Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Harmonização facial: como funciona e quais são os riscos do procedimento?

Harmonização facial: como funciona e quais são os riscos do procedimento estético?
Harmonização facial: como funciona e quais são os riscos do procedimento estético?

Se você segue famosos nas redes sociais, é bem possível que você já tenha se deparado com o termo harmonização facial. Algo que se popularizou bastante nos últimos anos, a harmonização é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para “melhorar” a harmonia do rosto, transformando traços e feições.

No entanto, mesmo que banalizado, a nova mania entre os vaidosos é algo sério – que não deve ser romantizado – e que deve ser tratado à altura. Segundo o cirurgião plástico Victor Cutait, a harmonização mais comum é feita através da aplicação de ácido hialurônico em regiões específicas como maçãs do rosto, nariz, lábios, mandíbula e tem o objetivo de realçar a singularidade física de cada um.

Gretchen, Joelma, Anitta e diversas outras celebridades e influenciadores digitais são adeptos à intervenção estética. No entanto, como qualquer outro procedimento, é necessário cautela. “A busca por um padrão de beleza irreal faz com pacientes procurem profissionais sem a devida formação.”, explicou Victor.

“O que tenho observado com preocupação em minha clínica são casos em que a pessoa chega para a correção de procedimentos verdadeiramente bizarros. Então, percebo que vem acontecendo uma banalização desta técnica por parte de pessoas que parecem não entender a seriedade deste procedimento. Isso é perigoso e coloca a saúde do paciente em risco”, afirma ele.

+ Dossiê Lipo LAD: os riscos, resultados e valores do novo procedimento estético preferido das famosas

E, diferente do que alguns podem pensar, a busca pela harmonização também tem se tornado comum entre os homens, como humorista Carlinhos Maia, Alok e até rumores recentes envolvendo o cantor Saulo Poncio, que apareceu com o rosto diferente. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, o número de procedimentos realizados, apenas em homens, passou de 72 mil para 276 mil ao ano.

“Quando você vê essa expansão de busca dentro do público masculino, que é, geralmente, o mais fechado a esse tipo de intervenção, percebe que a harmonização facial só tem a se expandir e ganhar ainda mais público.”, afirma o cirurgião, que acredita que o procedimento deixou de ser apenas uma moda e está se tornando uma tendência.

“Com o envelhecimento da população as pessoas chegam em idades avançadas cheias de energia e a busca por uma passagem de tempo estética, com menos marcas e mais saúde, têm se tornado uma preocupação real”, falou.

Harmonização facial: como funciona e quais são os riscos do procedimento estético?

Harmonização facial: como funciona e quais são os riscos do procedimento estético? (Divulgação)

quais são as principais técnicas?

As técnicas mais comuns para criar um rosto mais harmônico são: o preenchimento com a própria gordura do corpo, o uso de toxina botulínica em rugas, ácido hialurônico para preenchimento (na boca e no “bigode chinês”, por exemplo), fios de elevação facial (lifting) para correção de flacidez, microagulhamento (que perfura superficialmente a pele e promove o rejuvenescimento), bichectomia (retirada de gordura da bochecha) e lipo de papada. A média de preço da renovação pode ficar entre 10.000 e 20.000 reais.

cuidados e riscos

O médico ainda ressalta a importância do paciente perguntar, tirar dúvidas e, de fato, se sentir segurança para realizar o procedimento. “Os habilitados para isso são os médicos, dermatologistas, cirurgiões-plásticos que não só são formados para dominar as técnicas, reparar e driblar qualquer problema, mas também por saberem e conhecerem os melhores produtos para aplicação.”, comenta.

Antes de finalizar, Victor enfatiza alguns riscos:

“Além de um resultado estético insatisfatório, realizado de forma incorreta este procedimento pode fazer com que algum dos produtos vá parar nos vasos sanguíneos, podendo causar necrose, cegueira ou até mesmo um AVC”, finaliza o médico.

Mais notícias para você

Entretenimento

Ex-Disney revelou que é CEO de uma empresa espacial nos Estados Unidos

Moda

Inpsire-se nos famosos e suas fantasias para comemorar o Halloween

Entretenimento

Casal está em um relacionamento desde março de 2020 e recentemente Megah apagou as fotos que eles tinham no instagram e desativou a sua...