Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Transtornos alimentares: saiba o que é e quais famosas já sofreram do problema

Descubra quais são os sintomas e pistas para identificar o distúrbio que algumas celebridades enfrentaram

famosas que sofreram transtornos alimentares
Foto: Reprodução/Instagram

A gente sempre vê por aí alguns relatos de famosas que sofreram transtornos alimentares. Mas o que seria exatamente esses distúrbios e como saber que se você ou alguma amiga está sofrendo com um deles? Para responder essa questão séria, a tt conversou com a psicóloga Elisângela Machado, que é especialista no assunto. 

O que é e o que caracteriza um distúrbio alimentar?

Segundo Elisângela, é um padrão de comportamento alimentar que afeta negativamente a saúde física e mental da pessoa. “O principal indicativo são comportamentos ou pensamentos recorrentes e persistentes referente à alimentação, causando perturbações alimentares que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade”, explica.

Para ser considerado um distúrbio, o indivíduo precisa apresentar algum desvio na alimentação. Compulsão alimentar, Bulimia nervosa e Anorexia Nervosa são os transtornos alimentares existentes, apontados e explicados pela psicóloga a seguir:

– Transtorno de compulsão alimentar é quando a pessoa ingere uma grande quantidade de alimentos num curto período de tempo, perdendo o controle da ingestão;

– Anorexia Nervosa quando a pessoa come muito pouco e tem aversão do alimento e, como consequência baixo, peso corporal;

– Bulimia Nervosa quando a pessoa come muito, perde o controle e em tenta eliminar o alimento ingerido, seja através de método purgativo ou atividade física em excesso.

Como identificar que se está passando por um?

De acordo com Elisângela, a principal pista é quando o alimento se torna uma dificuldade na vida. “Seja pelo comer sem controle, seja pela aversão ao alimento, ou se existe uma preocupação intensa com o peso, com o corpo e o excessivo medo de engorda, esses são indícios de um transtorno”, aponta. E acrescenta: “Quando pensamentos tomam conta da sua mente e controlam parte de sua vida também é outro indicativo”.

Sinais de alerta e tratamento

  1. Ganho de peso ou emagrecimento excessivo;
  2.  Perda do controle na ingestão da alimentação, dificuldade em parar e comer muito envolvendo velocidade rápida;
  3. Recusa em comer;
  4. Perda de apetite;
  5. Não admitir que se tem fome;
  6. Cuidado excessivos com a alimentação;
  7. Isolamento, alterações de humor e agressividade;
  8. Excesso de exercício físico;
  9. Vômitos e uso de laxantes;
  10. Critica em excesso quanto à sua imagem;
  11. Preocupação constante com temas relacionados com o peso, comida e calorias;
  12. Evitar o convívio com amigos habituais e atividades em grupo.

“O tratamento para transtornos alimentares deve ser multidisciplinar,  envolvendo medicação, alimentação  e tratamento psicológico. Os especialistas envolvidos são psiquiatra, nutricionista e psicólogo. A participação da família também é importante para o paciente se sentir apoiado. E a terapia cognitiva comportamental é a mais indicada”, indica a psicóloga.

Por que acontece?

Você deve se perguntar o motivo pelo qual as famosas que sofreram transtornos alimentares tiveram o problema. Afinal, elas são lindas e muito talentosa, então por que isso? Segundo a psicóloga, a pressão cultural, impulsionada pela mídia, o culto à magreza, e padrões de beleza, são os principais causadores da insatisfação. “São comum os traços de personalidade nas pessoas com transtornos alimentares baixa autoestima, perfeccionismo, impulsividade e ansiedade”, aponta algumas características de quem sofre do mal.

Confira as famosas que sofreram transtornos alimentares:

Você sabia dessas famosas que sofreram transtornos alimentares? O assunto é bem sério e merece bastante atenção. Então não deixe de compartilhar com as amigas essa matéria super importante!

Consultoria: Elisângela Machado – Psicóloga CRP. 06/97754 – Especialista em Obesidade, Transtornos Alimentares, Emagrecimento – Facebook – Contato: (11) 9 6605-4177

Mais notícias para você

Celebs

Body positivity, sim! Demi Lovato compartilhou vários cliques na noite da última sexta-feira (25), em que pegou os fãs de surpresa com uma revelação...

Comportamento

O assunto é sério e merece a nossa atenção

Entretenimento

A socialite levou a crítica como elogio, entenda porque isso não é legal

Entretenimento

Atriz se abriu para os fãs e ainda serviu de inspiração para muitos que sofrem de distúrbios