Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Fases da lua: conheça a influência de cada uma delas em seus cabelos

Fases da lua: conheça a influência de cada uma delas em seus cabelos
Fases da lua: conheça a influência de cada uma delas em seus cabelos

É bem provável que você já tenha ouvido falar que a época ideal para cortar o cabelo é quando a lua está em sua fase crescente. A crença de que as fases da lua influenciam nas nossas madeixas é, na verdade, um conhecimento naturalista usado pela agricultura e atividades de pesca até os dias atuais.

“As pessoas mais idosas, que plantavam ou pescavam a própria comida de maneira artesanal, sempre tiveram essa percepção mais apurada dos efeitos da lua em todo o corpo pelo contato mais próximo com a natureza.”, explica Valine Alencar, tricologista funcional, membro da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), em entrevista à todateen.

+ Beleza: estas 4 tendências prometem bombar em 2021

“Como somos compostos por cerca de 70% de água, nosso corpo sente essas transformações e, também, os cabelos, já que são um indicador da saúde do corpo, principalmente as mulheres, que ainda contam com a tensão pré-menstrual. Então, é possível perceber fios mais sensíveis na lua minguante, mais volumosos na cheia, com maior quantidade de novos fios na lua nova e, ainda, a melhor época para corte na crescente.”, analisa.

De acordo com a especialista, entender como as fases da lua funcionam pode nos ajudar a montar um melhor cronograma capilar. “O cronograma capilar é eficiente para organizar as etapas de que o cabelo precisa. Então, para nutrir a lua nova, para renovar o corte ou, ainda, fazer o corte de transição, o ideal está na lua crescente; para apostar em hidratação, nutrição e umectação, a lua cheia e, ainda, para reconstrução profunda, a lua minguante.”, comenta.

+ Brumas faciais: o que são e para que servem?

Uma das coisas que podemos fazer para facilitar no dia a dia é termos uma tabela de fases da lua para nos programar. “Principalmente para os cortes, mas também para os outros procedimentos.”, argumenta. “A lua é o satélite natural do nosso planeta, rege o tempo de colheita e plantio da terra e, ainda, as marés dos oceanos. As tabelas são facilmente encontradas na internet. Ou, ainda, em aplicativos para o acompanhamento. Uma dica a mais é de que o período menstrual, que ocorre durante as diferentes fases da lua, é o mais indicado para hidratar e nutrir os fios devido à perda de nutrientes com o fluxo menstrual.”.

Abaixo, Valine explica os efeitos das fases da lua nos nossos fios.

Confira!

lua nova

Esta fase é, principalmente, favorável para mudar a cor do cabelo, investindo em um novo visual. Uma curiosidade é de que essa fase da lua também ajuda na duração das escovas, pois duram mais.

lua vrescente

Nessa fase, corte apenas as pontas do cabelo. Isso agilizará o crescimento e dará mais brilho. Ou, ainda, realize o corte bordado, que retira as pontas duplas do comprimento do cabelo, seja manualmente, com a tesoura, ou, ainda, com o aparelho específico para isso. A época é muito favorável para quem quer eliminar a tintura ou qualquer química do cabelo, deixando-o natural.

lua cheia

Período para investir em todos os cuidados capilares: hidratar, nutrir, umectar, restaurar, usar óleos vegetais, como o de abacate. O cabelo fica com as cutículas mais dilatadas e o resultado dos tratamentos, neste período, é potencializado.

lua minguante

É ideal para quem tem madeixas volumosas e quer menos volume. Os fios, além de ficarem mais finos, também demoram mais a crescer neste período. Também é um período para apostar em cabelos mais naturais reduzindo ou eliminando processos de tintura ou alisamento.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a dar a volta por cima se seu crush te deu perdido

Beleza

É extremamente importante manter a manutenção dos fios para atingir um cabelão

Beleza

Dê adeus ao frizz com uma receita de hidratação caseira

Beleza

Diga adeus aos fios arrepiados devido ao frizz!