Fale conosco

O que vc está procurando?

Busca

Entretenimento

“Stranger Things”: 9 vezes que a série fez referências a clássicos do cinema

Crédito: Instagram/@strangerthingstv

Como a gente já sabe, “Stranger Things” é uma verdadeira mistura de ficção científica, fantasia, terror, ação e, ainda por cima, se passa nos anos 80. No decorrer da série, a história consegue fazer referências, os famosos “easter eggs”, a diversos filmes dos gêneros mencionados. “Clube dos Cinco”, “Caça Fantasmas” e “O Iluminado” são apenas alguns desses.

Apesar de toda essa nostalgia, a série não deixa a desejar na originalidade e realmente criou uma identidade própria. Crianças com poderes especiais, submundos, monstros horrendos e conspirações governamentais fazem parte dessa história. Pelo visto, os irmãos Duffer, criadores da série, tinham um repertório gigantesco ao darem início as ideias para a produção.

Por isso, a gente separou algumas referências aos clássicos do cinema que encontramos no decorrer das temporadas. Vem conferir!

Conta Comigo (1986)

A 1ª temporada de “Stranger Things” tem uma vibe idêntica ao filme “Conta Comigo”, de 1986. Ambas as histórias são sobre um grupo de quatro meninos que tentam resolver o mistério de um assassinato. Inclusive, os irmãos Duffer até fizeram o elenco assistir ao filme como preparação para a série.

A Hora do Pesadelo (1984)

Na 4ª temporada, o vilão Vecna é apresentado e acaba sendo uma referência direta ao filme “A Hora do Pesadelo”, de 1984. No longa, Freddy Krueger é um monstro que mata adolescentes durante o sono, o que é super parecido com a técnica de Vecna para possuir as mentes de suas vítimas. Inclusive, os dedos estendidos do vilão do também são um aceno para as mãos de faca de Freddy.

Clube dos Cinco (1985)

Toda aquela energia de ensino médio nos anos 80 só lembrava uma vibe: “Clube dos Cinco”! A influência do clássico na trama fica super clara pelo personagem Eddie, que facilmente seria um personagem dentro do filme. Na 4ª temporada, o monólogo do rockeiro sobre as diferentes panelinhas do ensino médio tem tudo a ver com o longa de 1985.

Carrie, a Estranha (1976)

Durante uma cena da 4ª temporada, Eleven está sendo intimidada por colegas de escola em uma pista de patinação. O momento lembra muito a história de “Carrie é muito semelhante a “Carrie, a Estranha”. No longa, a história acompanha uma garota que sofre bulliyng na escola com poderes de psicocinese. 

Enquanto os no filme dos anos 80, derramam tinta vermelha na personagem principal, em “Stranger Things” os valentões jogam um milkshake em Eleven. E já sabemos qual foi a reação, né?

Os Caça-Fantasmas (1984)

Quem lembra das fantasias fofíssimas de “Os Caça Fantasmas”? Elas apareceram na 2ª temporada da série, quando a turma decide usá-las para o Halloween. Essa é uma referência mais direta, mas que entregou tudo! terceira temporada.

E.T. O Extraterrestre (1982)

Esse aqui é bem óbvio, né? Eleven é praticamente o ET da gangue de Hawkins. Uma garota aparentemente alienígena com tem dons sobrenaturais e que os outros precisam esconder. Clássico! Inclusive, a cena onde a turma precisa fazer um disfarce para Eleven foi quase identica a de “E.T. O Extraterrestre”.

Os Gonnies (1985)

Assim como “Conta Comigo”, “Os Gonnies” foi uma referência essencial para estabelecer a dinâmica de “Stranger Things”. Afinal, a ideia era sobre crianças tendo uma aventura perigosa sem o menor conhecimento dos pais. Um fato curioso é que o ator Sean Astin, um dos protagonistas do filme, aparece na 2ª temporada da série como Bob. Quem lembra?

Poltergeist – O Fenômeno (1982)

Na 1ª temporada, toda a trama envolvendo Joyce tentando se comunicar com Will em outra dimensão faz uma referência ao filme “Poltergeist – O Fenômeno”, de 1982. A personagem usa luzes de Natal e isso acaba sendo um grande easter egg ao icônico filme de terror. No longa, a jovem Carol Anne é sugada e presa em um plano diferente que existe naquele mesmo local. Alô, Mundo Invertido?

O Iluminado (1980)

De forma geral, Billy é um personagem divisor de águas em “Stranger Things”. É aquele anti-herói que tentaram humanizar, principalmente na 3ª temporada. O fato curioso é que o personagem de Dacre Montgomery foi inspirado no Jack Torrance, de “O Iluminado”.

Mais notícias para você

Entretenimento

Conheça um pouco mais do cinema feminino nesse Dia Internacional da Mulheres

Entretenimento

Grandes nomes, como Tom Cruise e Johnny Depp, nunca levaram a estatueta do Oscar para casa

Entretenimento

Cerimônia de premiação acontece neste domingo (25)

Entretenimento

Longa chegou nos cinemas em dezembro do ano passado