar infecção.

Autoconhecimento é extremamente necessário, especialmente quando falamos de saúde íntima. Quando nos conhecemos, sabemos se tem algo errado com nosso corpo.

Mais notícias para você

Entretenimento

Especialista indica alguns episódios que mostram mulheres enfrentando a condição

Comportamento

Te contamos tudo sobre esse substituto dos absorventes descartáveis

Comportamento

No início do mês, o “Fantástico”, da TV Globo, exibiu uma reportagem a respeito do stealthing, encerrando a segunda temporada do quadro “Isso Tem...

Comportamento

Inimiga da paz, a candidíase é uma infecção que surge na vagina e pode acabar fazendo os nervos ferverem pelos incômodos. Ela é causada...