Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Comportamento

Enem 2022: inscrições para a prova começam nesta terça-feira

Crédito: Shutterstock

Alô vestibulandas! Uma das avaliações mais aguardadas para os estudantes brasileiros tá chegando: o ENEM. A partir da próxima terça-feira, 10, começa o prazo para inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio, que vai até o dia 21 de maio. Para se inscrever, é só acessar a página do participante.

Neste ano, a taxa para ingressar na prova é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 27 de maio por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. Alguns estudantes tem direito a isenção desse valor, como quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou tinha bolsa integral em escola particular. Lembrando que é necessário ter um cadastro o Portal do Governo Federal para solicitar a isenção pelo site do ENEM.

Uma novidade da próxima edição é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai passar a aceitar o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos de identificação.

Com esse momento tão aguardado e super importante, a gente vai tirar algumas dúvidas que estão em alta sobre a prova e a inscrição. As questões surgiram, principalmente com a modernização da avaliação, que tem incluído recursos digitais. Vem conferir!

A prova vai ser impressa ou digital?

Os candidatos tem a opção de escolher entre a prova física ou digital. Mas vale lembrar que a versão digitalizada será aplicada no local da prova, assim como a tradicional. Ou seja, não pode fazer a prova em casa!

Todas as 180 questões vão estar disponíveis para o formato digital, porém a redação deve ser manuscrita.

Vou poder usar o celular para mostrar o documento?

Na hora da prova, quando mostrar o documento de identificação digitalizado, ele precisa ser uma versão oficializada pelo próprio aplicativo oficial. Print de tela ou foto do documento não valem! Após a entrada na sala, não vai poder usar o celular.

A divisão de disciplinas continua a mesma?

Assim como nos anos anteriores, o Enem vai ser aplicado em dois domingos. No dia 13 de novembro rolam as 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), 45 questões de ciências humanas e a redação.

Já o dia 20 de novembro fica marcado pelas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Qual o cronograma partir de agora?

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pagamento da inscrição: 10 a 27 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Provas: 13 e 20 de novembro

Já marca no calendário!

Mais notícias para você

Comportamento

Professores dão dicas para facilitar a vida dos alunos nessa época de retomada dos estudos

Comportamento

Te ajudamos a superar a procrastinação e arrasar nos seus estudos nesse começo de ano

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem

Comportamento

A todateen te ajuda a recuperar as notas nesse finzinho de ano