Fale conosco

O que vc está procurando?

Celebs

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99

Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99
Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, morre aos 99

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, disse o Palácio de Buckingham em um comunicado na manhã desta sexta-feira (9). O marido da rainha Elizabeth II possuía 99 anos, sendo o mais longevo consorte da história do Reino Unido. “Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda”, finaliza a nota sem mencionar a causa da morte.

Philip deixa quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, além de netos, como Harry e William, bem como diversos bisnetos. Com a morte do Duque de Edimburgo, a linha sucessória fica, respectivamente em: Charles (72); William (38); e George (7).

O príncipe nasceu em 1921, na ilha grega de Corfu e precisou se exilar junto com a família, que era ligada à coroa da Dinamarca, quando ainda era um bebê, dentro de uma caixa de frutas, devido a uma insurreição militar. Philip passou pela França e depois foi viver na Inglaterra com a avó materna, a qual era neta da rainha Vitória (1819-1901), fator que o faz um primo distante da esposa, a rainha Elizabeth.

Seu avô, o rei Jorge 1º da Grécia, foi assassinado. O primo, o rei Alexandre, morreu aos 27 anos de infecção após ser mordido por um macaco. A mãe foi diagnosticada com surdez e esquizofrenia. Três, das quatro irmãs, se casaram com aristocratas alemães membros do partido nazista.

O Duque de Edimburgo estudou na Inglaterra e ingressou na Marinha, onde conheceu Elizabeth, que visitava a academia naval britânica em 1939. Lutou na 2ª Guerra Mundial no Mediterrâneo e no Pacífico. Em 1943, salvou a própria vida e a de companheiros ao construir uma falsa embarcação que atraísse a atenção de um ataque aéreo alemão, permitindo que o destróier HMS Wallace, onde estavam os britânicos, escapasse.

O casamento com Elizabeth aconteceu em 1947, quando pela primeira vez uma cerimônia foi televisionada. O consorte se ajoelhou e se declarou vassalo, prometendo apoiar e adorar a rainha. Entretanto, em diversas ocasiões o público soube que a posição de inferioridade ocupada pelo príncipe não lhe agradava. “Não sou nada além de uma maldita ameba. Sou o único homem no país que não pode dar seu nome a seus filhos”, chegou a dizer.

O príncipe foi protagonista de diversos momentos que estão em desacordo com os valores contemporâneos de respeito, pluralidade e diversidade. “Eu sou rude e sem maneiras e digo muitas coisas que depois percebo que devem ter machucado alguém. Aí me encho de remorso e tento consertar”, afirmou certa vez. A relação com o herdeiro do trono, Charles, também foi caracterizada por anos na imprensa como conflituosa. O príncipe acharia que o filho possuía pouca destreza e muita introspecção.

Mais notícias para você

Comportamento

Após 70 anos no trono, a Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8). Com o reinado mais longo da história britânica, ela deixou um...

Entretenimento

Depois de Claire Foy e Olivia Colman, uma nova atriz ficará responsável por interpretar a Rainha Elizabeth II em The Crown: Imelda Staunton! Nesta...

Entretenimento

Neste sábado (17), acontece o funeral do Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, que morreu aos 99 anos no último dia 9. Em...

Entretenimento

Neste sábado (17), acontece o funeral do Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, que morreu aos 99 anos no último dia 9. O...