Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Redação Enem: 10 temas para começar a treinar para o vestibular

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Redação Enem: 10 temas para começar a treinar para o vestibular
Redação Enem: 10 temas para começar a treinar para o vestibular - Foto: Pinterest

A preparação para o Enem exige tempo, estudo e prática. Por isso, é importante treinar possíveis temas da redação para desenvolver suas habilidades práticas. Isso porque é necessário dominar a construção argumentativa e utilização adequada de repertórios.

Para iniciar a preparação para a redação do Enem 2024, o Aprova Total separou 10 possíveis temas de redação e dicas para dominar o assunto. Confira:

Inteligência artificial e desvalorização das produções artísticas no Brasil 

Este tema discorre sobre a disputa entre a tecnologia e a arte, refletindo como a inteligência artificial impacta a criatividade e a valorização das obras artísticas. Aliás, Black Mirror e notícias sobre o desenvolvimento na produção de arte são ótimas opções de repertório. 

Invisibilidade das crianças nascidas em presídios femininos brasileiros 

A invisibilidade dessas crianças é um problema social grave antigo que merece destaque. Aliás, a falta de políticas públicas voltadas para essa parcela da população e o contexto de desigualdade social podem enriquecer a argumentação. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e obras como “Prisioneiras”, de Drauzio Varella, podem acrescentar no repertório. 

Caminhos para garantir a segurança alimentar no Brasil 

A questão da segurança alimentar está diretamente ligada à desigualdade social e ao acesso à comida. Dessa forma, utilize argumentos embasados em documentos oficiais, como a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, e obras como “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, podem enriquecer sua tese na redação do Enem.

Ensino religioso nas escolas e valorização da diversidade de crenças 

A discussão sobre a laicidade do Estado e a importância da valorização da diversidade religiosa é fundamental. Para argumentação, busque utilizar conceitos como os presentes na obra “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, e dados estatísticos sobre intolerância religiosa pode fortalecer os argumentos. 

Saúde da mulher em questão no Brasil 

A saúde da mulher engloba diversas questões, desde a saúde mental até a violência obstétrica. Além disso, buscando intensificar o repertório para o Enem, use documentos legais, como a Constituição, e obras como o documentário “O Renascimento do Parto”.

Os impactos dos influenciadores digitais no comportamento dos jovens brasileiros 

A influência das redes sociais sobre os jovens é um tema contemporâneo que costuma ser discutido. Para argumentação, use o documentário “O Dilema das Redes” e notícias sobre casos polêmicos envolvendo influencers.

Alternativas para o descarte de lixo eletrônico no Brasil 

Além da preocupação com a redação do Enem, o descarte inadequado de lixo eletrônico é uma questão ambiental urgente. Assim, o documentário “Lixo Extraordinário” e dados estatísticos sobre a produção de lixo eletrônico podem ser utilizados como repertório para propor soluções sustentáveis. 

Evasão escolar e negação do direito à educação 

A evasão escolar envolve diversas questões: sociais, econômicas e culturais. Para aumentar sua argumentação, utilize frases de impacto, como a de Mario Sergio Cortella, e obras como “Escritores da Liberdade”.

Desafios no combate aos distúrbios alimentares no Brasil 

Os distúrbios alimentares se tornaram mais comuns na sociedade contemporânea. Para aumentar a reflexão sobre o tema, utilize letras de músicas, como “Pretty Hurts”, de Beyoncé, e relatos de casos reais pode agregar profundidade.

A persistência do trabalho análogo à escravidão na atualidade 

Apesar dos avanços sociais, o trabalho escravo ainda persiste em diversos setores. Aliás, utilize documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e obras como a novela “Todas as Flores” para enriquecer a análise sobre esse tema em sua redação do Enem. 

Mais notícias para você

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)

Horóscopo

Veja seu horóscopo para esta sexta-feira (26/04)

Comportamento

Com essas dicas, sua roda de amigos irá aumentar!