Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Oscar: 20 curiosidades sobre a premiação que talvez você não sabia

Oscar: 20 curiosidades sobre a premiação que talvez você não sabia
Oscar: 20 curiosidades sobre a premiação que talvez você não sabia (GettyImages)

A próxima edição do Oscar – maior premiação cinematográfica da atualidade – está quase entre nós. Marcado para o próximo domingo (25), o evento acontecerá, pela primeira vez na história, em meio a pandemia do coronavírus. Com apresentação de Nick Jonas e Priyanka Chopra, os produtores da premiação disseram que todos os indicados estão proibidos de participar da premiação de forma remota e garantiram que fizeram “grandes esforços para oferecer uma noite segura e agradável para todos presencialmente”.

A edição de 2021 apresentou outros pontos inéditos em relação aos anos anteriores. Algumas “primeiras vezes” aconteceram e a atual edição é com certeza um avanço ao falarmos de diversidade e representatividade. Porém, muito aconteceu até que chegássemos aos indicados de hoje.

Você sabe como o evento surgiu, atores que mais prêmios e os filmes mais aclamados pela Academia? Pensando em responder todas essas questões, a todateen separou 10 curiosidades bem interessantes que você talvez não saiba sobre a premiação. Confira!

como surgiu e origem do nome

A primeira edição do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929, há 92 longos anos, fazendo com que ela seja a premiação de cinema mais antiga que ainda está em vigor. Ela surgiu em uma época em que o cinema norte-americano ganhava força com suas primeiras produções. Algumas personalidades do meio decidiram que era necessário criar um evento que premiasse as melhores produções de cada ano e, assim, nasceu o Oscar.

E “Oscar” seria o nome do tio de uma influente funcionária da Academia, que achava a estatueta a cara dele! A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas oficialmente denominou o evento como Oscar em 1939.

Outro fato interessante é que a primeira cerimônia durou só quinze minutos! Isso porque os vencedores já haviam sido notificados e escolhidos e a ocasião serviu apenas para entregar as estatuetas nas mãos dos envolvidos, ainda na presença da imprensa especializada – que ficava sabendo do resultado antes de todo mudo. Atualmente a premiação dura cerca de três horas e meia e, com exceção dos membros da Academia, ninguém fica sabendo do resultado antes da hora.

estatueta valendo 1 dólar

Já vimos por aqui, que o “gramafone” (nome do troféu entregue no Grammy Awards) é todo banhado a ouro! Você já se perguntou como funciona com a estatueta do Oscar? Por lá é o mesmo, mas eles tem uma política rígida para impedir que ocorra uma venda dos troféus. Por lá, a Academia exige que os vencedores do prêmio assinem um acordo que estipule que nem eles nem seus herdeiros poderão vender seus prêmios sem antes oferecê-los à Academia pelo valor simbólico de 1 dólar! Curioso, não?

mas como são escolhidos os vencedores?

Os filmes selecionados para concorrer e a escolha dos vencedores do Oscar são determinados pelos membros da Academia. Na primeira cerimônia do Oscar, as escolhas foram feitas pelos 26 membros. Atualmente, acredita-se que esse número tenha evoluído para cerca de 8500 pessoas!

Funciona assim: cada membro envia uma lista com suas indicações em ordem decrescente, do seu preferido ao que menos gostou. Para a categoria de Melhor Filme, todos os membros que quiserem votar fazem as suas listas. Já pa as outras, os votantes encaixam-se em suas áreas de atuação. Ou seja, só vota na categoria de “Melhor documentário” quem tem esse conhecimento técnico.

Para entrar na lista final de indicados, você precisa ter sido indicado no topo da lista por, pelo menos, um membro da Academia. Quanto mais vezes você receber esse tipo de voto, mais terá chances de ser indicado. Depois de definidos, os membros votam em todas as categorias e escolhem apenas um dos indicados. Aquele que tiver mais votos leva a estatueta para casa!

walt disney é o mais premiado de todos os tempos

Se você tem curiosidade em saber quem foi a pessoa que mais ganhou prêmios, já tem sua resposta: Walt Disney prova mais uma vez ser lendário. O produtor executivo mais bem-sucedido na história do Oscar, já levou 22 prêmios em seu nome, de categorias como melhor filme, animação e roteiro, além de quatro Oscars honorários.

atores com mais estatuetas

Katharine Hepburn é a mais premiada atriz da história do Oscar. Ela foi indicada 12 vezes ao Oscar e venceu quatro vezes o prêmio de Melhor Atriz – por “Num Lago Dourado” (1981); “O Leão no Inverno” (1968), “Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967)” e “Manhã de Glória” (1933).

Daniel Day-Lewis  é o dono do recorde entre os homens com seis indicações. Levou três vezes o prêmio de Melhor Ator por suas atuações em “Meu Pé Esquerdo” (1989), “Sangue Negro” (2007) e “Lincoln” (2012).

meryl streep histórica!

Rainha! Meryl Streep é a detentora do maior número de indicações nas categorias de atuação, com 21. Ela recebeu três prêmios, sendo um como coadjuvante. Mesmo sendo muito indicada, esses mesmos números fazem de Streep também a maior perdedora da história. No núcleo masculino temos Jack Nicholson, com 12 nomeações, sendo o ator mais indicado. Assim como Streep, ele foi premiado três vezes, duas como ator principal.

parasita foi o primeiro filme estrangeiro a vencer a principal categoria da noite!

Um marco histórico para o Oscar de 2020! Parasita, filme do diretor sul-coreano Bong Joon Ho, foi o primeiro filme indicado também à categoria de melhor filme estrangeiro a vencer o Oscar de Melhor Filme na história da premiação! A produção era a única da categoria que exigia uma exibição com legendas, fazendo com que o público norte-americano e os críticos de Hollywood o enxergasse como um fraco candidato ao maior prêmio da noite.

Parasita ainda levou os prêmios de “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Filme Estrangeiro” e “Melhor Diretor” – prêmio que fez Bong Joon Ho ser o único dos indicados da noite a receber dois Oscars.

só sete mulheres foram indicadas para a categoria de melhor direção em 92 anos de premiação

Por muito tempo a falta de diversidade entre os membros da Academia e as produções que escolhiam foi criticada, Mesmo com avanços nos últimos anos, ainda falta uma maior representatividade para apagar anos de produções e profissionais esnobados por não se encaixarem nos padrões de homem branco. Por exemplo, em quase um século de cerimônia, apenas sete diretoras foram indicadas em “Melhor direção” e só uma levou a estatueta para casa (por enquanto).

A primeira delas foi Lina Wertmüller, indicada em 1977 por “Pasqualino sete belezas”. Ela é seguida por Jane Campion, de “O piano” (1990), Sofia Coppola por “Encontros e desencontros” (2004), Kathryn Bigelow, vencedora por “Guerra ao terror” (2010), Greta Gerwig por Lady Bird (2018) e duas novas indicações no ano de 2021.

Pela primeira vez duas mulheres são indicadas nesta categoria. Chloé Zhao está indicada por “Nomadland” e ainda é a primeira mulher asiática da história em “Melhor Direção”. Emerald Fennell foi indicada por “Bela Vingança”. Será que alguma das duas leva? Por aqui, torcemos para que sim.

os filmes mais premiados

Os filmes mais premiados da história do Oscar são “Ben-Hur” (1959), “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). A famosa história de Rose e Jack levou 14 prêmios, enquanto as outras duas produções faturaram 11 estatuetas, sendo que “O Senhor dos Anéis” conquistou todas as categorias em que havia sido indicado! Poderosos, né?

2021 fazendo história

Além da maior representatividade na categoria de “Melhor direção”, outros pontos da atual edição do Oscar merecem destaque. Pela primeira vez um ator muçulmano concorre ao prêmio de melhor ator. Riz Ahmed irá concorrer por seu trabalho no filme “The Sound of Metal”. Além disso, é a primeira vez que a maioria dos indicados nessa categoria não são brancos, sendo um asiático, um negro, um com descendência árabe e os outros dois brancos.

O filme “Judas e o Messias Negro” também fez história. Com Shaka King, Charles D. King e Ryan Coogler atuando como o trio de produtores, o longa se tornou o primeiro indicado a Melhor Filme com todos os produtores negros.

O evento ocorre na noite de 25 de abril e para ver a lista completa das indicações, clique aqui.

Mais notícias para você

Moda

Premiação aconteceu neste domingo (10) e tivemos chuva de looks belíssimos

Entretenimento

Premiação mais importante do cinema acontece neste domingo (10)

Entretenimento

O Oscar mostra anualmente que idade e nacionalidade não importam!

Entretenimento

Grandes nomes, como Tom Cruise e Johnny Depp, nunca levaram a estatueta do Oscar para casa